Connect with us

Cidades

ARTIGO: A história costuma se repetir na política

Publicado

em

Quando publiquei o artigo Eleições 2024 (em maio deste ano), fazendo uma retrospectiva das eleições municipais dos últimos 40 anos em Adamantina, muita gente torceu o nariz e disse que a história não iria se repetir na cidade. Nem é preciso dizer que entre os que afirmavam isso, a maioria era do grupo da situação.

Tinham tanta certeza que a eleição de 2024 estava decidida, que achavam que o maior problema seria escolher o candidato a vice-prefeito, haja vista a quantidade de pessoas que se ofereciam para ocupar o cargo na chapa deles (conheço várias). Como na política as coisas mudam da noite para o dia, esperei o tempo passar.

Quatro meses depois, publiquei o artigo Observações políticas. Nele fazia uma atualização do quadro político em Adamantina. Neste curto espaço de tempo, muitas coisas haviam tomado outro rumo e tudo indicava que a eleição estava mesmo caminhando para ser polarizada entre Alcio Ikeda e Gustavo Taniguchi.

No entanto, dava para perceber que estava surgindo um novo problema para ser resolvido pela situação. Algumas pessoas começavam criticar o pré-candidato do próprio grupo. Não bastasse, insistiam em colocar outros nomes nas pesquisas que seriam realizadas nos meses seguintes. Nem é preciso dizer que erros dessa natureza (fogo amigo) causam danos em qualquer pré-candidatura.  

De lá para cá, segundo esses mesmos membros da situação, foram realizadas três pesquisas eleitorais. Testaram vários nomes, nenhum emplacou e o cenário ficou ainda mais complicado para o grupo. Enquanto isso, as coisas estão indo de vento em popa para a oposição. Ao menos três partidos estão alinhados com a pré-candidatura de Alcio Ikeda (Podemos, MDB e Republicanos).

A propósito, pelo que observamos na apresentação da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro-PSB (partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e de Márcio França, entre outros), ocorrida no último sábado, essa sigla poderá fazer parte da forte coligação oposicionista que está sendo construída na cidade. Se isso se concretizar, estarão no mesmo grupo partidos aliados dos governos estadual e federal.

Por fim, recordemos a eleição de 2012. Naquele ano, apesar dos altos índices de aprovação de quem estava no poder, a disputa eleitoral se transformou numa luta de classes. Quando isso acontece, é macuco no embornal de quem se identificar melhor com as camadas mais populares da sociedade. Sei que existe quem não acredita nisso, mas a história costuma se repetir na política. Boas festas, caro leitor! Até 2024!

 

Publicidade

Cidades

Copa Selar Adamantina de Futsal já tem dois classificados

Published

on

Bons jogos que levaram o público ao delírio foram realizados na segunda-feira (26) pela quarta rodada, no Ginásio de Esportes Paulo Camargo, pela mais organizada, competição de futsal da região da Alta Paulista 16° Copa Regional Selar de Futsal de Adamantina.

Nas três partidas destaques para estréia do Red Bull Pigari’s e classificação do Hookah Valem e C.A. do Morro.

JOGOS

No primeiro duelo o Red Bull Pigari’s/ Jóia Gás/ Eletrônica Pigari’s do treinador e jogador Alex, que fez sua estréia na competição, saindo vitorioso ao vencer por 6 a 5 o Rangers Rovers/ Irma Lanches, em partida muito disputada entre as duas equipes.

Já no segundo em uma acirrada e bem disputada partida, onde S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Nova Foto e Ótica/ Chikão Frutas/ La’ Brizza / Desmonte SS/ Marcão Autopeças/ Marcos Construtor conquistou sua classificação para próxima fase, ao vencer por 5 a 3 o bom e experiente time do Adamantina City/ JW Conveniência/Lebod Cortes/ Paulinho Eletricista.

E finalizando a quarta rodada os lucelienses do C.A. do Morro/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, do treinador Bruno Queiroz, também garantiu sua classificação para próxima fase, ao vencer por 5 a 1 o Guarani F.C. Capaz.

QUINTA RODADA

A quinta rodada será realizada nesta quarta-feira (29), à partir das 19h30, com três partidas.

A primeira será entre o Império do Corte / Indaiá e o estreante Psirico/ BW Sprt/Inove Engenharia e Topografia / Cenaic/ Paris Café/ Toninho Veículos.

Já na segunda partida, Pedalada Futsal X Dell Lucélia/ NM Instalações Elétricas.

E encerrando a rodada entram em quadra Os Quaiados/ Comercial Aguapeí/ Hot Top Lanches/ Marcos Construtor/ Itamar Eletrecista/ Alencar Encanador X Ótica Bamboo Brasil.

RÁDIO LIFE FM E KAKO NEWS

Acompanhe a transmissão e a emoções do segundo jogo no Facebook da Radio Life FM e Kako News. Sintonize, acompanhe e deixe seu comentário.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Lagoa Seca F.C. perde na Copa Veteranos de Santópolis do Aguapeí

Published

on

A equipe da Lagoa Seca F.C./ Supermercado Godoy Rede Smart/ Adaserv Festa/ Anderson Veiculos, do treinador Cássio, jogou pelo Campeonato Master 40 de Futebol Médio de Santópolis do Aguapeí na noite de segunda-feira (26), no campo do Centro de Lazer.

O jogo foi válido pelas quartas de finais da competição e o confronto contra time de Luziania F.C.

Desfalcado de vários jogadores o time adamantinenense, não foi feliz e acabou perdendo por 1 a 0, deixando a sua classificação, para as semifinais no meio caminho, após uma ótima campanha na primeira fase.

 

 

Continue lendo

Cidades

Presidente do Coren-SP participa de cerimônia de Colação de Grau da 38ª turma de Enfermagem

Published

on

A cerimônia de colação de grau da XXXVIII turma do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Sergio Cleto. A solenidade ocorreu no Auditório Miguel Reale, Câmpus II, em 9 de fevereiro.

Na oportunidade, foram entregues pelo programa Ingressa Coren as Carteiras de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

Doutor em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Sergio é ex-aluno do bacharelado em Enfermagem da instituição. “Temos a alegria em compartilhar que o atual presidente do Coren, Dr. Sérgio Aparecido Cleto, é um ex-aluno da FAI e se faz muito presente nas atividades acadêmicas do curso”, conta a coordenadora da graduação de Enfermagem, Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli.

Conforme afirma, em constante contato com a instituição de ensino, o Conselho favorece a aproximação e troca de experiências com seus representantes, alunos e egressos, oportunidade que permitiu a entrega da documentação pelos concluintes e, em poucas semanas, as carteiras profissionais na colação de grau, “cerimônia de muita alegria para a IES, formandos e familiares”.

“A importância da participação do presidente é saber que o Conselho de Enfermagem está perto da vida dos profissionais. Muitos têm a percepção do Conselho apenas como órgão fiscalizador e punitivo, porém sua atuação amplia a possibilidade de perceber uma atuação democrática e de valorização para as categorias profissionais”, destaca a coordenadora.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!