Connect with us

Cidades

Comunidade prestigia Corrida 5K dos Jogos Universitários 2024 no último domingo

Publicado

em

Com muita animação, preparo físico e alegria, a comunidade universitária e regional participou da Corrida 5K na manhã deste domingo, 28, no Parque dos Pioneiros, que abriram os Jogos Universitários 2024 do Centro Universitário de Adamantina. A caminhada e o ciclismo também marcaram presença para fins de promoção da saúde.

A largada e a chegada ocorreram na rua Prefeito Antônio Cescon, sendo a disputa da corrida de cinco quilômetros dividida entre a comunidade geral e a comunidade universitária (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos), com premiação para a 1ª a 3ª colocação (Geral – masculino e feminino e Comunidade FAI – masculino e feminino).

 

Também foram subdivididos por idade, com troféus da 1ª a 3ª colocação de 18 a 29 anos, homens e mulheres; de 30 a 39 anos, com classificação nas três posições no pódio conforme o gênero; de 40 a 49 anos; e acima de 50 anos.

Organizados pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), com parceria das atléticas dos cursos, os Jogos acontecem até o dia 6 de maio nas dependências do Câmpus III.

“A corrida de rua já é uma tradição do JUFAI e, sem dúvida, a modalidade mais democrática dos jogos. Nesta edição, procuramos dar maior ênfase à corrida, agendando sua realização em um domingo pela manhã, que é o dia em que provas desta natureza são realizadas em todo o mundo. Procuramos agregar uma participação mais efetiva de toda comunidade FAI e, também, dos apaixonados por corrida de rua em Adamantina e toda região”, explica o coordenador de Projetos de Extensão da Área de Humanas, Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini.

Em sua fala antes da premiação, a pró-reitora de extensão e presidente da Comissão Organizadora, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, agradeceu a participação da comunidade e adiantou sobre a exposição de fotos inaugurada na abertura desta edição dos Jogos Universitários. Trata-se do registro fotográfico realizado por estudantes de Publicidade e Propaganda do 1º Festival Esportivo APAE/FAI, promovido em novembro de 2023 por um projeto de extensão do curso de Educação Física em junção com a organização Olimpíadas Especiais Brasil.

Além de acompanhar e torcer pelos times, o público pode conferir a exposição fotográfica dos jogos esportivos adaptados para pessoas com deficiência atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Adamantina, na Quadra 1 do Câmpus III.

Os jogos são transmitidos ao vivo via Youtube da @unifaiadamantina, a partir das 19h30.

A galeria de fotos está disponível no portal do Centro Universitário de Adamantina. Mais detalhes das modalidades e tabelas em fai.com.br/junifai.

Algumas premiações

José Roberto da Silva (Runner de Pacaembu) foi o 1º colocado da categoria Geral Masculino com 17’’16”. Na categoria Geral Feminino, Josefa Zelma da Silva Gomes (Runner de Pacaembu) conquistou a 1ª colocação com 23’02”.

Na categoria feminino de 18 a 29 anos, Isabele Testa Martinez obteve destaque no pódio com 28’06”. Com 23’41”, Kelly da Silva Nunes Facião (Família Facião) foi a primeira colocada na categoria de 30 a 39 anos.

De 40 a 49 anos, Paula Mariana Spina Rodrigues, alcançou a primeira colocação com 24’05”. Na categoria 50 anos ou mais, Andréia Maria Silva Duarte (Parapuã Runners) terminou a prova com 27’16”, atingindo o primeiro lugar do pódio.

No masculino de 18 a 29 anos, Cassio Nakaoka Vicentini finalizou a corrida com 19’57”. De 30 a 39 anos, Andherson Roberto de Oliveira (Farofeiros Runners/Fast) foi quem completou a prova em menos tempo na categoria, com 18’42”.

Na categoria de 40 a 49 anos, Odair José de Souza Castro (Crazy4Run), com 19’31”, obteve destaque no pódio. Acima de 50 anos, Edvaldo Rodrigues (Corinthians) com 19’07”.

Já na categoria Comunidade FAI – feminino, Maria Gabriela Cararo Cabral conquistou a primeira colocação com 25’16”. E Comunidade FAI – masculino quem levou a melhor foi Mauricio da Silva, do curso de Educação Física, com 19’11”.

 

 

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!