Connect with us

Cidades

Professor de Adamantina encontra meteorito raro

Publicado

em

O professor de física Paulo Fiorato é um entusiasta do mundo cientifico e uma de suas paixões está relacionada com a coleta e coleção de pedras/rochas. Um certo final de semana, há aproximadamente quatro meses, o professor saiu para prospectar novos seixos na área rural da região e encontrou uma pedra escura, pesada, muito diferente de todas as outras.

Assim, o professor adamantinense analisando-a mais atentamente, iniciou uma séria de pesquisas baseadas nas informações de especialistas e a hipótese da pedra ser um meteorito surgiu. Para chegar a preposição científica de que estava diante de um objeto raro, e que o achado tem possibilidade de ter vindo de outro lugar do espaço se tornou viável. Tratando-se de um pequeno pedaço de meteorito que pesa exatos 372 gramas.

Segundo explica o professor Paulo Fiorato, existem três divisões entre os meteoritos: os metálicos, cuja composição química predomina o níquel e o ferro, os rochosos e os do tipo mistos de constituição ferro-rochosos. A maioria dos meteoritos catalogados são do tipo metálico (95 %), enquanto os demais representam apenas 5% destes. O meteorito encontrado na região suspeita-se ser de origem mista, já que notam-se zonas de oxidação, além de possuir densidade relativamente maior, o que o torna um achado raro.

Um meteorito é formado por fragmentos de asteroides, principalmente, mas também de cometas e outros corpos celestes. Possui uma camada externa denominada crosta de fusão, que lhe confere uma cor escura devido a entrada na atmosfera. Observa-se também a presença de linhas de fluxo que são linhas formadas perpendicularmente a região de entrada. O tamanho e o formato dos meteoritos são irregulares, tendo características muito particulares e distintas entre si, são provas e testemunhas físicas da origem do Sistema Solar.

O fato de um meteorito vindo do cinturão de asteróides que fica entre os planetas Marte e Júpiter, ou se vindo da Lua, ou de Marte, ou mesmo do espaço sideral é um fato científico de grande relevância para a nossa região e para a própria Ciência no Brasil.

 

 

Cidades

Audax/Unimed/DM Esportes Sub-16 é campeão do Futsal no Paraná

Published

on

A categoria Sub-16 do Futsal do Audax / Unimed/ DM Esportes, do treinador Elvis Basílio, sagrou-se campeão no Futsal no Paraná.

A conquista do título do Sub 16, do Audax/ Unimed/ DM Esportes, foi na cobrança de penalidades por 2 a 0, convertida pelos jogadores Marcos e Guilherme, após o empate no tempo normal em 1 a 1, contra o time da Sharks Academia de Itaberá/SP, com o gol marcado por José Eduardo.

ARTILHEIRO E DESTAQUE

A equipe teve ainda na competição, os jogadores Matheus Rangel com 6 gols (Artilheiro) e Miguel Esperandio (Destaque).

O evento esportivo reuniu equipes dos Estados do Paraná e São Paulo, e foi realizada nos dias 16 a 21 de julho, na Copa Interestadual de Futsal de Base de Salto Itararé.

O time adamantinenense do Audax / Unimed/ DM Esportes, representou Município também nas categorias Sub-10 e Sub-14, que foram eliminadas na primeira e segunda fase respectivamente.

 

 

Continue lendo

Cidades

Obras de campos sintéticos são iniciadas no Bela Vista e Parque dos Pioneiros

Published

on

Tiveram início as obras de construção de dois campos sintéticos no Jardim Bela Vista e no Parque dos Pioneiros, em Adamantina. O Parque Itamaraty e Jardim Brasil também devem receber novas estruturas para a prática esportiva.

No Bela Vista, a Prefeitura realizou a terraplanagem. Já no Parque dos Pioneiros, o serviço de concretagem foi finalizado. E, nas próximas semanas, o Município vai instalar a grama sintética, com metragem de campo médio oficial.

Também, no Jardim Brasil, a Prefeitura vai instalar estrutura similar com recursos próprios. E, no Parque Itamaraty, a implantação de campo society será possível a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil.

“É mais um trabalho que contempla os bairros de nossa cidade, oferecendo uma estrutura mais adequada para a prática de esportes”, destacou o gestor municipal.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Alcio afirma que grupo está aberto ao diálogo e há possibilidade de novas alianças

Published

on

O pré-candidato a prefeito de Adamantina, Alcio Ikeda Jr (Republicanos) esteve no programa Entrevista da Semana, transmitido ao vivo pela TV Folha Regional na manhã da última segunda-feira (15) para falar sobre os pilares e o andamento da sua pré-campanha para as Eleições Municipais 2024.

Após se apresentar, destacou ser vereador no exercício do segundo mandato na Câmara Municipal e revelou o motivo pelo qual decidiu colocar o seu nome para concorrer ao comando da Prefeitura. “Isso foi uma construção natural de toda a minha trajetória política. Desde quando estive na Secretaria de Obras e depois como vereador, a própria população foi projetando esse idea do meu nome como um possível pré-candidato a prefeito. Em 2020 as pessoas me perguntavam. Então, digo que não foi uma decisão minha, veio uma construção da própria população”.

Com relação aos pilares que defende neste período de pré-campanha, Alcio disse que estão em construção nas visitas e reuniões que vêm sendo realizadas com a população, entidades, empresas e demais segmentos da sociedade para que o plano de governo seja apresentado na campanha.

Alcio representa cinco legendas (Republicanos, podemos, MDB, PL e União Brasil) e falou se o grupo pode ser ampliado. “Precisamos estar sempre abertos ao diálogo. Temos uma identidade muito bem consolidada entre esses cinco partidos, porém, estamos ainda em um período que antecede as Eleições, então estamos dispostos a conversar, a ouvir e, sendo compatível com todos os princípios e valores que defendemos, acredito que aliança não é algo que a gente descarta. Se for boa política é possível”.

A entrevista completa está disponível no portal adamantinanet.com.br e na página do Folha Regional Oficial no Facebook.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!