Connect with us

Cidades

Projeto VidAtiva retoma atendimentos para o ano letivo de 2024

Publicado

em

O projeto de extensão VidAtiva do Centro Universitário de Adamantina retomou os atendimentos na última quinta-feira, 29 de fevereiro, no Centro Comunitário Dirço Latini, localizado ao lado do Posto de Saúde Municipal II (PAS II), na Alameda das Margaridas.

Coordenado pela Prof.ª Dra. Mayara Moura Alves da Cruz, o VidAtiva é realizado pelo curso de fisioterapia com a participação de estudantes da graduação. O atendimento é destinado a pessoas que possuem pressão alta, com alterações no colesterol, diabetes, que tenham obesidade ou sejam tabagistas. 

“Promovemos o exercício físico com essas pessoas a fim de haver controle das enfermidades, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares”, explica a docente, que também integra a Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) na coordenação de Projetos de Extensão das Áreas de Biológicas e da Saúde. 

Por meio de exercícios físicos em grupo com 10 pacientes, o VidAtiva ocorre às terças e quintas-feiras às 17h. 

“O projeto de extensão universitária aproxima os estudantes de Fisioterapia da sociedade e da realidade em que a comunidade vivencia as doenças ou incapacidades, quando elas existem, possibilitando a construção de saberes interdisciplinares e proporciona de forma valiosa a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e a população”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti.

Avaliação de alunas e paciente

Em dezembro, a então estudante do 5º ano, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PROBEX/FAI), Anielle Brito, contou ser “muito gratificante” fazer parte do projeto e ter a oportunidade de oferecer à população de Adamantina uma opção de tratamento como essa, cujo objetivo é atuar no controle dos fatores de risco por meio da atividade física.

“Atender pessoas nesse contexto envolve uma abordagem abrangente, que inclui realizar monitoramento de sintomas, orientar sobre hábitos saudáveis, fornecer suporte, informar e conscientizar sobre suas doenças, além de incentivar a prática regular de exercício físico. O projeto VidAtiva se faz necessário, visto que as atividades propostas se destinam a ajudar os participantes a recuperar sua qualidade de vida e reduzir o risco de complicações futuras”, avalia.

A recém-graduada relata a importância da conscientização sobre os fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo, obesidade, tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas, pois a detecção precoce desses fatores e a adoção de medidas preventivas podem reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Atender e acompanhar pacientes em longo prazo foi a primeira experiência da estudante do 4º termo, Ana Carolina Moreira Silva. “Está sendo incrível receber os feedbacks das pessoas, agradecendo e percebendo a melhora com o programa de exercícios, fora os vínculos que criamos com a convivência e o cuidado. Devo essa oportunidade de crescimento profissional à Prof. Mayara, que graças ao convite e confiança pude participar desse projeto muito importante e ajudar as pessoas”, diz.

Ana Carolina destaca a relevância desse projeto para as pessoas atendidas, e não apenas para os/as graduandos/as de fisioterapia que têm a oportunidade de atender e aprender com o processo, “mas também para os pacientes que têm a chance de inserir a atividade física no cotidiano e, consequentemente, promover uma melhora na qualidade de vida”.

Paciente do VidAtiva, Cecilia de Oliveira teve conhecimento do projeto por meio das redes sociais. Ressalta a qualidade das atividades propostas, a interação dos alunos e atendidos, e a dedicação dos estudantes e da coordenadora.“Esse foi o primeiro atendimento que recebi do curso de Fisioterapia e fiquei surpresa com a qualidade. Apresento colesterol em níveis não muito elevados e tenho me sentido muito bem em vários aspectos, principalmente na questão da mobilidade, agilidade e outros”, conta.

 

 

Publicidade

Cidades

ARCA inicia venda de convites para o tradicional Porco no Rolete com Leilão

Published

on

A ARCA (Associação dos Renais Crônicos de Adamantina) deu início à venda dos convites para mais uma edição do Porco no Rolete com Leilão de Animais e Prendas que está marcado para o dia 5 de maio (domingo), a partir das 11h.

O evento ocorrerá no Recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva” e contará também com tradicional almoço, cujo cardápio trará arroz, feijão tropeiro, salada, aperitivos (torresmo e mandioca), costelão, porco no rolete e doces.

O convite individual custa R$ 50,00. Este valor não inclui bebidas, bem como não haverá entrega de marmitex.

A renda arrecadada no evento será revertida para a manutenção dos fundamentais serviços prestados aos renais crônicos pela Associação dos Renais Crônicos de Adamantina.

Doações, convites ou outras informações na sede da ARCA – Rua Mário Olivero, nº 245, atrás da Santa Casa de Adamantina – ou pelos telefones (18) 3521 5089 e 99708 6647.

 

 

Continue lendo

Cidades

LABORATÓRIO MASTELLINI parcelando seus exames em até 10 vezes

Published

on

Descubra o compromisso com a excelência em saúde no Laboratório Mastellini de Adamantina.

Localizado na rua Osvaldo Cruz, 109, no centro de Adamantina, está empenhado em tornar os cuidados médicos acessíveis a todos e agora, você pode realizar seus exames com tranquilidade, pois oferece em sua mais nova ação, parcelamento em até 10 vezes.

Com atendimento a partir das 7h e a possibilidade de utilização do convênio da Unimed, o Laboratório Mastellini se destaca pelo corpo profissional altamente capacitado, garantindo precisão e confiança nos resultados.

Fundado e dirigido por Jader Mastellini, o Laboratório Mastellini está comprometido com o bem-estar e a saúde da comunidade.

Aproveite esta oportunidade por tempo determinado e cuide da sua saúde sem preocupações financeiras.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (18) 3502-2113.

 

 

Continue lendo

Cidades

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura realiza palestra sobre o Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo

Published

on

Programação acontece na terça-feira (30), a partir das 19h na ACE
 
 Na próxima terça-feira (30), Adamantina recebe a palestra de apresentação do Empretec na Associação Comercial e Empresarial de Adamantina a partir das 19h.
 
A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio e Associação Comercial e Empresarial.

Os empresários que integram o Empretec tem a oportunidade de participar do maior seminário de empreendedorismo do mundo com a metodologia internacional das Nações Unidas.

Os participantes aprendem a conhecer os padrões de comportamento do empreendedor de sucesso, a identificar e potencializar suas características empreendedoras e aumentar os resultados dentro de suas atividades.
 
Os interessados em participar podem efetuar sua inscrição no link: https://forms.office.com/r/rVCkt5xWVs. A Associação Comercial e Empresarial de Adamantina funciona na Alameda Fernão Dias, 396 – Centro.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!