Connect with us

Cidades

Todas as crianças de seis meses a quatro anos terão vaga nas creches municipais

Publicado

em

Em entrevista ao vivo na TV Folha Regional, o secretário de educação Prof. Osvaldo José revelou em primeira-mão que “em 2024 não haverá mais fila nas creches municipais”, como havia sido programado pela pasta desde 2021.

“Quero fazer um pedido aos pais ou responsáveis pelos seus filhos: A partir deste ano todas as crianças de 6 meses a 4 anos terão a sua vaga garantida nas unidades do nosso município, portanto, tenham calma, as equipes das creches entrarão em contato com vocês para fazerem a matrícula das crianças. Já neste começo de ano todos os cadastrados serão direcionados a uma unidade”.

Ao zerar a fila, a Educação Municipal resolve uma deficiência que se estendia por décadas em Adamantina. “Para ter uma ideia, somente no mês de janeiro deste ano, recebemos 35 solicitações de pais por vaga em creche”, relata o secretário.

Hoje a rede municipal de ensino tem oito EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil) Ciclo I (creches), mais uma unidade que é conveniada com a Prefeitura. E, para este ano, o total previsto é de 804 alunos.

“Promovemos uma série de ações ao longo dos últimos anos para chegar a esse ponto. Fizemos reorganizações internas e contratamos novos funcionários, também o Município vem construindo salas de aula em quatro creches, ampliando dessa forma a atual estrutura física e assim aumentando a capacidade de atendimento a este público. Assim, conseguimos acabar com a demanda existente na nossa cidade”, contextualizou Prof. Osvaldo.

 

 

Cidades

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

Published

on

Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária de assistência social Andreia Regina Ribeiro, participou de uma reunião com Bruno Góes, coordenador do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina, e Lucas Braga, também professor da instituição.

Na oportunidade, eles discutiram sobre disponibilizar cursos profissionalizantes para as famílias que são atendidas pelo benefício eventual e também das entidades.

“Com essa ação, poderemos beneficiar cerca de 300 famílias e, ainda, os integrantes da terceira idade atendidos pelo CRAS”, comenta Andreia.

Conforme o cronograma, os professores darão palestras e farão a divulgação das ações nos meses de maio e junho.

Relembre
Além da parceria com a Secretaria de Assistência Social, a instituição de ensino também firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para oferecer oficinas para as empreendedoras.

De acordo com Braga, a Fatec tem como premissa oferecer para a comunidade ações que estejam voltadas ao desenvolvimento local por meio de ações como oficinas nas áreas em que a unidade atua no município.

 

Continue lendo

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora registra 36 novas participantes

Published

on

A Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina vai completar um ano. Para celebrar a data, a 4ª edição da programação acontecerá no dia 9 de março a partir das 16h na Estação Recreio. 

 
As inscrições foram abertas na última semana e 108 garantiram a participação. Do total, 36 participam pela primeira vez, o que indica um percentual de 34,5%.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira, a participação de novas empreendedoras demonstra que a feira é um espaço democrático.

“Entre as inscritas, tivemos empreendedoras que estão buscando um espaço desde as outras edições e não conseguem devido à alta demanda. Além da feira mãe, ainda temos oportunizado a presença delas nas feiras descentralizadas ”, afirma.  

As empreendedoras do segmento do artesanato lideram as inscritas, sendo aproximadamente 52% do total. As mulheres que trabalham com vestuário também marcam presença, assim como as que trabalham com beleza e bem-estar.

Na feira, ainda poderá ser encontrada empreendedoras que revendem produtos dos mais variados tipos bem como acessórios.


“Temos visto que a programação tem dado resultado para as empreendedoras que além da feira continuam fazendo negócios no pós-feira”, comenta Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.
As participantes, assim como nas edições anteriores, terão uma semana de formação. Desta vez, a temática abordada terá como foco a realização das vendas.

Programação
Além da feira, a programação ainda conta com diversas apresentações culturais. As crianças que integram o Projeto Capoeira do Bem, financiado pelo CMDCA, com a professora Suellen Rocha, estarão presentes. Haverá ainda uma apresentação da capoterapia com o professor Lucas Nóbrega.

Haverá ainda uma apresentação de ballet que terá como tema “Danças Folclóricas – Brasil, França, Itália e Espanha”. A jazz band Los Kandagos também estará presente e pela primeira vez na feira estarão presentes o DJ Maicon Nery e a Banda Aero Vinil.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!