Connect with us

Cidades

PROPPG entrega prêmios e menções honrosas dos Congressos Científicos no próximo dia 21

Publicado

em

Com cerca de 2 mil pessoas em três dias de evento, os Congressos Científicos – edição 2023 do Centro Universitário de Adamantina registraram a apresentação de mais de 500 trabalhos científicos no 17º CIC Universitário, 16º CIC Júnior e 13º CPC.

Agora, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) convida os participantes para a solenidade de entrega da premiação no próximo dia 21, a partir das 19h, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).

Em cada congresso, o autor primeiro colocado por área de conhecimento receberá um celular smartphone. Já coautores e orientador/a, nas três primeiras colocações, serão premiados com um carregador portátil. O segundo lugar em cada área de conhecimento receberá uma “Alexa”, assistente virtual desenvolvida pela Amazon. E o terceiro colocado, um carregador portátil.

A premiação destinada para as maquetes e para a VIII Jornada de Lançamento de Foguetes será um carregador portátil a cada coautor/a e orientador/a.
“Parabéns aos vencedores e muito obrigado a todos os participantes. Nos vemos em 2024 em um Congresso que busca, cada vez mais, divulgar e prestigiar a Ciência”, destaca a PROPPG.

Realizados de 23 a 25 de outubro, os congressos ofertaram 11 minicursos e seis palestras divididas por área conhecimento. A lista dos premiados está disponível no site www.fai.com.br/cic.

“Tivemos nossos alunos apresentando trabalhos de destaque. Muitos deles, com bolsas financiadas por empresas de fomento como o CNPq. Financiamos também várias pesquisas, quanto com bolsas quanto com recursos financeiros, além das atribuições de aula para o professor exclusivamente fazer a orientação. Isso tudo se reflete na melhoria do nível dos trabalhos e na quantidade que a cada ano vem aumentando desde que passamos pela pandemia”, avalia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Novidade na edição de 2024 

Para a edição de 2024, se pretende implantar um Congresso de Extensão concomitante aos Científicos, novidade anunciada na cerimônia de abertura pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

“As novas diretrizes, tanto do MEC quanto do Conselho Estadual de Educação, estão para a curricularização da extensão, ou seja, trazer a comunidade para dentro da faculdade, então, os nossos alunos agindo em prol da comunidade. Temos muito projetos de extensão e queremos apresentá-los no próximo ano”, explica Márcia.

O reitor da instituição, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, frisou a relevância da pesquisa para o ensino, com benefícios a toda a sociedade.

“Evento como sempre um sucesso, com a participação da comunidade acadêmica e da comunidade civil. No próximo ano teremos novidades, com congressos de extensão junto à pesquisa. Isso vai inovar e qualificar o tripé ensino, pesquisa a extensão. A pesquisa qualifica o ensino. Esse é o objetivo da nossa gestão”, finaliza.

O evento

Além das tradicionais apresentações de trabalhos, o evento científico, cujo tema desta edição foi “Ciência: Avanços e Desafios”, contou com mesas-redondas, palestras por área de conhecimento e minicursos. A VIII Jornada de Lançamento de Foguetes, com a participação dos estudantes de graduação, ocorreu nas proximidades do bloco IV.

A palestra de abertura e da área de Humanas podem ser acessadas no canal institucional do Youtube. As entrevistas com os congressistas (estudantes, profissionais e orientadores) e os membros da comissão organizadora estão disponíveis na página @unifaiadamantina no Instagram e no Facebook.

 

Publicidade

Cidades

Márcio Cardim não descarta volta à política e candidatura a deputado em 2026

Published

on

Em sua última entrevista à TV Folha Regional como prefeito de Adamantina, transmitida ao vivo no dia 23 de dezembro do ano passado, Márcio Cardim (PSD) fez uma análise da gestão a frente da Prefeitura de Adamantina entre 2017 e 2024 e também falou sobre o futuro político.

Ao ser perguntado sobre uma volta à política, o ex-chefe do executivo adamantinense ressaltou que as pessoas têm que ser reconhecidas pelo que faz. “Eu não me lancei candidato a prefeito. Um grupo me escolheu para ser candidato em 2016 e aceitei para poder ajudar a cidade que eu vivo e que criei meus filhos. Então, as coisas vão acontecer naturalmente, se tiver que acontecer”.

Já com relação a uma possível candidatura a deputado – estadual ou federal – nas Eleições de 2026, garantiu que jamais vai levantar uma bandeira e falar: Eu “sou candidato a deputado. Tem que ter grupos que enxerguem Márcio Cardim com potencial de liderança de uma região para poder se levantar e fazer candidatura acontecer, porque ninguém faz nada sozinho, se não tiver um grupo apoiando e investindo nesta pessoa”, disse.

Cauteloso, acrescentou ainda que é preciso aguardar para ver se existe grupo, se Márcio Cardim vai ser lembrado, para que a gente possa concretizar um projeto dessa magnitude.

Educador por formação e carreira, como professor concursado na FAI (Centro Universitário de Adamantina) e Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), ele retoma suas atividades em sala de aula em 2025.

 

 

Continue lendo

Cidades

Com 10 casos positivos, Prefeitura alerta sobre a necessidade de cuidados contra a Dengue

Published

on

A previsão do tempo para a semana em Adamantina indica a possibilidade de chuva. Devido a isso, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para a proliferação de criadouros propícios para o mosquito Aedes Aegypti.

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias durante as suas visitas de rotina fazem a verificação das moradias e orientações para os moradores, referente aos criadouros encontrados durante essas visitas.

Para evitar o mosquito Aedes Aegypti, é necessário eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, piscina sem uso e sem manutenção. Os itens sem uso devem ser descartados. Os bebedouros de animais devem ser limpos com água e sabão e o quintal também deve ficar limpo.

Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica, foram notificados 61 casos. Deste total, 10 resultaram como positivo para dengue. Os bairros com casos registrados são: Jardim Adamantina, Parque Itaipus, Vila Joaquina, Vila Endo, Vila Jardim, Jardim Brasil, Parque Itapuã e Vila Nilza.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Tiro de Guerra de Adamantina completa 50 anos de sua criação

Published

on

O Tiro de Guerra 02-080 celebrou no dia 12 de janeiro seu 50º aniversário de criação no Município de Adamantina.

O ato de sua criação se deu por meio da Portaria nº 1.273, de 21 de agosto de 1973, a qual foi publicada no Diário Oficial de 29 de agosto do mesmo ano, sob nº 166.

Inicialmente, o Órgão de Formação de Reserva (OFR) recém-criado recebeu a numeração alfanumérica de TG 02-011 e teve como o primeiro diretor o Sr. Euclides Romanini, então prefeito municipal. O primeiro instrutor chefe foi o então 2º Sargento Roberto Ubiritan Fernandes, nomeado em 25 de julho de 1974.

As atividades tiveram início em janeiro de 1975, com 70 convocados da classe de 1956 e a inauguração de sua sede se deu na Alameda Armando Salles de Oliveira nº 763, onde está até os dias atuais.

O Tiro de Guerra teve suas atividades suspensas no período dos anos de 2001 a 2005, sendo reinaugurado em 2006 com a matrícula do contingente de convocados da classe de 1997, tendo como diretor o então Prefeito Sr. Kiko Micheloni e Chefe de Instrução o 1º Sgt. Silas Anderson de Oliveira.

Durante seus 42 anos de funcionamento, até a classe de 2017, foram nomeados 13 subtenentes e sargentos para chefiar as instruções. Também foram matriculados 3.493 jovens para a prestação do Serviço Militar Inicial.

Atualmente, o Tiro de Guerra 02-080 de Adamantina matricula anualmente 50 atiradores e sua principal missão é formar reservistas de 2ª Categoria para compor a Reserva Mobilizável do Exército Brasileiro.

As atividades realizadas são voltadas para o desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar, estimulando comportamentos e atitudes que proporcionem o estreitamento e a maior integração da instituição com a sociedade civil.

Neste sentido, são realizadas inúmeras campanhas entre o Tiro de Guerra, a Promoção Social e o Fundo Social de Solidariedade, como a arrecadação de agasalhos, alimentos não perecíveis, entre outras, para amenizar o sofrimento das famílias mais necessitadas do município, despertando desta forma o sentimento de solidariedade, norteado pelo exercício da cidadania.

O Tiro de Guerra tem participação destacada em eventos cívicos da cidade, principalmente com sua empregabilidade de formação de jovens para atuar como multiplicadores de valores militares e cívicos.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas