Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Atletas de Adamantina viajam para participar dos Jogos Regionais em Ourinhos

17 de julho de 2025

Batalha Afro Urbana movimenta pista de skate neste sábado (19) em Adamantina

17 de julho de 2025

Adamantina recebe “Circuito ifood de Corrida” no próximo dia 27 de julho

17 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
  • Home
  • Buy Now
Home»Cidades»BOVINOCULTURA DE CORTE: Pecuaristas de Adamantina participam de painel sobre novas tendências da pecuária
Cidades

BOVINOCULTURA DE CORTE: Pecuaristas de Adamantina participam de painel sobre novas tendências da pecuária

AdamantinaNETPor AdamantinaNET11 de julho de 20240
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A bovinocultura de corte paulista está se adaptando. Além da crise do preço da arroba, questões climáticas que afetam grandemente desde a produção a pasto, fez com que os pecuaristas buscassem novos rumos e mercados nas cidades de Adamantina e Itapetininga, segundo os levantamentos dos painéis de custos de produção realizados pela Confederação Nacional de Agricultura com apoio técnico do pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Já em Tupã, mesmo com a diminuição na margem de lucros por conta do reforço na suplementação mineral, a cria de bezerros para venda continua sendo a principal atividade.

Segundo o assessor técnico Thiago Rocha, o projeto Campo Futuro intenciona conhecer a realidade dos custos de produção das atividades agropecuária, levando em consideração uma propriedade modelo na região. Os painéis acompanham séries históricas das cadeias produtivas nas diversas regiões e tem como principal produto verificar a rentabilidade das atividades rurais. No caso de Adamantina, a opção dos pecuaristas foi a recria e engorda de fêmeas, enquanto em Itapetininga a produção e venda de garrotes, com até 14 meses, passou a ser a principal atividade.

“Esses painéis são importantes para que possamos identificar os desafios enfrentados pelos pecuaristas e as soluções por eles encontradas. As discussões que surgem nos painéis nos ajudam a entender em que momento se encontra a atividade na região. Essas informações são importantes para o planejamento e tomada de decisão dos produtores quanto ao futuro da atividade”, afirmou Rocha.

Os técnicos do CEPEA/ESALQ-USP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participaram por videoconferência. Para o presidente da Faesp, Tirso Meirelles, esse trabalho ajuda a conhecer melhor o campo paulista e como ele tem se adaptado aos desafios. Painéis como esses, ouvindo produtores locais e construindo as planilhas de custos x desempenho, ajudam a explicar a evolução das cadeias produtivas e como elas se desenvolvem em cada região.

“Conhecer a realidade do campo é essencial para que possamos pleitear políticas públicas específicas para cada região, desenvolvendo a economia local e atendendo às demandas dos produtores. Sabemos da importância da agropecuária paulista na construção de uma economia nacional sólida e vamos trabalhar para aumentar cada vez mais a nossa participação no mercado nacional e nas exportações. Para isso, é essencial que tenhamos a real noção do que temos a oferecer em cada região”, concluiu Meirelles.

Pelos dados da CNA, apresentados nos painéis, a pecuária paulista demonstra sua sustentabilidade na adaptação às perspectivas de novos mercados. Nas três cidades, as propriedades escolhidas como modelo, reforçaram a busca constante da qualidade dos animais e a melhoria genética do rebanho.

 

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Por Faesp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorRessonância magnética realiza atendimentos particulares, convênios e SUS
Próximo artigo Assembleia de Deus realiza congresso UMADCA com 1500 jovens

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2025 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.