Connect with us

Cidades

Com Nova Lei de Bolsas, Centro Universitário amplia oferta e beneficiários do FIES podem pleiteá-las

Publicado

em

Para incentivar a participação de alunos de graduação em projetos de iniciação científica e de extensão, além de participação em monitorias, o Centro Universitário de Adamantina, por meio das pró-reitorias de Ensino (PROENS), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Extensão (PROEXT), submeteu à Câmara Municipal, onde obteve aprovação e foi sancionada pelo prefeito, duas alterações à lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022, que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos pela instituição.

A mais recente ocorreu no último dia 22 de maio (Lei nº 4.351), que amplia o número de bolsas de iniciação científica e de extensão e permite que beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) possam pleitear as bolsas oferecidas.

“Desde a publicação da nova lei de bolsas já tivemos duas alterações. A primeira para reajuste do valor em 21 de junho de 2023 (lei ordinária nº 4239) e, agora, uma segunda alteração aumentando o número de bolsas e permitindo que alunos com FIES recebam esse tipo de bolsa”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Anterior à alteração eram oferecidas duas bolsas de extensão, de R$400 cada, por departamento. Agora são oito. Na mesma medida, a oferta de quatro bolsas de iniciação científica por departamento passou para cinco, no valor de R$700 cada, por desconto nas mensalidades ou semestralidades devidas a estudantes de graduação que apresentarem projetos de iniciação científica.

O PIBIC/FAI é financiado pelo Centro Universitário de Adamantina, apoiado pela lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022; lei ordinária nº 4239, de 21 de junho de 2023; e lei ordinária nº 4.351, de 22 de maio de 2024.

A instituição pôde ampliar a oferta de bolsas de estudos devido ao reajuste promovido pelo governo federal, em vigência desde março de 2023.

As bolsas de estudos oferecidas são nas modalidades de iniciação científica, extensão, monitoria, “bolsa de fidelidade”, segunda graduação, e bolsa de ex-aluno.

Mais detalhes podem ser conferidos na íntegra da lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022, e suas alterações.

 

Publicidade

Cidades

ExpoVerde 2024 anuncia abertura da festa com show de Maiara & Maraísa

Published

on

A famosa dupla sertaneja Maiara & Maraísa é a primeira atração anunciada para a ExpoVerde 2024. A atração foi anunciada na tarde da última quinta-feira, 25, pela Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024.

O show de Maiara & Maraísa na abertura da ExpoVerde 2024, no dia 3 de setembro.

A ExpoVerde 2024 que é considerado um dos maiores eventos da região de portões abertos, terá a duração de seus dias e será realizada de 3 a 8 de setembro no Recinto Poliesportivo de Adamantina.

As demais atrações serão anunciadas nos próximos dias pela Comissão Organizadora e já vem gerando grande expectativa em Adamantina e região.

O presidente da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, Gustavo Taniguchi Rufino esteve nos estúdios da TV Folha Regional na manhã de segunda-feira (22), onde trouxe a população de Adamantina e região várias informações sobre o evento.

“Podemos ter este ano sete shows. Estamos tentando acertar mais um artista para tocar no domingo, após a apresentação infantil”, revelou Gustavo.

Para este ano, a comissão organizadora da ExpoVerde definiu como tema “Tecnologia no agronegócio”. A abordagem da temática visa evidenciar o quanto a aplicação da tecnologia vem para tornar o trabalho do produtor rural mais fácil e visa gerar maior eficiência nos resultados obtidos por meio das propriedades rurais.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Docente do Centro Universitário apresenta pesquisa na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde

Published

on

O Centro Universitário de Adamantina esteve bem representado na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, pelo docente do curso de Direito Prof. Me. Rafael Teixeira Sebastiani.

Este prestigiado evento, realizado pela primeira vez no Brasil, aconteceu no Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília e reuniu especialistas de todo o mundo para discutir mais de 70 tópicos e subtópicos nas áreas mencionadas.

Sebastiani participou com um recorte de sua pesquisa de mestrado, apresentando em inglês no Hall E, o trabalho intitulado “Health mediation strategies and reduction of judicialization of health in small municipalities” (Mediação sanitária e redução da judicialização da saúde em municípios de pequeno porte), que teve a orientação do Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira e análise dos dados coletados realizada pela Prof.ª Dra. Gisela Tunes.

 A apresentação destacou estratégias de mediação sanitária que podem reduzir a judicialização da saúde em pequenos municípios, um tema de grande relevância para a saúde pública.

“Foi uma experiência desafiadora apresentar os resultados da pesquisa em inglês neste evento internacional e uma honra compor o time de pesquisadores que levaram suas ideias num evento dessa magnitude. Com certeza, os ensinamentos deste congresso refletirão em sala de aula, contribuindo com os discentes nas disciplinas que leciono”, ressalta Rafael.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes políticos e médicos, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Gallo. O evento ofereceu uma plataforma internacional para discursos científicos frutíferos e troca de ideias entre os participantes, consolidando-se como um espaço vital para o avanço da bioética, ética médica e direito da saúde.

O trabalho de Sebastiani foi um dos muitos apresentados nos seis halls do congresso, destacando-se pelo enfoque em problemas locais e soluções práticas aplicáveis a pequenas comunidades. A participação do docente do Centro Universitário de Adamantina em um evento desta envergadura demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa de ponta e a formação de qualidade de seus alunos.

 

 

Continue lendo

Cidades

Rumo inicia limpeza de ferrovia para futura reativação do ramal Bauru-Panorama

Published

on

Com informações de reportagem do Marilia Noticia por Rodrigo Viudes

Abandonados há 15 anos por diferentes concessões ferroviárias, os trilhos que atravessam Marília estão na linha da ordem de serviço de limpeza que partiu da diretoria da Rumo Logística, atual gestora da ferrovia.

A melhoria atende às novas obrigações de investimento e de reequilíbrio econômico-finance pactuados pela companhia de logística e o Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de viabiliza concessão renovada da Malha Paulista até 2058.

A limpeza é apenas a primeira etapa para reativação do ramal Bauru-Panorama. Os trabalhos já foram iniciados entre Bauru e Garça e devem avançar até Marília e demais cidades no sentido oeste nos próximos meses.

“O prazo final para conclusão está previsto para 2028, com retorno das atividades ferroviárias, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, informou a Rumo, em nota ao jornal Marilia Noticias.

Após a limpeza, a próxima etapa de recuperação da infraestrutura da via férrea, o que inclui a correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a substituição de dormentes, trilhos e lastro brita.

PROBLEMAS

Em Marília, a finalização de todas as etapas de recuperação pela ferrovia passa pela desocupação áreas de domínio da ferrovia por moradores nos distritos de Lácio e Padre Nóbrega e de camelôs antiga estação ferroviária.

Em outras cidades também existirá a necessidade de desocupação de áreas de domínio da ferrovia

HISTÓRIA

Em janeiro de 2009, com centenas de toneladas de açúcar carregadas em Tupã, o ultimo trem passou por Marilia indo em direção ao porto de Santos.
Na época a linha estava concedida para a empresa Ferroban, que seria sucedida pela América Latina Logística (ALL) que, em 2015, foi incorporada pela Rumo Logística.

A Ferroban ainda manteve o transporte de passageiros, por obrigação contratual, até extingui-lo seus trechos por todo o interior paulista. Em Marília, o último trem apitou na antiga estação em 15 março de 2001, rumo a Campinas, para nunca mais voltar.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!