Connect with us

Cidades

ARTIGO: A história costuma se repetir na política

Publicado

em

Quando publiquei o artigo Eleições 2024 (em maio deste ano), fazendo uma retrospectiva das eleições municipais dos últimos 40 anos em Adamantina, muita gente torceu o nariz e disse que a história não iria se repetir na cidade. Nem é preciso dizer que entre os que afirmavam isso, a maioria era do grupo da situação.

Tinham tanta certeza que a eleição de 2024 estava decidida, que achavam que o maior problema seria escolher o candidato a vice-prefeito, haja vista a quantidade de pessoas que se ofereciam para ocupar o cargo na chapa deles (conheço várias). Como na política as coisas mudam da noite para o dia, esperei o tempo passar.

Quatro meses depois, publiquei o artigo Observações políticas. Nele fazia uma atualização do quadro político em Adamantina. Neste curto espaço de tempo, muitas coisas haviam tomado outro rumo e tudo indicava que a eleição estava mesmo caminhando para ser polarizada entre Alcio Ikeda e Gustavo Taniguchi.

No entanto, dava para perceber que estava surgindo um novo problema para ser resolvido pela situação. Algumas pessoas começavam criticar o pré-candidato do próprio grupo. Não bastasse, insistiam em colocar outros nomes nas pesquisas que seriam realizadas nos meses seguintes. Nem é preciso dizer que erros dessa natureza (fogo amigo) causam danos em qualquer pré-candidatura.  

De lá para cá, segundo esses mesmos membros da situação, foram realizadas três pesquisas eleitorais. Testaram vários nomes, nenhum emplacou e o cenário ficou ainda mais complicado para o grupo. Enquanto isso, as coisas estão indo de vento em popa para a oposição. Ao menos três partidos estão alinhados com a pré-candidatura de Alcio Ikeda (Podemos, MDB e Republicanos).

A propósito, pelo que observamos na apresentação da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro-PSB (partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e de Márcio França, entre outros), ocorrida no último sábado, essa sigla poderá fazer parte da forte coligação oposicionista que está sendo construída na cidade. Se isso se concretizar, estarão no mesmo grupo partidos aliados dos governos estadual e federal.

Por fim, recordemos a eleição de 2012. Naquele ano, apesar dos altos índices de aprovação de quem estava no poder, a disputa eleitoral se transformou numa luta de classes. Quando isso acontece, é macuco no embornal de quem se identificar melhor com as camadas mais populares da sociedade. Sei que existe quem não acredita nisso, mas a história costuma se repetir na política. Boas festas, caro leitor! Até 2024!

 

Publicidade

Cidades

Equipes da Escola Eudécio Luiz Vicente participam do JEESP em Praia Grande

Published

on

As equipes da E.T.C. Prof. Eudécio Luis Vicente de Adamantina (Escola Industrial), representará o município de Adamantina, nos dias 23 a 25 de junho em Praia Grande, nas finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

As equipes adamantinenses estarão participando na disputada competição nas modalidades de Voleibol Masculino e Feminino, Dama e Xadrez.

As disputas dos jogos darão classificação para os Jogos Escolares Brasileiro (JEB) que acontecerá em Recife.

“Sabemos que a nossas equipes irão encontrar dificuldade, com os adversários, mas estamos confiantes e vamos em busca da classificação, para próxima fase”, ressaltou o professor Rildo Araújo “Xapuri”.

 

Continue lendo

Cidades

Capoeiristas de Adamantina ganham cinco medalhas em Campeonato Interestadual

Published

on

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra representou Adamantina e levou cinco atletas para disputar o Campeonato Interestadual de Jaguapitã (PR), organizado pelo Mestre Corvo no último domingo (16).

Os capoeiristas adamantinenses tiveram um grande desempenho e conquistaram cinco medalhas: na categoria Master masculino – Juvêncio Pereira Rocha “Batman”, na categoria Master feminino – Edicleia Ramalho da Cruz Rocha “Pantera” e na categoria Infantil masculino – Pedro Pereira Rocha Neto “Profeta” ficaram em 2º lugar [eles são da mesma família, sendo o pai, a mãe e o filho]; categoria Profissional feminino – Suelen Rocha (3º lugar); categoria Adulto masculino – João Marcos Cipriano “Amarelinho” (4º lugar).

“Foi uma competição bastante equilibrada, com atletas de diferentes estados brasileiros, o que mostra que a Cpoeira também é um esporte de alto nível. E felizmente conseguimos levar o nome de Adamantina ao pódio por cinco vezes”, comentou Suelen.

O Grupo Estrela da Barra existe desde o ano 2000 em Adamantina – antes chamado de União da Barra – e é liderado pela mestra Sara.

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

Published

on

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves

No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da disciplina eletiva “Como melhorar o meio em vivo?”, realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Na oportunidade, os alunos também foram agraciados com uma Moção de Congratulações e Aplausos, indicada pelo vereador e supervisor de ensino, Prof. Hélio José dos Santos, subscrita por todos os demais edis.

Cumpre destacar que, a referida moção também se estendeu aos Profs. Tiago e Magali, bem como aos Srs. Paulo Alves de Araújo, Diretor da EE Helen Keller e Thiago Ribeiro Benetão, Secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), bem como aos servidores desta pasta.

Para o Prof. Hélio, “atividades e parcerias como estas, possibilitam a ampliação e do envolvimento e da aprendizagem dos nossos alunos com os conteúdos e temas inerentes ao projeto, e também despertam uma urgente conscientização destes e da população sobre a necessidade da preservação e conservação ambiental”, destaca.

Já para o Secretário da SAAMA, Thiago Benetão, “ficamos felizes em poder contribuir com esse processo. A Educação Ambiental é algo extremamente necessário no contexto global e local. Agradecemos pela parceria realizada junto à EE Helen Keller, bem como à Câmara Municipal de Adamantina, pela moção concedida à nossa Secretaria”.

Os professores Tiago e Magali destacam que, no próximo semestre haverá continuidade desta disciplina, tendo em vista a sua demanda e relevância em nossa comunidade escolar. “Acreditamos no poder da educação, e é só por meio dela que conseguiremos ter jovens protagonistas”, acrescentam.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!