Connect with us

Cidades

SAPP realiza diversas ações no 2º semestre do Centro Universitário de Adamantina

Publicado

em

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina iniciou o 2º semestre com diversas ações. Dentre elas, ocorreu a recepção dos ingressantes, por vestibular ou transferência, a implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades para o Câmpus I (sala 14).

 “Estamos buscando formas de facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços do SAPP. A extensão para o Câmpus I, localizado no centro da cidade, visa maior participação dos alunos e servidores que teriam dificuldades de se deslocarem ao Câmpus II”, explica a coordenadora do SAPP, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos.

 A coordenadora afirma que se pretende oferecer serviços de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar.

 “Com o projeto ‘SAPP nas trilhas da formação’, o SAPP está se colocando à disposição, com sua equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadora física, para que se a coordenação de curso solicite propostas específicas para  a semana acadêmica ou em outros momentos críticos da graduação (ingresso, início dos estágios, período anterior à formatura, entre outros), contribuiremos focados nas necessidades e para o que for preciso a uma melhor formação para o nosso aluno e futuro profissional”, relata.

 Da atividade de recepção dos calouros, em agosto, participaram os estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem. Já o projeto “SAPP nas trilhas de formação” foi inaugurado na VI Semana de Fisioterapia, realizada de 14 a 17 de agosto, por meio da roda de conversa “Estou me formando. E agora?”, ministrada pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e a psicóloga Evelini Ferraz Rodrigues, e o workshop “Os lutos da prática profissional”, realizado pela Prof.ª Dra. Ana Vitória e o psicólogo Anísio Victor de Brito.

 

Sobre o SAPP

 Direcionada à comunidade acadêmica, composta por servidores docentes e técnico-administrativos (TAs) e estudantes, a instância de apoio psicopedagógico e psicossocial oferece plantões semanais de psicologia, orientação psicopedagógica, aulas de yoga, projeto “EstimulAção”, Cine Debate, Equilibração Emocional, oficina de relaxamento, percepção e cuidado das emoções, oficinas de cidadania e grupo de movimento. Está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras, rodas de conversas, entre outras.

Programação de novembro

O projeto “Equilibração Emocional”, coordenado pelo psicólogo Anísio, é focado no estudante e funciona todas as segundas-feiras às 17h no Bloco I do Câmpus II.

O psicólogo Anísio irá iniciar o grupo de Psicologia Corporal para servidores docentes e técnico-administrativos às quintas-feiras, às 17h30, no Câmpus II. Já no Câmpus I, ocorrerá dia 22, uma quarta-feira, das 17h às 18h.

Nesta terça-feira, dia 7, às 17h30, no Câmpus II, haverá oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão sobre o tema: “Mais uma dose? Reflexões sobre o abuso de álcool e outras substâncias”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Dia 14, às 17h, na sala 14 do Câmpus I, a Oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão terá como tema: “Direitos Humanos: o que ‘isso’ tem a ver comigo?”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Já a oficina de Relaxamento, percepção e cuidado das emoções, coordenada pela professora Evelyn, é voltada para o servidor TA e docente. No Câmpus I, a próxima está marcada para o dia 21, às 11h.

Os plantões de atendimento no Câmpus I ocorrem às terças-feiras das 10h30 às 13h com a psicóloga Evelini. Nas quartas-feiras, das 13h às 18h, são com o psicólogo Anísio. Apenas no dia 8 não haverá plantão de atendimento devido à realização da SIPAT no Câmpus II.

As aulas de yoga e do projeto “EstimulAção” estão agendadas para o dia 29 de novembro, às 17h, com a Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi, no Câmpus I. Já no Câmpus II, as aulas de yoga ocorrem às terças-feiras, 17h, e nas quintas em dois horários, às 7h e às 11h30, e o projeto “EstimulAção” ocorre às quartas-feiras, das 17h às 18h.

As oficinas de Orientação Educacional e de Carreira ocorrem todas as sextas-feiras das 17h às 18h.

“É importante ressaltar que temos vagas para todas as oficinas: yoga, relaxamento, Equilibração Emocional”, convida a coordenadora do SAPP.

 

 

Publicidade

Cidades

ExpoVerde 2024 anuncia abertura da festa com show de Maiara & Maraísa

Published

on

A famosa dupla sertaneja Maiara & Maraísa é a primeira atração anunciada para a ExpoVerde 2024. A atração foi anunciada na tarde da última quinta-feira, 25, pela Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024.

O show de Maiara & Maraísa na abertura da ExpoVerde 2024, no dia 3 de setembro.

A ExpoVerde 2024 que é considerado um dos maiores eventos da região de portões abertos, terá a duração de seus dias e será realizada de 3 a 8 de setembro no Recinto Poliesportivo de Adamantina.

As demais atrações serão anunciadas nos próximos dias pela Comissão Organizadora e já vem gerando grande expectativa em Adamantina e região.

O presidente da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, Gustavo Taniguchi Rufino esteve nos estúdios da TV Folha Regional na manhã de segunda-feira (22), onde trouxe a população de Adamantina e região várias informações sobre o evento.

“Podemos ter este ano sete shows. Estamos tentando acertar mais um artista para tocar no domingo, após a apresentação infantil”, revelou Gustavo.

Para este ano, a comissão organizadora da ExpoVerde definiu como tema “Tecnologia no agronegócio”. A abordagem da temática visa evidenciar o quanto a aplicação da tecnologia vem para tornar o trabalho do produtor rural mais fácil e visa gerar maior eficiência nos resultados obtidos por meio das propriedades rurais.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Docente do Centro Universitário apresenta pesquisa na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde

Published

on

O Centro Universitário de Adamantina esteve bem representado na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, pelo docente do curso de Direito Prof. Me. Rafael Teixeira Sebastiani.

Este prestigiado evento, realizado pela primeira vez no Brasil, aconteceu no Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília e reuniu especialistas de todo o mundo para discutir mais de 70 tópicos e subtópicos nas áreas mencionadas.

Sebastiani participou com um recorte de sua pesquisa de mestrado, apresentando em inglês no Hall E, o trabalho intitulado “Health mediation strategies and reduction of judicialization of health in small municipalities” (Mediação sanitária e redução da judicialização da saúde em municípios de pequeno porte), que teve a orientação do Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira e análise dos dados coletados realizada pela Prof.ª Dra. Gisela Tunes.

 A apresentação destacou estratégias de mediação sanitária que podem reduzir a judicialização da saúde em pequenos municípios, um tema de grande relevância para a saúde pública.

“Foi uma experiência desafiadora apresentar os resultados da pesquisa em inglês neste evento internacional e uma honra compor o time de pesquisadores que levaram suas ideias num evento dessa magnitude. Com certeza, os ensinamentos deste congresso refletirão em sala de aula, contribuindo com os discentes nas disciplinas que leciono”, ressalta Rafael.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes políticos e médicos, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Gallo. O evento ofereceu uma plataforma internacional para discursos científicos frutíferos e troca de ideias entre os participantes, consolidando-se como um espaço vital para o avanço da bioética, ética médica e direito da saúde.

O trabalho de Sebastiani foi um dos muitos apresentados nos seis halls do congresso, destacando-se pelo enfoque em problemas locais e soluções práticas aplicáveis a pequenas comunidades. A participação do docente do Centro Universitário de Adamantina em um evento desta envergadura demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa de ponta e a formação de qualidade de seus alunos.

 

 

Continue lendo

Cidades

Rumo inicia limpeza de ferrovia para futura reativação do ramal Bauru-Panorama

Published

on

Com informações de reportagem do Marilia Noticia por Rodrigo Viudes

Abandonados há 15 anos por diferentes concessões ferroviárias, os trilhos que atravessam Marília estão na linha da ordem de serviço de limpeza que partiu da diretoria da Rumo Logística, atual gestora da ferrovia.

A melhoria atende às novas obrigações de investimento e de reequilíbrio econômico-finance pactuados pela companhia de logística e o Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de viabiliza concessão renovada da Malha Paulista até 2058.

A limpeza é apenas a primeira etapa para reativação do ramal Bauru-Panorama. Os trabalhos já foram iniciados entre Bauru e Garça e devem avançar até Marília e demais cidades no sentido oeste nos próximos meses.

“O prazo final para conclusão está previsto para 2028, com retorno das atividades ferroviárias, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, informou a Rumo, em nota ao jornal Marilia Noticias.

Após a limpeza, a próxima etapa de recuperação da infraestrutura da via férrea, o que inclui a correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a substituição de dormentes, trilhos e lastro brita.

PROBLEMAS

Em Marília, a finalização de todas as etapas de recuperação pela ferrovia passa pela desocupação áreas de domínio da ferrovia por moradores nos distritos de Lácio e Padre Nóbrega e de camelôs antiga estação ferroviária.

Em outras cidades também existirá a necessidade de desocupação de áreas de domínio da ferrovia

HISTÓRIA

Em janeiro de 2009, com centenas de toneladas de açúcar carregadas em Tupã, o ultimo trem passou por Marilia indo em direção ao porto de Santos.
Na época a linha estava concedida para a empresa Ferroban, que seria sucedida pela América Latina Logística (ALL) que, em 2015, foi incorporada pela Rumo Logística.

A Ferroban ainda manteve o transporte de passageiros, por obrigação contratual, até extingui-lo seus trechos por todo o interior paulista. Em Marília, o último trem apitou na antiga estação em 15 março de 2001, rumo a Campinas, para nunca mais voltar.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!