Connect with us

Cidades

Educação Municipal de Adamantina tem avanço no IDEB

Publicado

em

A Educação Municipal de Adamantina alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, divulgado dia 14 de agosto pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano).

O IDEB 2021 era 6,3, menor do que o anterior (2019) que era 6,8. Essa queda de 2019 para 2021 é reflexo das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, que afetaram diretamente o ensino presencial. Já o novo indicador de 2023, divulgado semana passada, mostra recuperação da educação municipal na pós-pandemia.

Trajetória do IDEB da rede municipal

2005: 4,9

2007: 5,5

2009: 5,7

2011: 6,1

2013: 5,7

2015: 6,6

2017: 6,9

2019: 6,8

2021: 6,3

2023: 6,5

Considerando o período anterior, o número de 2023 é positivo, mas ainda fica abaixo ao período que antecedeu a pandemia. O melhor índice foi em 2017, quando foi alcançado o Ideb 6,9, o maior da série histórica, e desde então regrediu, com nova recuperação ano passado.

Procurada para comentar esse novo cenário, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina pontuou três núcleos: resiliência na recuperação, base sólida e comprometimento da equipe. “A melhoria vem da continuidade do trabalho através da análise constante dos dados de forma minuciosa, formação docente para garantir as melhores estratégias didático pedagógicas e acompanhamento de toda a ação”, destacou o órgão municipal.

Sobre resiliência na recuperação, a Secretaria observou que a queda de 2019 para 2021 foi significativa devido à pandemia, mas a recuperação para 6.5 em 2023 mostra que houve um esforço coletivo para reverter esse cenário. Isso indica que a comunidade escolar tem capacidade de adaptação e superação.

Quanto à base sólida, pontuou que a nota de 6.8 em 2019 demonstra que a rede já possuía uma base forte. “Retomar essa nota é uma meta alcançável, pois os fundamentos para um ensino de qualidade já estão presentes”, observa.

Já em relação ao comprometimento da equipe, a Secretaria frisou que o fato de ter conseguido melhorar mesmo após um período tão desafiador sugere que há uma equipe comprometida e disposta a trabalhar por resultados melhores.

REDE MUNICIPAL

Em Adamantina o ensino fundamental público é realizado pelas escolas municipais Emef Navarro de Andrade, Emef Eurico Leite de Moraes (Jardim Adamantina) e Emef Teruyo Kikuta (Vila Jardim), que atendem mais de 1.200 alunos. Duas delas – Eurico e Teruyo – passam por obras de ampliação, com o projeto de expandir o ensino em período integral. O atual ano escolar tem 200 dias letivos divididos em 4 bimestres.

 

 

Publicidade

Cidades

Hoje tem três grandes confrontos Copa FAI de Futsal de Adamantina

Published

on

Jogos equilibrados que trazem as emoções aos esportista e torcedores de adamantinenses vibrarem a cada rodada. São as emoções da disputada 17ª edição da Copa FAI de Futsal de Adamantina e Região, que chega a sua penúltima semana de disputa, na segunda fase.

Três confrontos estão marcados para acontecer na noite desta segunda-feira (17) no Ginásio de Esportes Paulo Camargo de Adamantina, pela segunda fase.

No primeiro confronto às 18h30, Os Quaiados F.C. / Comercial Aguapeí/ Hot Top Lanches/ Marcos Construtor/ Alencar Encanador enfrenta o CW Motos Adamantina/ Zé Gordo Autopeças/ JW Conveniência.

No segundo S. E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Chikão Frutas/ Marcos Construtor/ NM Instalações Elétricas/ Autopeças SS enfrenta o PSG/ Salmourão

No complemento da rodada Os Primos F.C./ Laís Pré Moldados/ Empório da Linguiça/ Dr. Fernando Emed Jacinto/ Delicios Lanches, enfrenta o Parque Iguaçu F.C./ Tavone Transportes/ Recanto dos Animais/ HB Autopeças/ Marcos Construtor/ Recanto Feliz.

ARBITRAGEM

Paulo César Almeida “Yogue”, Marcos Nunes “Schaquil ” e Claudemir Brambila “Galeão”

(Osvaldo Cruz)

ORGANIZAÇÃO

Selar/ Adamantina

APOIO

Prefeitura de Adamantina e FAI

 

Na foto, o experiente jogador Dione do time do Os Primos F.C.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Três grandes jogos, na abertura da segunda fase da Copa FAI de Futsal de Adamantina

Published

on

Com um desempenho bem melhor em quadra do que aconteceu com a equipe da 1° fase, a equipe do Parque Iguaçu F.C/ Tavone Transportes/ Recanto dos Animais/ HB Autopeças/ Marcos Construtor mostrou sua força e saiu com o resultado importante no início da 2ªfase da 17ª edição da Copa FAI de Futsal de Adamantina.

Os comandados do presidente Rubira venceu o bom time do CW Motos/ Zé Gordo Autopeças/ JW Conveniência por 4 a 3. Com destaque para o pivô biriguiense Felipe Loli, que marcou os 4 gols com muito oportunismo.

HOOKAH VALEM E R3 BAMBOO VENCE

A rodada de abertura da 2ª fase realizada na sexta-feira (14), no Ginásio de Esportes Paulo Camargo, teve ainda as vitórias da S.E. Hookan Valen e R3 Bomboo F.C.

A S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede/ Chikão Frutas/ Marcos Construtor/ NM Instalações Elétricas/ Autopeças SS, com dois gols marcados pelo luceliense Ryan Carvalho, nos minutos finais venceu de virada o Pedalada Futsal/ Bassan Alimentos.

Já o time do R3 Bamboo F.C./Frizan também conquistou uma vitória importante, com os gols de Evinho e Nader venceu por 2 a 1, o PSG/ Salmourão.

ARBITRAGEM

Paulo César Almeida “Yogue”, Marcos Nunes “Schaquil” e Claudemir Brambila “Galeão”

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina totaliza 115 casos positivos de Covid em 2025

Published

on

Diante dos constantes comentários sobre elevação do número de casos de Covid-19, a reportagem do Jornal Folha Regional solicitou informações à secretaria de Saúde quanto a atual situação da doença no município.

Segundo os dados enviados na última quinta-feira (13), Adamantina totaliza 115 positivos em 2025.

Ao detalhar os números apresentados pela Saúde Municipal, verifica-se que fevereiro foi o mês com maior registro, tendo 78 confirmações. Janeiro somou 26. E março, até a presente data, contabiliza 11 casos.

As notificações, conforme o levantamento, chegaram a 360, sendo 65 em janeiro, 233 em fevereiro e 62 em março. Desse montante, foram contatados negativos 245 suspeitos.

Apesar do controle da doença no município, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados básicos à população para que não haja um aumento preocupante dos casos positivos.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas