Connect with us

Cidades

Projeto de extensão do curso de Direito produz série sobre inteligência artificial e o direito

Publicado

em

O Juridicando, projeto de extensão do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, sob a orientação do Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini, com apoio do coordenador do curso Prof. Me. Igor Terraz Pinto, produziu, no último mês, uma série sobre um tema que, muito embora pareça ter saído dos livros e filmes de ficção científica, está cada vez mais presente em nosso dia a dia: “A Inteligência Artificial (IA) e suas relações com o universo do Direito”.

No primeiro episódio da série, o time Juridicando, composto pelos professores Igor e José Eduardo, e pelos estudantes Ana Flora Micali, Bruno Poli Manha, Camila Canteiro e César Henrique Forato Frésco, abordou de maneira geral sobre o que é a Inteligência Artificial e seus principais usos.

No segundo episódio, a discussão se centrou na relação entre o uso da IA e a disseminação de fake news, tema de grande interesse e importância para toda a sociedade.

Na terceira parte da série, o podcast do curso de Direito abordou as relações entre o Direito e a Inteligência Artificial, destacando, inclusive, seus usos no cotidiano forense, tanto na advocacia quanto nos tribunais superiores, se configurando como uma poderosa ferramenta no áudio dos juízes, desembargadores e ministros no julgamento dos mais variados casos.

Por fim, no último episódio da série, o Juridicando entrevistou a chefe do Cartório Eleitoral de Adamantina e professora do curso de Direito da FAI, Ariane Mazzo José, que, em um dos melhores episódios já produzidos pelo podcast, abordou o tema “Processo Eleitoral, fake news, uso da Inteligência Artificial e segurança da urna eletrônica”.

Para acompanhar este episódio, acesse a página “Juridicando – Direito FAI” no Youtube.

O Juridicando é vinculado ao Programa FAI-Cidadã, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo. 

Avaliação dos alunos 

Para a estudante Ana Flora Micali, o estudo sobre IA é “essencial”, já que a tecnologia vem transformando a prática jurídica. “A compreensão de algoritmos, linguagens de programação e análise de dados se tornou um grande diferencial para o profissional de Direito. Dessa forma, o Juridicando trouxe a oportunidade para todos os membros da sociedade compreenderem mais a fundo esse tema tão relevante, a partir de uma série de episódios que elencaram a inteligência artificial com outro ramo ligado ao Direito”, afirma. 

Camila Canteiro avalia que a série produzida pelo Juridicando sobre IA e Direito foi “muito importante” para a sociedade, “pois ao explicar questões como direitos autorais, fake news, eleições e o impacto da IA no sistema jurídico, a série ajudou a esclarecer sobre a tecnologia, que não é algo tão complexo e até mesmo aproximá-la das pessoas. Isso foi especialmente valioso, já que a IA está cada vez mais presente em nossas vidas, mas ainda gera muitas dúvidas e medos”, aponta. 

Camila ainda diz que a série criou um espaço de interação e aprendizado e não apenas  destacou os avanços e as possibilidades da IA, mas também levantou questões éticas importantes sobre seu uso no Direito, como por exemplo, discutir se as decisões judiciais feitas por IA serão tão justas e imparciais quanto as feitas por humanos e tal debate é essencial para pensarmos em um uso responsável dessa tecnologia e da necessidade de regulamentar e supervisionar a IA para minimizar riscos e garantir que a inovação tecnológica respeite o direitos fundamentais e a privacidade das pessoas. 

Acesso

Quer acompanhar o Juridicando? Nosso podcast é veiculado todas as terças-feiras, às 22h, e, às quartas-feiras, às 15h, na Rádio Cultura FM 99,3 Mhz. O Programa é transmitido ao vivo, às quartas-feiras, no canal do YouTube do Juridicando. 

Quer acompanhar o Juridicando nas redes sociais? Acesse o nosso site e encontre todos os links: juridicandopodcast.com.br.

 

Publicidade

Cidades

Palestra “Reviver Adamantina” para alunos da rede municipal de ensino

Published

on

Na manhã de quarta-feira (12), no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal aconteceu a palestra “Reviver Adamantina”, onde foram apresentadas por João Carlos Rodrigues, fotos que mostram a história da fundação da Cidade Joia.

João Carlos Rodrigues é um estudioso e conhecedor da história de Adamantina, com publicações sobre o tema e autor de livros.

Foram apresentadas fotos desde o desbravamento em 1937 até a instalação do Município de Adamantina em 1949.

A cada imagem apresentada, o palestrante João Carlos Rodrigues narrou todos os detalhes referente a história como: o acontecimento, datas, nomes dos envolvidos e onde ocorreu. Também foram apresentadas imagens da chegada da ferrovia, Avenida Rio Branco na década de 50, primeira equipe dos funcionários públicos municipais, entre outras.

Estiveram presentes para acompanhar a apresentação 230 alunos da rede municipal de ensino. “Garanto que os alunos guardarão para sempre e serão os futuros multiplicadores da bela história de Adamantina”, afirmou João Carlos Rodrigues.

 

 

Continue lendo

Cidades

Festa Junina do Padroeiro trará 32 prêmios e novidades

Published

on

A Festa Junina do Padroeiro Santo Antônio foi a pauta do programa Entrevista da Semana transmitido ao vivo na manhã de segunda-feira (3) pela TV Folha Regional com a participação do coordenador do evento Gabriel Antonio da Cruz.

No próximo dia 15 de junho (sábado) será realizada a 32ª edição, no Recinto Poliesportivo, a partir das 18h, e faz parte da programação festiva do aniversário de 75 anos da Cidade Joia.

O representante da comissão organizadora destacou o sorteio de um Fiat Mobi, uma motocicleta Honda – ambos 0km –, além de outros 30 excelentes prêmios. “Para concorrer aos prêmios basta adquirir o cupom pelo valor de R$ 10,00 (cada), que pode ser encontrado para comprar no posto fixo de venda em frente à Igreja Matriz, nos pontos de venda espalhados pelo comércio local e também com integrantes dos movimentos pastorais”, informou.

Além da premiação, o público presente poderá saborear uma variedade de comidas e bebidas comercializadas nas barracas espalhadas debaixo da cobertura do Poliesportivo. Haverá ainda brinquedos e outras atrações.

Para esta edição algumas novidades serão trazidas ao público, como a venda antecipada do combo de fichas na Secretaria da Paróquia Santo Antônio e, na parte de alimentação, a inclusão do pão com linguiça no cardápio do evento. “Os valores foram mantidos, alguns inclusive houve redução, porque sempre pensamos em fazer uma festa popular, de maneira que a família possa participar”, completou Gabriel.

Mais informações sobre o evento no telefone 3521 1014.

A entrevista na íntegra pode ser assistida no portal adamantinanet.com.br

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Cursos de graduação desenvolvem ações de educação em saúde junto a Tiro de Guerra

Published

on

O Centro Universitário de Adamantina, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), desenvolve ações de educação em saúde no Tiro de Guerra de Adamantina. Até o momento, participaram os cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. As atividades foram realizadas, respectivamente, em 7 de junho, 14 de maio e 26 de abril.

“O sargento Souto teve essa ideia e desejo em trazer atividades educacionais aos atiradores do Tiro de Guerra. Nós aceitamos a parceria e uma vez ao mês um curso vai até ao local desenvolver alguma atividade”, explica a coordenadora de extensão da área de Biológicas, Prof.ª Dra. Mayara Moura Alves da Cruz.

No último dia 7, o Prof. Me. Fabiano Montagnoli Pereira do curso de Educação Física recebeu os atiradores na Academia Arena, onde promoveu sessão de alongamento e treinamento funcional.

Em 14 de maio, a orientadora de estágio supervisionado em Nutrição, Andreia Cristiane Grassi, e as estudantes do 4º ano Laiane dos Santos Geraldo, Thamyres Alexandra Souza Silva, Gabriela Marchetti Cossi e Maria Eduarda Almeida de Aquino ministraram palestra sobre alimentação saudável.

Em 26 de abril, a Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos e os universitários Bárbara Preto, Beatriz Claudino e Paulo Henrique ministraram sobre “O tempo e os desafios de ser jovem no mundo atual”, que propôs a reflexão de como administrar a saúde mental diante das pressões impostas pela sociedade no atual contexto.

“O Tiro de Guerra é uma instituição que desenvolve os sensos de identidade nacional, civismo e cidadania. Pensando nisso, surgiu a ideia de contar com o apoio da FAI, visto ser uma instituição com reconhecimento irretocável nas áreas de biológicas, saúde, exatas, agrárias e humanas”, avalia o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Adamantina, Sargento Leonardo Pereira Souto.

Para o sargento, as palestras e atividades são trocas de experiências relevantes a todos: chefe da instrução, atiradores, professores e estudantes universitários.

“A participação de nossos amigos do Centro Universitário Adamantina ratifica a parceria entre as instituições. O TG 02-080 agradece a FAI, a Prof.ª Mayara, a Prof.ª Ana Vitória, a Prof.ª Andreia Grassi, o Prof. Fabiano e os universitários pela disponibilidade em contribuir com a instrução aos nossos atiradores até o momento e pretende firmar essa parceria ao longo dos anos”, finaliza.

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!