O serviço de ressonância magnética da Examina Diagnósticos, em Adamantina, está ativo desde a segunda quinzena de maio para pacientes particulares e convênios, e iniciou na segunda-feira (1º) o atendimento a pacientes SUS. A realização dos exames a pacientes da saúde pública cria uma nova facilidade para moradores de Adamantina e região. A oportunidade passa a ser oferecida após a pactuação dos serviços e a parceria da Examina com a Santa Casa de Adamantina na Providência de Deus.
Para acessar os serviços o morador deve aguardar o agendamento, que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente é atendido com data e horário marcados, com praticidade, conforto e toda a orientação da equipe. No exame são geradas as imagens do diagnóstico e o laudo pelo profissional habilitado.
O equipamento de ressonância magnética em Adamantina é um Canon Vantage Elan 1,5 Tesla. Conforme destaca o fabricante, o aparelho possui um túnel menor que proporciona maior conforto para o paciente, com baixo ruído durante a realização do exame e qualidade de imagem excepcional. Tem capacidade de realizar até 30 exames diariamente.
A ressonância magnética é uma ferramenta poderosa na medicina moderna, permitindo diagnósticos precisos sem o uso de radiação. O exame é seguro e proporciona imagens detalhadas que auxiliam médicos e pacientes na compreensão e tratamento de diversas condições de saúde.
É um exame de imagem avançado que utiliza um poderoso campo magnético, ondas de rádio e um computador para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo. Diferente dos raios-x e da tomografia computadorizada, a ressonância magnética não usa radiação ionizante, tornando-a uma opção mais segura para os pacientes.