Connect with us

Cidades

SAPP realiza diversas ações no 2º semestre do Centro Universitário de Adamantina

Publicado

em

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina iniciou o 2º semestre com diversas ações. Dentre elas, ocorreu a recepção dos ingressantes, por vestibular ou transferência, a implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades para o Câmpus I (sala 14).

 “Estamos buscando formas de facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços do SAPP. A extensão para o Câmpus I, localizado no centro da cidade, visa maior participação dos alunos e servidores que teriam dificuldades de se deslocarem ao Câmpus II”, explica a coordenadora do SAPP, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos.

 A coordenadora afirma que se pretende oferecer serviços de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar.

 “Com o projeto ‘SAPP nas trilhas da formação’, o SAPP está se colocando à disposição, com sua equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadora física, para que se a coordenação de curso solicite propostas específicas para  a semana acadêmica ou em outros momentos críticos da graduação (ingresso, início dos estágios, período anterior à formatura, entre outros), contribuiremos focados nas necessidades e para o que for preciso a uma melhor formação para o nosso aluno e futuro profissional”, relata.

 Da atividade de recepção dos calouros, em agosto, participaram os estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem. Já o projeto “SAPP nas trilhas de formação” foi inaugurado na VI Semana de Fisioterapia, realizada de 14 a 17 de agosto, por meio da roda de conversa “Estou me formando. E agora?”, ministrada pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e a psicóloga Evelini Ferraz Rodrigues, e o workshop “Os lutos da prática profissional”, realizado pela Prof.ª Dra. Ana Vitória e o psicólogo Anísio Victor de Brito.

 

Sobre o SAPP

 Direcionada à comunidade acadêmica, composta por servidores docentes e técnico-administrativos (TAs) e estudantes, a instância de apoio psicopedagógico e psicossocial oferece plantões semanais de psicologia, orientação psicopedagógica, aulas de yoga, projeto “EstimulAção”, Cine Debate, Equilibração Emocional, oficina de relaxamento, percepção e cuidado das emoções, oficinas de cidadania e grupo de movimento. Está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras, rodas de conversas, entre outras.

Programação de novembro

O projeto “Equilibração Emocional”, coordenado pelo psicólogo Anísio, é focado no estudante e funciona todas as segundas-feiras às 17h no Bloco I do Câmpus II.

O psicólogo Anísio irá iniciar o grupo de Psicologia Corporal para servidores docentes e técnico-administrativos às quintas-feiras, às 17h30, no Câmpus II. Já no Câmpus I, ocorrerá dia 22, uma quarta-feira, das 17h às 18h.

Nesta terça-feira, dia 7, às 17h30, no Câmpus II, haverá oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão sobre o tema: “Mais uma dose? Reflexões sobre o abuso de álcool e outras substâncias”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Dia 14, às 17h, na sala 14 do Câmpus I, a Oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão terá como tema: “Direitos Humanos: o que ‘isso’ tem a ver comigo?”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Já a oficina de Relaxamento, percepção e cuidado das emoções, coordenada pela professora Evelyn, é voltada para o servidor TA e docente. No Câmpus I, a próxima está marcada para o dia 21, às 11h.

Os plantões de atendimento no Câmpus I ocorrem às terças-feiras das 10h30 às 13h com a psicóloga Evelini. Nas quartas-feiras, das 13h às 18h, são com o psicólogo Anísio. Apenas no dia 8 não haverá plantão de atendimento devido à realização da SIPAT no Câmpus II.

As aulas de yoga e do projeto “EstimulAção” estão agendadas para o dia 29 de novembro, às 17h, com a Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi, no Câmpus I. Já no Câmpus II, as aulas de yoga ocorrem às terças-feiras, 17h, e nas quintas em dois horários, às 7h e às 11h30, e o projeto “EstimulAção” ocorre às quartas-feiras, das 17h às 18h.

As oficinas de Orientação Educacional e de Carreira ocorrem todas as sextas-feiras das 17h às 18h.

“É importante ressaltar que temos vagas para todas as oficinas: yoga, relaxamento, Equilibração Emocional”, convida a coordenadora do SAPP.

 

 

Publicidade

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora registra 36 novas participantes

Published

on

A Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina vai completar um ano. Para celebrar a data, a 4ª edição da programação acontecerá no dia 9 de março a partir das 16h na Estação Recreio. 

 
As inscrições foram abertas na última semana e 108 garantiram a participação. Do total, 36 participam pela primeira vez, o que indica um percentual de 34,5%.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira, a participação de novas empreendedoras demonstra que a feira é um espaço democrático.

“Entre as inscritas, tivemos empreendedoras que estão buscando um espaço desde as outras edições e não conseguem devido à alta demanda. Além da feira mãe, ainda temos oportunizado a presença delas nas feiras descentralizadas ”, afirma.  

As empreendedoras do segmento do artesanato lideram as inscritas, sendo aproximadamente 52% do total. As mulheres que trabalham com vestuário também marcam presença, assim como as que trabalham com beleza e bem-estar.

Na feira, ainda poderá ser encontrada empreendedoras que revendem produtos dos mais variados tipos bem como acessórios.


“Temos visto que a programação tem dado resultado para as empreendedoras que além da feira continuam fazendo negócios no pós-feira”, comenta Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.
As participantes, assim como nas edições anteriores, terão uma semana de formação. Desta vez, a temática abordada terá como foco a realização das vendas.

Programação
Além da feira, a programação ainda conta com diversas apresentações culturais. As crianças que integram o Projeto Capoeira do Bem, financiado pelo CMDCA, com a professora Suellen Rocha, estarão presentes. Haverá ainda uma apresentação da capoterapia com o professor Lucas Nóbrega.

Haverá ainda uma apresentação de ballet que terá como tema “Danças Folclóricas – Brasil, França, Itália e Espanha”. A jazz band Los Kandagos também estará presente e pela primeira vez na feira estarão presentes o DJ Maicon Nery e a Banda Aero Vinil.

Continue lendo

Cidades

Partidas acirradas marcam a abertura da 16ª Copa de Futsal Selar/Adamantina

Published

on

Com a presença de um bom público, que esteve presente no Ginásio de Esportes Paulo Camargo de Adamantina, acompanhou três grandes duelos.

A primeira rodada de abertura da melhor e mais organizada competição de futsal da bola pesada da região da alta paulista a 16° Copa Regional de Futsal Selar/Adamantina, teve muitos gols e jogos acirrados.

Os confrontos que foram realizados na segunda-feira (19), marcaram os seguintes resultados:

-Na primeira partida da noite a equipe do Império do Corte F.C/Indaiá venceu por 4 a 0, o Rangers Rovers F.C./ Irma Lanches.

-Já na segunda o atual campeão, S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Nova Foto e Ótica/La’Brizza/ Desmonte SS/ Marcão Autopeças estreou com grande vitória, por 4 a 1 o Dell Lucélia/ NM Instalações Elétricas. Destaque para o jogador Dudinha, que marcou duas vezes.

-Encerrando a primeira rodada, em um jogo acirrado, as equipes CW Motos/ Autopeças Zé Gordo/ Fit Cosméticos e Parque Iguaçu/ Tavone, proporcionou um grande espetáculo ao público presente, ao empatar 3 a 3. Com o CW Motos, fazendo seu gol de empate no apagar das luzes e segundos.

ARBITRAGEM

Marcos Nunes e Claudemir Brambila (Osvaldo Cruz)

SEGUNDA RODADA

Nesta quarta-feira (21), mais três jogos valendo pela segunda rodada no Ginásio de Esportes Paulo Camargo ás 19h30. Confira:

-Pedalada Futsal X Adamantina City

-Mais Eletronica/ Dudabelle X E.C. Entre Amigos

-Guarani Capaz X Óticas Bamboo Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Selar Adamantina Ronaldo Dutra “Tuiuiú” (Secretário de Esportes) e Luciano Netto (Diretor)

APOIO

Prefeitura Municipal – Prefeito Marcio Cardim

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!