Connect with us

Cidades

SAPP realiza diversas ações no 2º semestre do Centro Universitário de Adamantina

Publicado

em

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina iniciou o 2º semestre com diversas ações. Dentre elas, ocorreu a recepção dos ingressantes, por vestibular ou transferência, a implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades para o Câmpus I (sala 14).

 “Estamos buscando formas de facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços do SAPP. A extensão para o Câmpus I, localizado no centro da cidade, visa maior participação dos alunos e servidores que teriam dificuldades de se deslocarem ao Câmpus II”, explica a coordenadora do SAPP, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos.

 A coordenadora afirma que se pretende oferecer serviços de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar.

 “Com o projeto ‘SAPP nas trilhas da formação’, o SAPP está se colocando à disposição, com sua equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadora física, para que se a coordenação de curso solicite propostas específicas para  a semana acadêmica ou em outros momentos críticos da graduação (ingresso, início dos estágios, período anterior à formatura, entre outros), contribuiremos focados nas necessidades e para o que for preciso a uma melhor formação para o nosso aluno e futuro profissional”, relata.

 Da atividade de recepção dos calouros, em agosto, participaram os estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem. Já o projeto “SAPP nas trilhas de formação” foi inaugurado na VI Semana de Fisioterapia, realizada de 14 a 17 de agosto, por meio da roda de conversa “Estou me formando. E agora?”, ministrada pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e a psicóloga Evelini Ferraz Rodrigues, e o workshop “Os lutos da prática profissional”, realizado pela Prof.ª Dra. Ana Vitória e o psicólogo Anísio Victor de Brito.

 

Sobre o SAPP

 Direcionada à comunidade acadêmica, composta por servidores docentes e técnico-administrativos (TAs) e estudantes, a instância de apoio psicopedagógico e psicossocial oferece plantões semanais de psicologia, orientação psicopedagógica, aulas de yoga, projeto “EstimulAção”, Cine Debate, Equilibração Emocional, oficina de relaxamento, percepção e cuidado das emoções, oficinas de cidadania e grupo de movimento. Está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras, rodas de conversas, entre outras.

Programação de novembro

O projeto “Equilibração Emocional”, coordenado pelo psicólogo Anísio, é focado no estudante e funciona todas as segundas-feiras às 17h no Bloco I do Câmpus II.

O psicólogo Anísio irá iniciar o grupo de Psicologia Corporal para servidores docentes e técnico-administrativos às quintas-feiras, às 17h30, no Câmpus II. Já no Câmpus I, ocorrerá dia 22, uma quarta-feira, das 17h às 18h.

Nesta terça-feira, dia 7, às 17h30, no Câmpus II, haverá oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão sobre o tema: “Mais uma dose? Reflexões sobre o abuso de álcool e outras substâncias”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Dia 14, às 17h, na sala 14 do Câmpus I, a Oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão terá como tema: “Direitos Humanos: o que ‘isso’ tem a ver comigo?”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Já a oficina de Relaxamento, percepção e cuidado das emoções, coordenada pela professora Evelyn, é voltada para o servidor TA e docente. No Câmpus I, a próxima está marcada para o dia 21, às 11h.

Os plantões de atendimento no Câmpus I ocorrem às terças-feiras das 10h30 às 13h com a psicóloga Evelini. Nas quartas-feiras, das 13h às 18h, são com o psicólogo Anísio. Apenas no dia 8 não haverá plantão de atendimento devido à realização da SIPAT no Câmpus II.

As aulas de yoga e do projeto “EstimulAção” estão agendadas para o dia 29 de novembro, às 17h, com a Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi, no Câmpus I. Já no Câmpus II, as aulas de yoga ocorrem às terças-feiras, 17h, e nas quintas em dois horários, às 7h e às 11h30, e o projeto “EstimulAção” ocorre às quartas-feiras, das 17h às 18h.

As oficinas de Orientação Educacional e de Carreira ocorrem todas as sextas-feiras das 17h às 18h.

“É importante ressaltar que temos vagas para todas as oficinas: yoga, relaxamento, Equilibração Emocional”, convida a coordenadora do SAPP.

 

 

Publicidade

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!