Connect with us

Cidades

Com Nova Lei de Bolsas, Centro Universitário amplia oferta e beneficiários do FIES podem pleiteá-las

Publicado

em

Para incentivar a participação de alunos de graduação em projetos de iniciação científica e de extensão, além de participação em monitorias, o Centro Universitário de Adamantina, por meio das pró-reitorias de Ensino (PROENS), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Extensão (PROEXT), submeteu à Câmara Municipal, onde obteve aprovação e foi sancionada pelo prefeito, duas alterações à lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022, que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos pela instituição.

A mais recente ocorreu no último dia 22 de maio (Lei nº 4.351), que amplia o número de bolsas de iniciação científica e de extensão e permite que beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) possam pleitear as bolsas oferecidas.

“Desde a publicação da nova lei de bolsas já tivemos duas alterações. A primeira para reajuste do valor em 21 de junho de 2023 (lei ordinária nº 4239) e, agora, uma segunda alteração aumentando o número de bolsas e permitindo que alunos com FIES recebam esse tipo de bolsa”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Anterior à alteração eram oferecidas duas bolsas de extensão, de R$400 cada, por departamento. Agora são oito. Na mesma medida, a oferta de quatro bolsas de iniciação científica por departamento passou para cinco, no valor de R$700 cada, por desconto nas mensalidades ou semestralidades devidas a estudantes de graduação que apresentarem projetos de iniciação científica.

O PIBIC/FAI é financiado pelo Centro Universitário de Adamantina, apoiado pela lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022; lei ordinária nº 4239, de 21 de junho de 2023; e lei ordinária nº 4.351, de 22 de maio de 2024.

A instituição pôde ampliar a oferta de bolsas de estudos devido ao reajuste promovido pelo governo federal, em vigência desde março de 2023.

As bolsas de estudos oferecidas são nas modalidades de iniciação científica, extensão, monitoria, “bolsa de fidelidade”, segunda graduação, e bolsa de ex-aluno.

Mais detalhes podem ser conferidos na íntegra da lei nº 4.169, de 26 de outubro de 2022, e suas alterações.

 

Publicidade

Cidades

Adamantina totaliza 115 casos positivos de Covid em 2025

Published

on

Diante dos constantes comentários sobre elevação do número de casos de Covid-19, a reportagem do Jornal Folha Regional solicitou informações à secretaria de Saúde quanto a atual situação da doença no município.

Segundo os dados enviados na última quinta-feira (13), Adamantina totaliza 115 positivos em 2025.

Ao detalhar os números apresentados pela Saúde Municipal, verifica-se que fevereiro foi o mês com maior registro, tendo 78 confirmações. Janeiro somou 26. E março, até a presente data, contabiliza 11 casos.

As notificações, conforme o levantamento, chegaram a 360, sendo 65 em janeiro, 233 em fevereiro e 62 em março. Desse montante, foram contatados negativos 245 suspeitos.

Apesar do controle da doença no município, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados básicos à população para que não haja um aumento preocupante dos casos positivos.

 

 

Continue lendo

Cidades

Cultura traz eventos especiais às mulheres e programação completa para a população

Published

on

A personagem do programa Entrevista da Semana na TV Folha Regional na segunda-feira (10) foi a secretária municipal Ana Queila Zanardo, para falar sobre os 60 primeiros dias de trabalho à frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina.

“De início, a ideia foi dar continuidade no que estava sendo feito, principalmente quanto aos cursos oferecidos e eventos realizados, pois já são tradicionais, como o Rock na Praça, o Domingo no Parque e o Carnaval com o Trenzinho. E acreditamos que isso é muito importante para fortalecer e criar raízes”, disse.

A secretária também apresentou a Agenda Cultural de Março, com eventos já realizados e aqueles que ainda ocorrerão: Dia 15 (sábado), às 19h, tem o Educapoeira no Anfiteatro da Biblioteca Municipal; Dia 16 (domingo) haverá o Festival de Capoeira, às 16h, também no Anfiteatro; Dia 21 (sexta-feira) será apresentada pela Cia Multiverso Teatral a peça Vida Longa à Coroa, às 20h e às 23h; Dia 22 (sábado) tem Oficina ‘Da ideia ao Roteiro’ do Pontos MIS, das 8h às 12h; Dia 27 (quinta-feira) será oferecida o curso ‘Crias de Ganga’ com Jenifer ferreira, às 19h30, na Casa Afro; Dia 29 (sábado) a Oficina de Batidas Urbanas com João Victor de Oliveira, das 9h às 19h, no Bloco IV do Campus II da FAI; Dia 30 (domingo estão marcados dois eventos, primeiro, a oficina de Palhaçaria, das 14h30 às 16h30, no Anfiteatro da Biblioteca, e, depois, o Domingo no Parque, a partir das 16h30, no Pioneiros.

Ainda dentro dessa programação cultural, Ana destacou que a Secretaria de Cultura e Turismo preparou eventos especiais para comemorar o Mês das Mulheres. Sendo assim, para fechar com chave de ouro, no dia 27 (quinta-feira), a partir das 19h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, haverá mais uma edição do ‘Glamour Mulher’, que tem como proposta fazer com que elas se percebam emocional e socialmente, destacando o empoderamento, o autocuidado e a autoestima.

“Convidamos as mulheres para participar desse momento exclusivo para nós. E já aproveito para também fazer o convite à população para que compareça e prestigie os nossos eventos da agenda de março. Tudo foi preparado com carinho para todos”, finalizou.

A entrevista completa pode ser assistida nas plataformas digitais do Folha Regional (Facebook e YouTube) e também no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Mais Lidas