Connect with us

Geral

ARTIGO: 2024, o ano da colheita na agenda de União e Reconstrução do Brasil

Publicado

em

Por Alexandre Padilha

O número de projetos cruciais para o Brasil aprovados pelo Congresso no primeiro semestre deste ano foi maior do que o total de propostas aprovadas durante todo o ano de 2023. Apenas nessa primeira metade do ano, foram 18 projetos estratégicos aprovados da agenda ‘União e Reconstrução’, dando continuidade ao que foi iniciado em 2023, e que já fazem de 2024, o ano da colheita, neste novo ciclo de crescimento econômico e de melhoria da vida das pessoas com as políticas sociais recriadas pelo governo Lula.

Do total de projetos aprovados este ano, nove são da área econômica, sete da agenda social e dois na área administrativa/regulatória. A marca supera todo o ano de 2023, em que 17 projetos estratégicos – também focados na reconstrução do País – foram aprovados. 

Os avanços da pauta estratégica para a reconstrução do Brasil são fruto de um trabalho feito em parceria pela dupla de sucesso formada pelo Governo Federal e pelo Congresso Nacional. Com diálogo e responsabilidade, estamos conseguindo, juntos, melhorar a economia e a vida dos brasileiros, criando leis que preparam o Brasil para novos desafios econômicos e sociais, e que reequilibram as contas públicas.

Os resultados estão aí. Produto Interno Brasileiro (PIB) de 2,5% em 12 meses, redução de impostos, taxa de desemprego controlada e no patamar mais baixo dos últimos 10 anos, aumento do consumo das famílias, inflação sob controle.

Desde o início deste terceiro mandato do presidente Lula, aprovamos uma média de dois projetos estratégicos por mês. Em 18 meses, 72 projetos de lei foram aprovados, todos voltados a temas relevantes para economia e políticas sociais.

Na área econômica, aprovamos a tão sonhada Reforma Tributária – que já foi regulamentada pela Câmara e há sinais positivos de que também será aprovada no Senado – o arcabouço fiscal e o PERSE (Programa de Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, depreciação acelerada para a transição ecológica e aprovamos o MOVER (Programa de Mobilidade Verde).

Na agenda social, avançamos com a valorização do salário mínimo, a retomada do Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, o Novo Ensino Médio e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a Política Cultural e Garantia dos Direitos Culturais e Marco Regulatório de Fomento à Cultura, entre muitos outros.

O trabalho da dupla de sucesso seguirá firme. Ao final do semestre, 57% dos projetos prioritários já estão tramitando em estado avançado, tendo sido aprovados em pelo menos uma das Casas Legislativas ou sancionados. É o caso da última etapa para a regulamentação da Reforma Tributária no Senado, os projetos para a transição verde, como o Combustível do Futuro e Mercado de Carbono, o programa Acredita e a política de cotas raciais em concursos.

Estamos cada vez mais confiantes de que, como disse nessa semana o presidente Lula, vamos entregar um Brasil mais produtivo, mais feliz, com mais gente consumindo, tendo carro, viajando e sorrindo.

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário, ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e deputado federal licenciado (PT/SP). Foi Ministro da Coordenação Política no primeiro governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Publicidade

Geral

ARTIGO: Província e mais um final de ano chegando…

Published

on

“Um alegre Natal / E um feliz ano novo / Vamos esperar que seja um bom ano / Sem sofrimento” (John Ono Lennon)

 

By seb@r.

 

Mais um final de ano chegando nos quatro cantos deste PLANETA, porém, como a PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA está neste contexto, faz-se necessário muito mais do que uma simples reflexão crítica sobre tudo e todos/as…

Porém, como sempre, os ditos com seus ditos, acabam dando o AR DA GRAÇA de um jeito ou de outro, considerando que a IRONIA, ainda é a melhor alternativa para o atual CENÁRIO PROVINCIANO…

Não se pode deixar de lado aquela TURMA que continua no tal QUARTO ESCURO, tendo em vista o RESULTADO DAS ELEIÇÕES para o EXECUTIVO E LEGISLATIVO PROVINCIANO, todavia, cada qual se vira como pode e ponto quase final…

Dizem que o NÚMEROS NÃO MENTEM, assim, todos/as aqueles/as que perderam as respectivas VAGAS, estão mais do que motivados para tal REFLEXÃO CRÍTICA, também, isso é, se conseguirem, fazer a famosa MEA CULPA…

Mas, acredito que tais CONSELHOS não serão levados a sério pela turma que prefere continuar no QUARTO ESCURO, todavia, QUEM AVISA, dizem, AMIGO É…

Apenas pra reforçar, também, DECLARAR O VOTO para o EXECUTIVO PROVINCIANO, como nos textos escritos antes da realização das ELEIÇÕES, a tecla acionada e efetivada foi EM BRANCO…

Portanto, assim que o NOVO MANDATÁRIO assumir o comando do EXECUTIVO com sua equipe de apoio, estarei, como sempre nestes últimos anos, OBSERVANDO as idas e voltas deste time que assume em janeiro de 2.025, porém, sempre que possível, ESCREVENDO os artigos OPINATIVOS by seb@r…

No mais em meio ao tudo de menos, o NATAL e o ANO NOVO ANO estão batendo nas PORTAS PROVINCIANAS, desta forma, tudo pode SE DA PAZ, porém, TODO CUIDADO É POUCO com quem está saindo deste lado para o outro lado, também, com quem está entrando neste CENÁRIO PROVINCIANO…

Ah! Quanto aos NOMES EFETIVADOS para compor o próximo MANDATO DO LEGISLATIVO, deve-se considerar que as tais RAPOSAS POLITIQUEIRAS continuam na área, todavia, entram NOVO/AS NOMES neste BALAIO e tudo indica que o NOVO GESTOR e equipe, estará com APOIO da MAIORIA deste LEGISLATIVO…

Por isso e mais aquilo, SE VOCÊ PENSA QUE TÁ RUIM, PODE PIORAR…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

 

 

e-mail: [email protected]

 

 

Continue lendo

Geral

Empresa realiza transbordo de GLP na SP-225 após acidente com caminhão-tanque; motorista morreu

Published

on

Uma empresa especializada realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o transbordo da carga de gás GLP de um caminhão-tanque que tombou na rodovia João Baptista Cabral Renó (SP-225), próximo ao quilômetro 298, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), nesta quarta-feira (30).

O motorista do veículo, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi velado nesta quinta-feira em Curitiba (PR), onde será sepultado.

O transbordo de aproximadamente 23 mil quilos de GLP seguiu os protocolos de segurança devido ao risco de explosão.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária responsável pela rodovia e de uma empresa especializada em manejo de cargas perigosas estiveram no local, e foi necessário isolar uma área de 800 metros ao redor do veículo para garantir a segurança.

No início da tarde, o trânsito foi parcialmente liberado para aliviar o congestionamento, que chegou a 10 km em ambos os sentidos.

O tráfego foi novamente bloqueado por aproximadamente 20 minutos para o término da transferência da carga e remoção do caminhão. O tráfego já flui normalmente no local.

Continue lendo

Geral

Idoso morre após explosão no quintal de casa no interior de SP

Published

on

Um idoso morreu no Hospital Estadual de Bauru (SP) nesta segunda-feira (28) após não resistir aos ferimentos causados por uma explosão em sua chácara, em Pederneiras (SP).

De acordo com a Polícia Civil, as circunstâncias da explosão ainda estão sendo investigadas e o inquérito será instaurado, mas a suspeita é de que a vítima possuía uma fábrica caseira de velas.

No local, no Jardim Recreio Lago dos Paturis, foram localizados vários sacos de parafina e cinco botijões de cozinha dentro da piscina da chácara.

O Corpo de Bombeiros realizou a contenção das chamas e a vítima, Antonio Carlos Francisco, de 70 anos, foi socorrido e encaminhado para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Pederneiras. Posteriormente, ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Bauru, onde morreu.

O sepultamento do corpo de Antonio foi realizado no Cemitério da Saudade nesta terça-feira (29), em Bauru (SP).

Continue lendo

Mais Lidas