Connect with us

Cidades

ARTIGO: A história costuma se repetir na política

Publicado

em

Quando publiquei o artigo Eleições 2024 (em maio deste ano), fazendo uma retrospectiva das eleições municipais dos últimos 40 anos em Adamantina, muita gente torceu o nariz e disse que a história não iria se repetir na cidade. Nem é preciso dizer que entre os que afirmavam isso, a maioria era do grupo da situação.

Tinham tanta certeza que a eleição de 2024 estava decidida, que achavam que o maior problema seria escolher o candidato a vice-prefeito, haja vista a quantidade de pessoas que se ofereciam para ocupar o cargo na chapa deles (conheço várias). Como na política as coisas mudam da noite para o dia, esperei o tempo passar.

Quatro meses depois, publiquei o artigo Observações políticas. Nele fazia uma atualização do quadro político em Adamantina. Neste curto espaço de tempo, muitas coisas haviam tomado outro rumo e tudo indicava que a eleição estava mesmo caminhando para ser polarizada entre Alcio Ikeda e Gustavo Taniguchi.

No entanto, dava para perceber que estava surgindo um novo problema para ser resolvido pela situação. Algumas pessoas começavam criticar o pré-candidato do próprio grupo. Não bastasse, insistiam em colocar outros nomes nas pesquisas que seriam realizadas nos meses seguintes. Nem é preciso dizer que erros dessa natureza (fogo amigo) causam danos em qualquer pré-candidatura.  

De lá para cá, segundo esses mesmos membros da situação, foram realizadas três pesquisas eleitorais. Testaram vários nomes, nenhum emplacou e o cenário ficou ainda mais complicado para o grupo. Enquanto isso, as coisas estão indo de vento em popa para a oposição. Ao menos três partidos estão alinhados com a pré-candidatura de Alcio Ikeda (Podemos, MDB e Republicanos).

A propósito, pelo que observamos na apresentação da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro-PSB (partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e de Márcio França, entre outros), ocorrida no último sábado, essa sigla poderá fazer parte da forte coligação oposicionista que está sendo construída na cidade. Se isso se concretizar, estarão no mesmo grupo partidos aliados dos governos estadual e federal.

Por fim, recordemos a eleição de 2012. Naquele ano, apesar dos altos índices de aprovação de quem estava no poder, a disputa eleitoral se transformou numa luta de classes. Quando isso acontece, é macuco no embornal de quem se identificar melhor com as camadas mais populares da sociedade. Sei que existe quem não acredita nisso, mas a história costuma se repetir na política. Boas festas, caro leitor! Até 2024!

 

Publicidade

Cidades

Sem cerimônia presencial, diplomação virtual dos eleitos está disponível no site do TRE

Published

on

A Justiça Eleitoral da Comarca de Adamantina optou por não fazer a cerimônia presencial de diplomação dos candidatos eleitos em 2024 para os cargos de prefeito, vice e vereadores. Sendo assim, o ato deve ser virtual.

Na última quinta-feira (5) o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) abriu o acesso aos eleitos para baixarem e/ou imprimirem os seus diplomas. Basta acessar o endereço: https://www.tre-sp.jus.br/eleicoes/diplomas/diplomacao.

A JE informa que não tem prazo estabelecido para o acesso, porque os eleitos na Comarca já são considerados diplomados automaticamente e tomarão posse dos cargos no dia 1º de janeiro de 2025.

A decisão da ‘diplomação virtual’, neste caso, vale somente para os três prefeitos, os três vice e os nove vereadores das cidades de Adamantina, Mariápolis e Flórida Paulista, que integram a 157ª Zona Eleitoral. Existem comarcas no Estado que optaram por fazer a cerimônia presencial.

 

 

Continue lendo

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora acontece neste sábado (7) na Estação Recreio

Published

on

A Feira da Mulher Empreendedora – Edição de Natal acontece neste sábado a partir das 17h na Estação Recreio. A 5ª edição contará com a participação de 120 mulheres, sendo que 27 participarão pela primeira vez. Elas estarão comercializando objetos sacros, artesanato, cosméticos, itens de decoração, semijoias, entre outros.

Praça de Alimentação das Empreendedoras e das entidades

Haverá ainda a praça de alimentação das empreendedoras com produtos como: suspiros, pães, bolos, doces, entre outros. As entidades Casa da Sopa e Os Vicentinos também participam da feira comercializando espetinhos, nhoque, refrigerantes, cerveja e água.

Jardim das Empreendedoras

Um novo espaço será o Jardim das Empreendedoras com aquelas que trabalham no ramo de plantas, vasos, utensílios e decoração de jardim.

Pequenos Empreendedores

Além do Jardim das Empreendedoras, outra novidade desta edição é o “Espaço dos “Pequenos Empreendedores que contará com a participação de aproximadamente 20 pequenos empreendedores, crianças até 14 anos que estarão comercializando produtos das mães empreendedoras e também produções próprias.

Esta iniciativa visita estimular os pequenos a empreender e desenvolver habilidades para o futuro mercado de trabalho.

Shows

Além das empreendedoras que estão comercializando seus produtos, a Feira da Mulher Empreendedora – Edição de Natal ainda terá duas apresentações artísticas. A banda The Duffs sobe ao palco a partir das 19h e depois será a vez de Gabriel de Paula.

Sobre a Feira da Mulher Empreendedora

A Feira da Mulher Empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conta com o apoio de: Biscoitos Porto Alegre, Carolina Lott, Loja Pink, Sebrae e Mazzarô Semijoias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina poderá ter duas competições de futsal em 2025

Published

on

A tradicional Cidade Jóia, reconhecida pelo seu amor ao futsal, pode estar prestes a vivenciar um marco histórico em 2025. De acordo com o repórter esportivo Jair Kabeça, a cidade poderá sediar, pela primeira vez, duas competições de futsal no mesmo ano, realizadas em meses diferentes.

Em uma breve conversa com o futuro secretário municipal de Esportes de Adamantina, Luís Alexandre Hagui, conhecido como “Xandy do Chopp”, ele revelou os planos para as competições de futsal na Cidade Jóia na nova gestão. A primeira, prevista para fevereiro, reunirá equipes de Adamantina e cidades convidadas, proporcionando um intercâmbio esportivo local e regional. Já a segunda, agendada para julho, que será exclusiva para talentos locais e levará o nome de “Pratas da Casa”.

“Queremos valorizar os jogadores da nossa cidade. A competição ‘Pratas da Casa’ contará com a elaboração de uma lista dos melhores atletas adamantinenses, que serão divididos entre as equipes”, destacou Xandy.

A notícia gerou grande repercussão no meio esportivo local. Com uma forte tradição no futsal, Adamantina sempre foi palco de jogos e eventos emocionantes, com grande envolvimento da comunidade. A proposta de Xandy é vista como um incentivo ao esporte amador e um reforço ao futsal entre os esportistas da cidade.

Xandy foi recentemente anunciado pelo prefeito eleito José Carlos Tiveron como o futuro secretário de Esportes, Lazer e Recreação da nova administração, que assume o comando da cidade em 1º de janeiro de 2025. A expectativa é que essas competições consolidem ainda mais a cidade como referência regional no futsal.

Resta agora aguardar o início da nova gestão para que os projetos se concretizem e os gramados de Adamantina recebam o brilho de seus atletas e a vibração de sua apaixonada torcida.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas