Cerca de um mês atrás [19 de fevereiro], durante fortes rajadas de vento, uma grande árvore caiu em cima de um carro estacionado na Rua Valentim Borro, no Jardim Adamantina. O fato chamou a atenção para as diversas árvores espalhadas pela cidade e que aparentemente oferecem risco.
Nesta semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente revelou que fará estudos para avaliar a situação. “Realmente é muito perigosa essa questão”, disse o secretário Luiz Henrique Fernandes em entrevista ao Grupo Joia de Comunicação. Em seguida, revelou ser um trabalho que já está dentro do plano de atuação da SAAMA.
“Temos que fazer uma vistoria bem apurada com relação a essas árvores, para poder estar identificando e extraindo aquelas que estão condenadas e fazer o replantio. Existe uma gama de árvores que poderia ser utilizada, com a copa boa para fazer sombra, que não tenham raízes muito agressivas para estragar a calçada e, se possível, não muito alta para não chegar até a rede elétrica. O tipo perfeito é difícil encontrar, mas existe espécies com características mais apropriadas para a área urbana”, acrescentou.