Connect with us

Cidades

Procon de Adamantina auxilia consumidor na hora de comprar Ovos de Páscoa e Pescados

Publicado

em

A Quaresma e a Páscoa são datas tradicionais para se comer bacalhau, pescados e presentear com ovos de chocolate. Entretanto, a compra destes dois alimentos deve ser cuidadosa para evitar frustrações. Veja as dicas do Procon, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Adamantina.

OVOS DE CHOCOLATE

Uma vez definido o tipo de ovo a ser comprado, a principal dica é a tradicional pesquisa de preços. A orientação ainda é evitar fazer as compras com crianças, que são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício.

Nos ovos de chocolate, observe se no rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Também, deve estar informado no rótulo a lista de ingredientes que compõe o produto, pois determinadas doenças impedem que a pessoa faça a ingestão de açúcar ou glúten.

É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.

É importante que o consumidor tenha consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão “quebrados”, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra.

Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

PEIXES

Os peixes frescos têm que estar conservados em gelo. Verifique sua aparência observando se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento também são itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

No caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.

Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

Nestes alimentos deve constar o carimbo do S.F.I. (Serviço de Inspeção Federal). Em São Paulo, este carimbo pode ser substituído pelo do S.I.S.P. (Serviço de Inspeção de São Paulo) ou S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal).

Quanto ao bacalhau, procure conhecer sua procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos de qualidades pode levar a uma compra mais acertada. Não adquira se o peixe estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinal que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.

Alguns estabelecimentos estão comercializando o bacalhau em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto às vantagens e desvantagens desta opção, verificando condições de pagamento e a existência ou não de juros.

O Procon orienta ao consumidor a realização de uma pesquisa criteriosa de preços e de qualidade dos produtos antes da compra e, ainda, a nota fiscal no ato do pagamento.  

O Procon Municipal de Adamantina funciona no prédio do Poupatempo que está situado na Avenida da Saudade nº1072. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira.

 

 

Publicidade

Cidades

Alunos da EE Helen Keller visitam o Horto Florestal e participam de palestra sobre abelhas sem ferrão

Published

on

Na última terça-feira(23), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), dando continuidade ao projeto de educação ambiental, desenvolvido em uma disciplina eletiva, conheceram o Horto Florestal e a Casa Ecológica.

Na oportunidade, o apicultor Keller Ohara, que também é chefe do Grupo Escoteiro Aguapeí, palestrou sobre a produção de abelhas sem ferrão na região, bem como sobre a sua importância no processo de polinização e na produção melífera.

Durante a visita, os alunos ainda puderam presenciar a eclosão das pupas, as principais divisões de uma colmeia, além de também experimentarem pequenas porções do mel, por elas produzido.

Para o Professor Tiago, “é extremamente importante conscientizar os nossos alunos acerca da importância dos polinizadores. Elas são a garantia de nossa segurança alimentar”, afirma.

Na continuidade do projeto ainda há encontros a serem programados no Horto Florestal e no Parque Caldeira, bem como em áreas de reflorestamento.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina terá mais 120 unidades habitacionais CDHU

Published

on

Na manhã de hoje (26), foi realizado um evento no Palácio dos Bandeirantes que teve como objetivo anunciar 35 mil novas unidades habitacionais no Estado de São Paulo. Adamantina foi contemplada com 120 casas.

Além disso, a solenidade ainda apresentou a PPP de Requalificação da Área Central da Cidade de São Paulo. O prefeito Márcio Cardim participou do evento.

Após o anúncio, de acordo com o prefeito, o município estará desenvolvendo todo o processo para viabilizar essa obra.

“Gostaria de agradecer ao governador Tarcísio, ao Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, agradecer também ao deputado André do Prado e Mauro Bragato, pois todos eles ajudaram nessa conquista para Adamantina. Muito feliz por termos mais 120 casas para entregar a população”, afirma.

 

 

Continue lendo

Cidades

Coordenadora de Fisioterapia defende tese de doutorado na UNESP

Published

on

A professora e atual coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti, defendeu publicamente a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB/UNESP).

O processo de doutoramento, cuja defesa ocorreu em fevereiro, ocorreu sob a orientação do professor associado Dr. Edison Iglesias de Oliveira Vidal.

Docente da FAI desde 2003 nas áreas de Cinesiologia, Fisioterapia Cardiovascular e Preventiva, Leandra possui mestrado em Bioengenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP – São Carlos).

A tese foi intitulada “Desenvolvimento de índices relacionados à percepção das características do ambiente da vizinhança e avaliação da sua associação com a Síndrome de Fragilidade em pessoas idosas”.

“Além da obtenção do título, como um objetivo de aprimoramento pessoal e profissional, o processo do doutoramento promove a expansão do pensamento crítico e do desenvolvimento intelectual, que somada com a aquisição de novas habilidades no contexto técnico-científico, são fundamentais para o dia a dia da nossa instituição de ensino e, principalmente para nossos alunos”, frisa.

Leandra espera seguir na contribuição e promoção da formação de qualidade para as pessoas que escolheram a Fisioterapia como carreira profissional. “Neste sentido, também agradeço o apoio da reitoria e dos colegas docentes ao longo dos últimos anos”, finaliza.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!