Connect with us

Cidades

Alunos de Medicina Veterinária fazem visita técnica ao setor de pecuária da Camda

Publicado

em

Acompanhados do Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, docente da disciplina Forragicultura e Pastagens, os alunos do 3º Termo do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) visitaram no mês de abril o setor de Pecuária da Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda). A visita técnica contou com o apoio do coordenador do curso, Prof. Dr. Alexandre Wolf, como atividade de curricularização da extensão universitária.

Na oportunidade, os alunos foram recepcionados pelo diretor secretário da Camda, Gumercindo Fernandes, filho de um dos fundadores da cooperativa, e pela supervisora de Pecuária, a médica veterinária Evelin Camilo Gorelio, formada pela UniFAI, que fizeram uma breve apresentação histórica, técnica e de gestão da Unidade Produtiva Pecuária.

Eles também relataram problemas, soluções e o planejamento estratégico para melhor atender às necessidades dos seus cooperados no presente e em futuro próximo.

Os alunos puderam conhecer uma série de inovações tecnológicas, no enfoque da trilogia “tecnicamente correto, operacionalmente viável e economicamente rentável”, discutida em sala de aula. Eles puderam ver as instalações para o manejo pecuário, a fábrica de ração com a moderna técnica da utilização do milho hidratado (tecnologia repassada inclusive aos cooperados que depositam lá o seu gado para engorda, denominado Boitel, com capacidade para engorda de mais de 2,5 mil animais, que lá permanecem de 90 a 100 dias).

A base da ração é produzida com milho hidratado a 40%, bagaço de cana-de-açúcar, farelo de amendoim e caroço de algodão (resultando em excelente alimento energético e proteico, acelerando o ganha de peso e rendimento de carcaça).

O milho, antes de ser misturados com os demais insumos para o ” “hidrólise do amido do milho”. “Os grãos são colocados em uma máquina embutidora de grãos hermeticamente fechada (em formato de enormes salsichões). Em um dia eles processam 90 toneladas de milho (triturado com 40% de água). O produto fica nas bolsas (tipo de silo) também para 90 toneladas (com o milho já quebrado e hidratado), por um período de pelo menos 60 dias (tempo suficiente para a fermentação por lactobacilos – SiloSolve® AS)”, contou o Prof. Dr. Vagner Oliveira.

Outro foco da visita foi mostrar a diversificação de pastagens em piquetes para a criação em semiconfinamento, além da produção de grande quantidade de esterco bovino (ótima opção de adubação orgânica, material livre de contaminantes, p.ex. tiririca).

“Foi mais uma tarde de muito aprendizado prático discutido em sala de aula. Nossa gratidão à Camda, seus colaboradores e cooperados, alavancando o agronegócio brasileiro!”, concluiu o docente.

 

 

 

Cidades

Programa “Adamantina Qualifica” também atenderá demandas de profissionais liberais

Published

on

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançará durante as festividades em comemoração aos 75 anos do município, o Programa “Adamantina Qualifica”, iniciativa que visa a qualificação de profissionais para fomento e geração de emprego e renda no município.

Além de atuar junto às demandas das empresas por meio da disponibilização de cursos de qualificação, oficina de simulação de entrevista para a vaga desejada, criação do “Bolsão de Currículos”, entre outros, a iniciativa também terá como uma de suas frentes de atuação os profissionais autônomos.

Profissionais autônomos são aqueles que trabalham sem ter carteira assinada, sem vínculo empregatício e por conta própria. O CNPJ para eles é facultativo. Dentro deste contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá atuar para trazer temáticas e cursos profissionais para quem deseja atuar desta forma.

Para aqueles que já estão no mercado como profissionais autônomos, o “Adamantina Qualifica” trará capacitações e orientações sobre como se formalizar, sobre os tributos que incidem, se a melhor opção é ser MEI ou outro regime, entre outros.

Programa Adamantina Qualifica

O Programa “Adamantina Qualifica” visa a criação de um cronograma de qualificação continuada em atendimento às demandas profissionais do município. As qualificações serão selecionadas a partir do estudo de demanda realizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Podem participar das qualificações qualquer pessoa, acima de 18 anos, empregado ou não. 

O Programa Adamantina Qualifica será lançado oficialmente em meio às festividades em comemoração aos 75 anos do município que acontecerão durante todo o mês de junho. A ação é idealizada pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos das escolas de Adamantina participam do Projeto “Minicidade para Educação no Trânsito”

Published

on

O quinto mês do ano é chamado de “maio amarelo”. Isso porque, durante todo o período são desenvolvidas ações com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito dos altos índices de infrações e mortes no trânsito. Em Adamantina, a iniciativa também está acontecendo.

Entre as iniciativas, têm início nesta terça-feira (21), a visitação dos alunos das escolas municipais e particulares na “minicidade”. 

A ação é realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN) em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Aproximadamente 400 crianças conhecerão o projeto.

Entenda o que é o Projeto “Minicidade para Educação no Trânsito”

O Projeto “Minicidade para Educação no Trânsito” consiste em um espaço lúdico onde foi implantada uma miniatura de ruas e dispositivos de sinalização de trânsito com o objetivo de ensinar os alunos das escolas sobre as leis de trânsito.

O Projeto visa despertar a curiosidade dos visitantes e desenvolver neles o desejo de entender sobre as regras e leis que orientam o trânsito das cidades. A ação visa compartilhar conhecimentos sobre o trânsito e as relações com ele estabelecidas.

Essa atividade é chamada de educação inteligente, pois coloca os alunos dirigindo dentro da minicidade. O projeto conta com dois momentos distintos: teórico e prático.

Na parte teórica, o agente de trânsito ensina sobre as condutas aos participantes enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas.

Na parte prática e lúdica, os participantes conduzem os veículos disponibilizados e agem como pedestres, passageiros e motoristas seguindo as regras de trânsito que aprenderam.

A minicidade reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e demais elementos que estão presentes em uma cidade.

 

Continue lendo

Cidades

Empreendedoras informais podem obter crédito por meio do Programa Empreenda Mulher

Published

on

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conta com a linha de financiamento Empreenda Mulher, uma ação que visa apoiar as mulheres que são empreendedoras, tanto as que já tem um negócio formalizado quanto as que atuam de maneira informal.

Para as empreendedoras informais que consiste naquelas que são pessoa física e produtora, mas que não tem CNPJ, o crédito disponibiliza de R$ 200 à R$ 15 mil.

O prazo para pagamento é de até 30 meses e a carência é de até 90 dias. As taxas, juros e encargos são de 0,8% a.m. mais 1%TSF ato. Todo o crédito está sujeito a análise.

Para obtenção do crédito é necessário apresentar: documento oficial com foto dos sócios e cônjuges, certidão de casamento e afins do cliente e dos sócios; comprovante de endereço atualizado; plano de negócio; certificado de conclusão de curso de capacitação; orçamento com detalhamento dos fornecedores, dos bens a serem financiados, serviços e/ou mercadorias.

Além disso, para obtenção do crédito é necessário participar dos cursos de capacitação que são gratuitos. Algumas das temáticas disponíveis são: Descomplique; Descomplique Sua Empresa; Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras; entre outros.

Para apresentar as linhas de crédito disponíveis tanto para as mulheres que já participam do Programa Feira da Mulher Empreendedora como daquelas que participam na Casa Afro e, ainda, os artistas, na segunda-feira (27), a partir das 19h a equipe do Banco do Povo de Adamantina, que funciona no prédio do Poupatempo, estará no encontro formativo para apresentação deste  programa e dos outros que atendem os demais segmentos com esclarecimento de dúvidas.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!