Objetivo é qualificar até o final do ano 90 profissionais
Aconteceu na manhã de hoje (25), a solenidade de lançamento do Programa “Adamantina Qualifica”, que é uma iniciativa da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa oferecer cursos profissionalizantes conforme a demanda necessária.
O programa ainda busca além de oferecer os cursos, vai também treinar os candidatos para que consigam passar pelas entrevistas e a como fazer um currículo.
Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa conta com o Fundo Social de Solidariedade, Sebrae e o CENAIC como parceiros.
Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, pontuou que o desenvolvimento econômico consiste tanto em grandes empresas como também lançar a semente para que mais profissionais entrem no mercado de trabalho.
“Ao todo, vamos capacitar 90 pessoas que poderão participar do fluxo completo desde o curso, passando pelas oficinas de currículo e de entrevista e depois com o Bolsão de Currículos lá do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)”, explicou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, afirmou que ela adorou ter ido trabalhar no Fundo Social. “Ali, temos a oportunidade de ensinar pessoas a trabalhar e criar oportunidades, permitindo que elas tenham orgulho de acordar todos os dias para trabalhar”, garantiu.
Renato Capobianco, diretor do CENAIC e parceiro do programa, contou que o CENAIC está há 17 anos em Adamantina e que é um prazer poder participar da iniciativa. “Vamos além da capacitação trabalhar a habilidade comportamental dos participantes”, garantiu.
Por sua vez, o Sebrae atuará com o objetivo de trazer a importância da formalização para os profissionais que pretendem atuar como empreendedores.
Gustavo Andrade, coordenador do programa, contou que o PAT é a ponte entre a empresa e o trabalhador.
“Temos um fluxo, onde o PAT colhe os dados e essa iniciativa surgiu a partir de um estudo das vagas que são menos preenchidas, seja para celetistas ou profissionais liberais. Vamos atender as demandas das empresas para qualificar e inserir no mercado os participantes”, assegurou.
O prefeito Márcio Cardim disse “que essa iniciativa visa possibilitar que as pessoas aprendam a “pescar”. “Não queremos ficar dando peixe, mas que as pessoas encontrem meios para obter seu próprio rendimento”, garantiu.
Confira o cronograma dos cursos
Julho
- Curso: Barbearia – 36 horas
- Capacidade de até 15 alunos.
Agosto
- Curso: Designer de Sobrancelhas – 16 horas
- Capacidade de até 15 alunas.
Setembro
- Curso: Operador de Caixa – 12 horas
- Capacidade de até 15 alunos.
Outubro
- Curso: – Garçom – 10 horas
- Capacidade de até 15 alunos.
Novembro
- Curso: – Instalação e Manutenção de Ar Condicionado – 15 horas
- Capacidade de até 15 alunos.
Dezembro
- Curso: – Cuidador de Idosos – 50 horas
- Capacidade de até 15 alunos.
Inscrições
As inscrições para os cursos serão efetuadas mês a mês conforme o cronograma. Os interessados já podem registrar o interesse pessoalmente no CENAIC.
É necessário levar documentos pessoais e comprovante de endereço. As vagas são destinadas apenas aos moradores de Adamantina.
Serviço
O CENAIC em Adamantina funciona na Alameda Fernão Dias, 751 – Centro. O telefone para contato é (18) 3522-4199.