Tendo em vista que iniciamos um ano de Eleições Municipais, marcadas para outubro, a entrevistada da semana na TV Folha Regional, durante o programa transmitido ao vivo na manhã da última segunda-feira (5), foi a chefe do Cartório Eleitoral de Adamantina, Ariane Mazzo.
A Justiça Eleitoral da Comarca é responsável por Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis. E nestes três municípios existem 35.349 eleitores. Na Cidade Joia são mais de 25.000, aproximadamente 7.000 na Cidade Amizade e 2.800 na Cidade lua.
“Em anos eleitorais, o calendário eleitoral fecha. Então, o eleitor que precisa tirar o título, bem como fazer os procedimentos de revisão ou transferência, têm até o dia 8 de maio para comparecer ao Cartório ou realizar pela internet. Após essa data não será mais possível”, informou Ariane.
Neste ano, o 1º turno das Eleições Municipais está marcado para o dia 6 de outubro. E somente nos municípios com mais de 100 mil habitantes que há 2º turno.
“O voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos. Mas é possível que a partir dos 15 anos o jovem tire o título, porém, só poderá votar caso complete 16 anos até a data do 1º turno da eleição. O voto é facultativo até os 18 anos, bem como para quem é analfabeto e para aqueles que tenham idade superior a 70 anos”, explicou. E complementou: “Não tirar o título gera impedimentos indiretos. Por exemplo, a ausência da quitação eleitoral é impedimento para participar de concursos públicos, tirar passaporte, utilização da plataforma gov.br porque ela usa a biometria coletada pela Justiça Eleitoral para disponibilizar os seus serviços”.
O cartório Eleitoral em Adamantina fica localizado na Alameda Fernão Dias, nº 217 – centro. O site do Tribunal Regional Eleitoral é o www.tre-sp.jus.br onde também estão todos os serviços.
Esta entrevista completa pode ser assistida no portal adamantinanet.com.br