Connect with us

Cidades

Área do futuro Parque Tecnológico de Adamantina pode ter 240.000 metros quadrados

Publicado

em


Viabilizar a implantação do futuro Parque Tecnológico em Adamantina se tornou o maior objetivo da Prefeitura do Município neste primeiro semestre de 2022, haja visto que já está ainda em negociação uma área que pode abrigar o empreendimento, de acordo com informações apuradas pelo Folha Regional.

O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento prevê a junção do loteamento onde será instalado o novo Distrito Industrial e a estrutura de Hubs de Inovação com a participação de empresas parceiras.

A área em estudo tem uma extensão de 240.000 metros quadrados – ou 10 alqueires de terra –, o que possibilita a disponibilização de aproximadamente 170 lotes de 1.000 metros quadrados.

Outro indicador da prioridade dada ao projeto tecnológico é a visita feita por Uma delegação adamantinense – formada pelo prefeito Márcio Cardim, os secretários João Vitor Marega e Sergio Vanderlei e o engenheiro Vinícius Ribeiro – ao Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP, onde existem 300 empresas vinculadas, 188.000 metros quadrados e cerca de 7 mil pessoas atuando. Participaram ainda da visita o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cervelheira, o assessor da presidência do Crea-SP, Daniel Robles e representando a OAB de Adamantina, o advogado Hélio Malheiros.

Recebidos pelo prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, eles conheceram ainda a Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia daquela cidade.

“Essa visita foi muito importante, pois possibilitou que fizéssemos os contatos e, ainda, para levarmos esse case de sucesso para o nosso município, dentro de um Parque Tecnológico que estamos estruturando”, afirmou Cardim.

Seguindo o exemplo de São José dos Campos, a proposta de viabilização do Parque Tecnológico de Adamantina terá como meta o desenvolvimento e geração de emprego e renda, transformando-se em um espaço no qual busca-se sempre a a promoção da ciência, da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo por meio do desenvolvimento das empresas e instituições vinculadas.

Cidades

Adamantina terá fórum de políticas públicas sobre o desenvolvimento urbano e econômico

Published

on

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) realiza no dia 14 de maio, em Adamantina, o “Fórum de Políticas Públicas: Conectando os problemas da cidade com os agentes de solução”, um debate sobre o desenvolvimento urbano e econômico da Nova Alta Paulista.

O evento tem o intuito de integrar gestores públicos e profissionais da área tecnológica para debater desafios dos municípios de Adamantina e região.

O encontro abordará as seguintes temáticas:

– Como a área tecnológica contribui para uma gestão integrada que oferece mais saúde, educação e investimentos para a região da Nova Alta Paulista;

– Obras de infraestrutura urbana que apoiam o desenvolvimento da cidade;

– Redução das desigualdades sociais e melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local;

– Geração de empregos e educação para profissionais da área tecnológica que desenvolvem a região;

– Cadeias produtivas que sustentam a economia de Nova Alta Paulista: agropecuária, turismo e inovação;

– Gestão de riscos e desastres: uma governança estratégica e necessária dentro da gestão municipal e regional.

Entre os convidados, já estão confirmados o prefeito de Tupã e presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP), administrador e gestor público Caio Aoqui; e o conselheiro federal suplente do Sistema Confea/Crea e Mútua pelo estado de São Paulo, geólogo Ronaldo Malheiros.

A programação acontece no Anfiteatro Fernando Paloni, na Praça Élio Micheloni (Av. Ademar de Barros, 196, centro de Adamantina, com início às 18h. A participação é gratuita.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Lojas CEM adquire terceiro imóvel e amplia projeto inicial de investimentos em Adamantina

Published

on

A Lojas CEM, que confirmou em abril sua chegada a Adamantina com a aquisição de dois imóveis na esquina da Avenida Capitão José Antônio de Oliveira com a Rua Deputado Salles Filho – do antigo auto posto Murillo e do espaço que abriu o Ministério do Trabalho – ampliou seus investimentos na cidade com a aquisição de um terceiro imóvel, na rua Deputado Salles Filho, onde funcionava uma loja/boutique. Esse novo espaço fica ao lado do antigo Ministério do Trabalho e amplia a área que vai receber a nova loja da rede varejista.

Nesta terça-feira (30), homens e máquinas trabalhando no local e flagrou o momento da demolição deste terceiro imóvel. Em abril o diretor de expansão da Lojas CEM, Eder Benito, revelou que as obras, após iniciadas, devem ser concluídas em cerca de 100 dias. Isso sinaliza que em meados de agosto/setembro a nova loja deve ser inaugurada na cidade, com previsão de serem gerados cerca de 25 empregos.

Além de fomentar a economia local, com geração de impostos e empregos, a chegada do investimento põe fim à situação da esquina onde vai ser instalada a nova loja, de dois imóveis estavam fechados há anos e impactavam todo o entorno dessa região de comércio, acrescidos agora pela incorporação de um terceiro imóvel ao projeto. Todas as negociações foram mediadas pela imobiliária Kasa Imóveis.

LOJAS CEM

Com 72 anos de mercado, a Lojas CEM tem mais de 300 unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Uma das mais recentes foi inaugurada em Osvaldo Cruz, em julho do ano passado. A rede não atua com vendas online e aposta todas as suas estratégias em lojas físicas.

Conforme seu site institucional a empresa teve seu início em 1952 como uma pequena oficina de bicicletas na cidade de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba. Com o passar dos anos o negócio evoluiu. A sigla CEM – Centro dos Eletrodomésticos e Móveis – foi escolhida em 1976 por meio de um concurso que movimentou a região.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Município aguarda demarcação dos lotes para iniciar obras de ampliação do Cemitério

Published

on

A ampliação do Cemitério Municipal está próxima de ser iniciada. Na última quarta-feira (24), em resposta ao Jornal Folha Regional, a Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento informou que “o levantamento topográfico da área foi concluído, estando aguardando a demarcação in loco dos lotes para início da execução do projeto.”

Sem espaço para abrir novas sepulturas no sistema convencional – túmulos no chão –, foi viabilizado o terreno defronte do atual Cemitério, ao lado do antigo Velório Municipal, para a implantação.

A área total mede 11.592,00 metros quadrados, segundo a Secretaria, com estimativa comportar 1.376,00 unidades de túmulos, com capacidade de 3 unidades cada, totalizando 4.128,00 novas sepulturas.

“Ainda não há uma estimativa de custos para a execução das obras, pois o Município está estudando qual o melhor método construtivo e o mais benéfico, se feito com mão de obra própria ou através de processo licitatório”, explicou a pasta.

Com base no anúncio feito na época pela Prefeitura de Adamantina, no mês de junho de 2023 a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo emitiu a licença de instalação do novo Cemitério Municipal, após apresentação do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Planejamento. A Prefeitura também já recebeu a Licença Prévia da CETESB para a utilização do espaço.

O Cemitério atual – esgotado – conta com aproximadamente 22 mil túmulos (convencionais).

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!