Connect with us

Cidades

Obras de adequação do Postão para abrigar Ambulatório Municipal atingem 50% de execução

Publicado

em

Iniciadas em agosto do ano passado, as obras de transformação do Posto de Saúde Central – conhecido como Postão – no futuro Ambulatório Médico de Especialidades Municipal continuam em plena execução. As melhorias fazem parte da implementação do Projeto de Regionalização e Integralização da Saúde em Adamantina.

Com base nas informações passadas ao Jornal Folha Regional nesta semana, 50% do prédio já foi adequado para abrigar a nova unidade.

“Entre as melhorias executadas estão: adequação das salas e as partes de alvenaria e de pintura. Agora, é necessário adequar a parte elétrica, adquirir os mobiliários, bem como os aparelhos de ar-condicionado”, relatou.

O imóvel abrigará uma estrutura que concentrará 14 especialidades, o que o tornará no novo ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina. A previsão é de ampliar os serviços prestados e oferecer cerca de 820 consultas por mês à população.

Devido ao Projeto de Regionalização e Integralização da Saúde, Adamantina teve liberado pelo Governo do Estado de São Paulo recurso no valor de R$ 4.250.000,00 do Estado. “E chegaremos, numa segunda fase, a R$ 8.000.000,00”, projetou o prefeito Márcio Cardim.

A previsão de término das obras, segundo a Prefeitura, é de 90 dias (abril).

 

 

Cidades

Estudantes do Helen Keller produzem bombas de sementes para recompor áreas de vegetação

Published

on

Na última terça-feira (29) estudantes da Escola Estadual Helen Keller (PEI) de Adamantina produziram 80 “bombas de sementes”, para recompor áreas de vegetação destruídas por incêndios na região.

Foram utilizadas sementes de ipê, jatobá e acácia-rosa. doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Adamantina, e de pitanga, caju, coletadas pelos professores. 

Com as sementes reunidas os estudantes foram mobilizados para a produção as bombas, utilizando-se de terra e composto orgânico. As sementes foram misturadas a dois materiais e depois envolvidas em uma massa de argila retirada do córrego Itaipus, em Adamantina.

Do total das bombas produzidas, 40 serão doadas ao Projeto Refloresta Aguapeí, que mobiliza uma rede de voluntários que atuam no plantio de mudas e lançamento de bombas de sementes na região do Salto Botelho, em Lucélia. Outras 40 serão lançadas em área próxima à Etec Eng. Herval Bellusci (Colégio Agrícola), que também foi atingida por incêndio.

A ação foi trabalhada nas disciplinas eletivas “Como melhorar o meio em que vivo?” Parte II e de “Meio ambiente, Arquitetura e Urbanismo”, sob a orientação dos professores Tiago Rafael dos Santos Alves, Magali Ap. Bernardineli Tavone, Juliana Francoso da Silva Mantovani e Everton Santos.

As duas eletivas desenvolvem projetos de educação ambiental, com atividades de revitalização na área abrangida pelo Parque Caldeira, visitas a nascentes do Córrego dos Ranchos, ao Horto Florestal e à Casa Ecológica.

 

 

Continue lendo

Cidades

Secretaria de Desenvolvimento Econômico é parceira da FATEC na VI Semana de Tecnologia

Published

on

Durante esta semana, a Fatec de Adamantina realizou a VI Semana de Tecnologia. A programação que teve início na terça-feira (29), trouxe para os alunos uma palestra sobre o desenvolvimento sustentável.  

Na quarta-feira (30), os participantes foram divididos em 10 grupos para desenvolver projetos relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Na quinta-feira (31), foi realizado a apresentação dos trabalhos e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi parceria da ação, pois contou com a responsável pela pasta, Luciana Pereira como uma das juradas para escolher o melhor projeto.

Foram selecionados dois projetos sendo Educação Ambiental em segundo lugar e o Ecoeventos foi o vencedor do IDEATHON, promovido pela FATEC, com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem ideias inovadoras, levando em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável voltado a ação contra a mudança global do clima e a vida terrestre.

A Ecoeventos foi uma empresa criada pelos alunos com o objetivo de recolher todo o material reciclável que foi consumo no evento e quem contratasse a empresa vencedora ganharia um selo de empresa ecologicamente correta.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira, participar do evento foi mais uma possibilidade de ver de perto as ações voltadas ao empreendedorismo que tem sido realizadas.

“Ficamos felizes em participar, pois o município apoia todas as ações que têm como objetivo desenvolver o lado econômico, mas atrelar isso ao desenvolvimento sustentável, pois essa também é uma necessidade nos dias atuais”, afirma.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Vencedores do 6º Concurso de Desenho/Frase Infantil 2024

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público de Adamantina, tem a alegria de anunciar os ganhadores do 6º Concurso de Desenho/Frase Infantil 2024, que teve como tema “Relação dos Povos Indígenas com o Meio Ambiente”. O concurso foi um grande sucesso e contou com a participação entusiasmada de alunos do ensino fundamental da rede municipal.

Confira os vencedores por categoria:

CATEGORIA 1 (1º e 2º ano):

  1. Enrico Piva Dadamo – 2º F – EMEF Navarro de Andrade
  2. Anna Laura Marchet Paiollo – 2º D – EMEF Navarro de Andrade
  3. Maria Clara F. Shigari – 2º B – EMEF Navarro de Andrade
  4. Isadora Leite Cunha da Silva – 1º C – EMEF Navarro de Andrade
  5. Sophia Vitória Cordeiro – 1º F – EMEF Navarro de Andrade
  6. Davi Luca F. Maia – 2º B – EMEF Prof. Eurico Leite de Morais

CATEGORIA 2 (3º e 4º ano):

  1. Laura Sheolin Dias – 4º C – EMEF Navarro de Andrade
  2. Felipe de Moura Lins – 4º A – EMEF Navarro de Andrade
  3. Bianca Bergamo Pereira – 3º F – EMEF Navarro de Andrade
  4. Bianka Valentiny L. Moreira – 3º E – EMEF Navarro de Andrade
  5. Gabriela Zanolini dos Santos – 3º B – EMEF Navarro de Andrade
  6. Maria Julia Pastorek Dalphalo – 4º D – EMEF Prof.a Teruyo Kikuta

CATEGORIA 3 (5º ano):

  1. Ana Laura Guimarães da Silva – 5º B – EMEF Navarro de Andrade
  2. Beatriz Samora Batista – 5º B – EMEF Navarro de Andrade
  3. Ana Laura Ganzaroli Fukuhana – 5º E – EMEF Navarro de Andrade
  4. Isabella Fernanda de Oliveira – 5º F – EMEF Navarro de Andrade
  5. Nauara Jordania Aquino de Lima – 5º F – EMEF Navarro de Andrade
  6. Yuri Chuma Albuquerque Honorato – 5º B – EMEF Prof. Eurico Leite de Morais
  7. Sofia Ayumi Menegati Yoshikama – 5º B – EMEF Prof. Eurico Leite de Morais
  8. Maria Luísa Jorge Amaral – 5º B – EMEF Prof. Eurico Leite de Morais
  9. Leticia Aliarde da Silva – 5º A – EMEF Prof. Eurico Leite de Morais
  10. Kamilly Vitoria da Silva – 5º A – EMEF Prof.a Teruyo Kikuta
  11. Rafael Antonio Gualti Guerreiro – 5º C – EMEF Prof.a Teruyo Kikuta
  12. Brenda de Sousa Marques – 5º A – EMEF Prof.a Teruyo Kikuta

Parabenizamos todos os alunos pela criatividade e empenho demonstrados em suas obras! Um agradecimento especial a todos os professores, pais e colaboradores que tornaram este concurso possível e incentivaram as crianças a expressarem suas ideias sobre a importância da relação dos povos indígenas com o meio ambiente.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de novembro às 19h30 no Anfiteatro “Fernando Paloni” da Biblioteca Municipal, onde os vencedores receberão seus prêmios e reconhecimento pelo excelente trabalho!

Juntos, continuamos a promover a educação e a valorização cultural em nossa cidade.

 

Continue lendo

Mais Lidas