Connect with us

Cidades

Estudantes do Curso de Direito são aprovados no 38º Exame da OAB

Publicado

em

A aprovação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é elemento essencial para o exercício da advocacia e, portanto, a aprovação dos futuros bacharéis e bacharelas em Direito nesta prova é um dos grandes objetivos do Curso de Direito da do Centro Universitário de Adamantina.

Para tanto, o curso dispõe de corpo docente qualificado, formado essencialmente por mestres e doutores e conta com excelente infraestrutura, disponibilizando aos discentes um acervo privilegiado de livros dos mais relevantes autores do universo jurídico no Brasil, por meio do site Minha Biblioteca, bem como firmando convênios com importantes instituições que constituem o Direito no estado de São Paulo e Brasil: Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Tribunal de Justiça (SP), Polícia Civil, entre outros.

Além disso, o curso de Direito da FAI desenvolve diversos projetos de extensão universitários, coordenados pelo Programa FAI-SOCIAL, tais como grupos de estudos em diversas áreas e, ainda, o Podcast Juridicando, transmitido semanalmente na Rádio Cultura FM 99,3Mhz e disponível em todos os aplicativos de podcast.

Este trabalho, dirigido com muita responsabilidade pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, vem produzindo grandes resultados, observados no excelente índice de alunos aprovados nos últimos exames da OAB.

Para nossa imensa felicidade, isso se repetiu no Exame nº 38, quando os alunos do 10º Termo Ana Clara Rosseto, Camila Franciosi da Silva, Joscelaine Queiroz de Alencar Mantovani, Luiz Fernando Scalon e Melo, Milena de Souza Fassina e Raíssa Nathielle da Silva, obtiveram êxito e, após a conclusão do curso, estarão habilitados a exercer a advocacia.

Para celebrar este momento de felicidade em face da importante conquista, pedimos para que nossos novos advogados e advogadas respondessem três perguntas: 1) Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas para serem aprovados no Exame da OAB? 2) Qual a importância do Curso de Direito da FAI nesta aprovação? 3) Quais as perspectivas para o futuro?

Nossos entrevistados foram unânimes em apontar como as maiores dificuldades a grande quantidade de conteúdos exigidas no Exame da OAB, o controle da ansiedade e conciliar trabalho e estudo. Para Milena, “a prova da OAB exige, além do conhecimento técnico, maturidade emocional. De nada adianta possuir conhecimento se ausente saúde mental, é como se uma complementasse a outra”.  

Já para Raíssa, “Conciliar trabalho, estágio, faculdade e estudos para o Exame da Ordem sem dúvida alguma foi a tarefa mais difícil. O que já era exaustivo sem a OAB, se tornou ainda mais”. Contudo, finaliza, ressaltando que “Todo sacrifício vale a pena quando a aprovação chega”.

Os recém-aprovados também deixaram evidenciada a importância do DIREITO FAI neste processo de aprovação. Para Joscelaine, o curso de Direito da FAI garante, aos alunos, a “oportunidade de aprender com grandes mestres, não só na faculdade em si, mas também externamente dando apoio”. Para Ana Clara, o curso foi “fundamental, durante os estudos em algumas matérias específicas, como direito penal, a voz do Dr. Ricardo Dourado, grande mestre ecoava em minha mente, um exemplo disso. Porém, vários professores foram excelentes nas disciplinas que lecionam, e consequentemente agregaram conhecimento a nós”. Luiz afirma que o forneceu “uma base sólida”.

Encerrando o bate-papo, suas perspectivas para o futuro se dividem em se dedicar a concursos públicos e à advocacia, grande objetivo de Camila: “Minhas perspectivas para o futuro são no momento concluir o curso de direito e logo em seguida investir na área da advocacia, sempre visando trabalhar alinhada aos meus princípios, com integridade, honestidade e com o intuito de ajudar o máximo de pessoas possível”.

“O curso de Direito da FAI, por meio de seu coordenador, saúda todos os aprovados e aprovadas, ressaltando nossa imensa alegria com esta importante conquista e deseja muito sucesso no transcorrer de suas carreiras profissionais”, finaliza o Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini.

 

 

 

Publicidade

Cidades

Programa Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina é apresentado em Lucélia

Published

on

Na noite de ontem (21), o Programa Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina foi o tema da formação para das mulheres que participarão da feira que acontecerá em Lucélia no dia 8 de junho.

A idealizadora da feira em Adamantina e também secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira, fez uma palestra explicando como a ideia surgiu após sua visita a feira realizada em Campinas e todas as etapas até a quarta edição, que aconteceu em março deste ano.

“Eu me apaixonei pelo projeto assim que conheci e tive a oportunidade de trazer para Adamantina. Hoje, no programa, já contamos com mais de 200 mulheres, já fizemos mais de 18 formações e, ainda, quatro descentralizadas”, relembrou.

Luciana contou toda a formação da ação desde a escolha das cores para a formação da logo, a construção dos mapas para alocação das empreendedoras, como também toda a estrutura disponibilizada.

“Este ano, além das “feiras mãe” já começamos a trabalhar com as descentralizadas que são “feiras menores” dentro de eventos e datas específicas em que as empreendedoras tem mais uma oportunidade de expor seus produtos, trocar contatos e pegar encomendas”, afirma.

A secretária ainda pontuou que em Adamantina, a feira da mulher empreendedora foi transformada em programa.

A lei aprovada visa impulsionar o protagonismo feminino por meio da regulamentação de Programa que tem se mostrado um estimulador da economia local e um caminho para a valorização e autonomia através do empreendedorismo executado por mulheres, representando, inclusive, a oportunidade para o rompimento de ciclos de dependência e violência.

O objetivo de transformar a iniciativa que já existe, em lei, objetiva regulamentar enquanto política pública para garantir às mulheres sua continuidade, o incentivo e a promoção do exercício do papel estratégico de agente do desenvolvimento, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, na garantia de plena integração social e econômica.

“A transformação em programa visa garantir que as formações e capacitações continuem. Além disso, nosso objetivo é possibilitar que cada empreendedora voe e não fique dependendo das feiras que realizamos”, concluiu.

 

 

Continue lendo

Cidades

Secretaria de Educação de Adamantina forma professores do ensino fundamental por meio do Programa Alfabetiza Juntos SP

Published

on

Foco desta iniciativa está voltado aos professores que atuam no 1º e 2º anos do ensino fundamental

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Adamantina, deu início a realização do Programa Alfabetiza Juntos SP.

O programa é uma ação do estado de São Paulo atrelado ao ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, lançado em 2023, aderido pelo município, em colaboração com o governo federal, onde o objetivo principal é garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do país.

O foco desta iniciativa está voltado aos professores que atuam no 1º e 2º anos do ensino fundamental.

A formação tem como eixos norteadores as relações entre teoria e prática dos professores, o conhecimento estético literário.

Além disso, são realizadas avaliações a fim de acompanhar a aprendizagem mediante dados relativos às aprendizagens dos estudantes realizadas ao longo do ano letivo, juntamente com o olhar para a Educação para as Relações Étnicos Raciais (ERER) e a Educação Especial.

“O programa está alinhado com as propostas e estratégias da rede municipal de ensino, visando proporcionar mais recursos teórico-práticos para o trabalho com as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas com os alunos nos primeiros anos do ciclo de alfabetização, garantindo a aprendizagem significativa e integral dos alunos pertencentes a rede municipal” concluiu Maria Angélica dos Santos Feitoza, assessora técnica do ensino fundamental e articuladora do CNCA no município de Adamantina.

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina inicia Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

Published

on

Objetivo principal garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do país

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação, deu início aos encontros do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) que tem como objetivo principal garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do país.

O projeto é parte do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, lançado em 2023, aderido pelo município, em colaboração com o governo federal. Todos os professores da educação infantil ciclo II (pré-escola) estão participando.

O LEEI é uma iniciativa de desenvolvimento profissional que adota a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material de referência.

O foco é oferecer formação continuada aos profissionais da educação infantil  Ciclo II (pré-escola) abordando oralidade, leitura e escrita para apoiar os docentes tanto teórica quanto metodologicamente, permitindo que desenvolvam práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita.

O programa leva em consideração as particularidades da primeira infância e as noções de leitura e escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, que fomentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

A assessora técnica da educação infantil, Adriana Maria Muniz Leite, juntamente com a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Maria Angélica dos Santos Feitoza, estiveram presente na formação inicial do LEEI, na ocasião ambas agradeceram o compromisso com a formação iniciada e parabenizaram os professores pelo trabalho realizado com as crianças.

“O LEEI está alinhado com as propostas e estratégias da rede municipal de ensino, visando proporcionar mais recursos teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita, respeitando os objetivos e especificidades da educação infantil,” concluíram.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!