Connect with us

Cidades

“Mulheres que inspiram” homenageia mulheres das áreas da Assistência Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico

Publicado

em

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março. Para marcar a data, a Prefeitura de Adamantina, por meio das Secretarias de Assistência Social, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico, preparou uma semana alusiva com o tema “Mulheres que Inspiram”.

Este ano, a programação conta com um homenagem para três mulheres que são expoentes nos segmentos em que atuam nas áreas da Assistência Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

As inspiradoras serão homenageadas durante o show “Mulheres que Inspiram” que acontecerá na Praça Elio Micheloni no dia 5 de março a partir das 20h. 

 

Expoente na área de Assistência Social Ivoni Ramos é homenageada

A escolhida pela Secretaria de Assistência Social foi Ivoni Gonçalves Ramos, que chegou em Adamantina em 1957 para cursar o ginásio no município. 

“Me aposentei como professora e fui atuar na área da Assistência Social. Desde outubro de 1996 estou à frente da Casa do Garoto. A Assistência Social se tornou uma política pública e eu fui adequando o nosso abrigo para o serviço de acolhimento institucional”, conta.

Ela relembra que com o passar do tempo, diminui a quantidade de crianças, devido aos critérios.

“Mas como o prédio era muito grande, sentia que o prédio devia ser melhor utilizado. Construímos uma casa para adequar o serviço de acolhimento. Depois disso, quando o ex-prefeito Kiko Micheloni, me convidou para assumir a Secretária de Assistência Social do município”, diz.

A homenageada ainda afirma que na época o governo federal estava dando bastante apoio para instalar a Assistência Social como uma política pública.

“Daí então, instalei o SUAS, criando o CRAS, CREAS e espaço para serviço socioeducativo de crianças e adolescentes. Quando saímos, estava montada a estrutura para que a política de assistência social fosse desenvolvido.  

Ivoni conta que é questionada pelas pessoas por sua atuação. “Por ser da doutrina espírita, ela nos ensina que o trabalho no bem, faz bem. Como a minha situação era difícil na época, eu não aguentava mais ficar no serviço que eu fazia, por isso assumi a direção da Casa do Garoto. Fui conhecendo outro espaço de trabalho, diferente da educação”, recorda.

Ela afirma que vir para a área da assistência foi um presente de Deus. “No começo, eu chorei muito, não queria vir. Vim para uma casa de campo que atende crianças e adolescentes e suas famílias”, diz.

Para ela, ser homenageada é motivo de constrangimento. “A Casa do Garoto é para mim um antidepressivo. Se a gente se dispõe a trabalhar bem e com as pessoas menos favorecidas, temos que executar ações de qualidade, pois se não for assim, não há objetivo”, finaliza.

A homenageada ainda motiva as mulheres a sempre fazerem mais. “Não fiquem esperando o tempo passar, o trabalho é o melhor caminho para todos nós enfrentarmos os problemas da vida e é nele que vamos superar”, finaliza.

 

Inspiração com seu talento musical Rita Ramezzoni é a representante da cultura

 “Música é um alimento para alma”. Assim define Rita de Cassia Lima Ramenzoni, homenageada pela Prefeitura de Adamantina na área da Cultura. Diretora da Escola Villa Lobos, desde o ano de 1976, a pianista conta que estudou no conservatório desde os 6 anos de idade. Além da formação musical, Rita ainda fez faculdade de matemática e pedagogia.

Rita conta que atua na área com o objetivo de despertar o interesse na música erudita em jovens e despertar o interesse pela arte da música. “Continuar incentivando os jovens e as crianças para aprender música e fazer a diferença em cada um deles é o que me motiva a fazer mais por Adamantina”, assegura.

Ela ainda acrescenta que desde que assumiu a direção da escola, os alunos participam de concursos de piano por todo o estado, a escola é reconhecida pelo MEC e forma artistas como: Gislene Natera (Musica Unicamp), Luciana Noda, Kleberson Calanca, Domingos Sarto Neto, entre outros.

“Levo alegria ao ensinar e dirigir a escola e com a música que faz tão bem para as pessoas você se sente melhor todos os dias, e faz as pessoas se sentirem bem com a   aprendizagem musical”, garante.

Por isso, ela afirma estar agradecida, feliz e muito alegre por receber essa homenagem. “A voz não é apenas um instrumento musical; é a canção, a resiliência, a força da nossa luta por direitos. Parabéns a todas as mulheres por este marco significativo em sua jornada pela igualdade no mundo”, finaliza.

 

Vilma Aparecida Sgobbi  por meio das marcas do Grupo Boticário, está presente hoje em 24 municípios e é inspiração para o desenvolvimento econômico!

“Um grande estímulo para que eu continue nessa jornada, aprendendo, dividindo conhecimentos daquilo que aprendi e do que aprendo todos os dias!”

Com essa frase, Vilma Aparecida Sgobbi define o recebimento da homenagem durante o show “Mulheres que Inspiram” que acontecerá nesta terça-feira (5) a partir das 20h na Praça Elio Micheloni.

A homenageada, natural de Adamantina, conta que saiu da cidade apenas para estudar Farmácia Bioquímica na Unesp Araraquara. “Atuei na área por 25 anos e em 1985 abri a minha primeira unidade de O Boticário”, relembra.

Atualmente, por meio das marcas do Grupo Boticário, ela está presente em 24 municípios. “Em 2005 abri a minha primeira unidade da marca Arezzo aqui em Adamantina, Hoje atuo em 4 cidades, além de Adamantina, Dracena, Araçatuba e Três Lagoas!”, acrescenta.

Vilma diz que sua motivação é o amor e a paixão pelo que faz, pois os desafios são novos todos os dias.

“Aprendizado, oportunidade de crescer como pessoa e como profissional. O dinamismo me encanta e os segmentos em que atuo trazem isso, movimento constante, estar com pessoas, conhecer pessoas, sempre com oportunidades de criar, inovar e crescer!”, afirma.

Ela conta que trabalha por Adamantina, porque além de ser sua cidade de origem, as empresas antes da expansão também começaram aqui.

“Uma cidade linda, com qualidade de vida, Tenho muito orgulho e respeito por essa cidade! Os melhores momentos da minha vida vivi aqui, com meus pais, a minha infância. Minha vida é incrível nessa cidade, tenho inúmeras memórias afetivas! Me sinto muito feliz, quando vejo chegando algum progresso por aqui!, garante.

A homenageada ainda acrescenta que está feliz e grata por ter sido lembrada. “quero expandir os meus negócios, continuar gerando empregos e melhorando a vida das pessoas ao meu entorno! Já tenho alguns projetos já em andamento para 2024!”, adianta.

Segundo ela, o seu objetivo é deixar um legado para sua família, para os seus negócios e também para sua cidade natal.

“Mulher, acredite e invista em você. Leia, estude, aprenda, faça cursos, mentorias, nunca pare de aprender e compartilhe o seu aprendizado! A pessoa mais importante do mundo é você! Se valorize! Busque a sua identidade todos os dias, você é a imagem e semelhança de Deus, então você pode ser, ter o que quiser, basta fazer e nunca desistir até conquistar!”, finaliza. 

 

Cidades

ExpoVerde 2024 anuncia abertura da festa com show de Maiara & Maraísa

Published

on

A famosa dupla sertaneja Maiara & Maraísa é a primeira atração anunciada para a ExpoVerde 2024. A atração foi anunciada na tarde da última quinta-feira, 25, pela Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024.

O show de Maiara & Maraísa na abertura da ExpoVerde 2024, no dia 3 de setembro.

A ExpoVerde 2024 que é considerado um dos maiores eventos da região de portões abertos, terá a duração de seus dias e será realizada de 3 a 8 de setembro no Recinto Poliesportivo de Adamantina.

As demais atrações serão anunciadas nos próximos dias pela Comissão Organizadora e já vem gerando grande expectativa em Adamantina e região.

O presidente da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, Gustavo Taniguchi Rufino esteve nos estúdios da TV Folha Regional na manhã de segunda-feira (22), onde trouxe a população de Adamantina e região várias informações sobre o evento.

“Podemos ter este ano sete shows. Estamos tentando acertar mais um artista para tocar no domingo, após a apresentação infantil”, revelou Gustavo.

Para este ano, a comissão organizadora da ExpoVerde definiu como tema “Tecnologia no agronegócio”. A abordagem da temática visa evidenciar o quanto a aplicação da tecnologia vem para tornar o trabalho do produtor rural mais fácil e visa gerar maior eficiência nos resultados obtidos por meio das propriedades rurais.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Docente do Centro Universitário apresenta pesquisa na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde

Published

on

O Centro Universitário de Adamantina esteve bem representado na 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, pelo docente do curso de Direito Prof. Me. Rafael Teixeira Sebastiani.

Este prestigiado evento, realizado pela primeira vez no Brasil, aconteceu no Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília e reuniu especialistas de todo o mundo para discutir mais de 70 tópicos e subtópicos nas áreas mencionadas.

Sebastiani participou com um recorte de sua pesquisa de mestrado, apresentando em inglês no Hall E, o trabalho intitulado “Health mediation strategies and reduction of judicialization of health in small municipalities” (Mediação sanitária e redução da judicialização da saúde em municípios de pequeno porte), que teve a orientação do Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira e análise dos dados coletados realizada pela Prof.ª Dra. Gisela Tunes.

 A apresentação destacou estratégias de mediação sanitária que podem reduzir a judicialização da saúde em pequenos municípios, um tema de grande relevância para a saúde pública.

“Foi uma experiência desafiadora apresentar os resultados da pesquisa em inglês neste evento internacional e uma honra compor o time de pesquisadores que levaram suas ideias num evento dessa magnitude. Com certeza, os ensinamentos deste congresso refletirão em sala de aula, contribuindo com os discentes nas disciplinas que leciono”, ressalta Rafael.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes políticos e médicos, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Gallo. O evento ofereceu uma plataforma internacional para discursos científicos frutíferos e troca de ideias entre os participantes, consolidando-se como um espaço vital para o avanço da bioética, ética médica e direito da saúde.

O trabalho de Sebastiani foi um dos muitos apresentados nos seis halls do congresso, destacando-se pelo enfoque em problemas locais e soluções práticas aplicáveis a pequenas comunidades. A participação do docente do Centro Universitário de Adamantina em um evento desta envergadura demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa de ponta e a formação de qualidade de seus alunos.

 

 

Continue lendo

Cidades

Rumo inicia limpeza de ferrovia para futura reativação do ramal Bauru-Panorama

Published

on

Com informações de reportagem do Marilia Noticia por Rodrigo Viudes

Abandonados há 15 anos por diferentes concessões ferroviárias, os trilhos que atravessam Marília estão na linha da ordem de serviço de limpeza que partiu da diretoria da Rumo Logística, atual gestora da ferrovia.

A melhoria atende às novas obrigações de investimento e de reequilíbrio econômico-finance pactuados pela companhia de logística e o Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de viabiliza concessão renovada da Malha Paulista até 2058.

A limpeza é apenas a primeira etapa para reativação do ramal Bauru-Panorama. Os trabalhos já foram iniciados entre Bauru e Garça e devem avançar até Marília e demais cidades no sentido oeste nos próximos meses.

“O prazo final para conclusão está previsto para 2028, com retorno das atividades ferroviárias, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, informou a Rumo, em nota ao jornal Marilia Noticias.

Após a limpeza, a próxima etapa de recuperação da infraestrutura da via férrea, o que inclui a correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a substituição de dormentes, trilhos e lastro brita.

PROBLEMAS

Em Marília, a finalização de todas as etapas de recuperação pela ferrovia passa pela desocupação áreas de domínio da ferrovia por moradores nos distritos de Lácio e Padre Nóbrega e de camelôs antiga estação ferroviária.

Em outras cidades também existirá a necessidade de desocupação de áreas de domínio da ferrovia

HISTÓRIA

Em janeiro de 2009, com centenas de toneladas de açúcar carregadas em Tupã, o ultimo trem passou por Marilia indo em direção ao porto de Santos.
Na época a linha estava concedida para a empresa Ferroban, que seria sucedida pela América Latina Logística (ALL) que, em 2015, foi incorporada pela Rumo Logística.

A Ferroban ainda manteve o transporte de passageiros, por obrigação contratual, até extingui-lo seus trechos por todo o interior paulista. Em Marília, o último trem apitou na antiga estação em 15 março de 2001, rumo a Campinas, para nunca mais voltar.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!