Connect with us

Cidades

Curso de Agronomia do Centro Universitário inicia o ano letivo com aula magna

Publicado

em

Fazendo parte das atividades de recepção dos alunos ingressantes do ano de 2024 do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina, a coordenação programou uma Aula Magna, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, quarta-feira, no Auditório Miguel Reale, com início às 19h30.

O evento contará também com a participação dos alunos veteranos, permitindo assim maior integração entre os mesmos. Trata-se de uma aula inaugural do curso, onde uma personalidade com representatividade em sua área de atuação é convidada para enviar uma mensagem aos alunos ingressantes. Neste ano, foi convidado Alexandre Ricardo Altrão, engenheiro de produção, sócio e diretor executivo da Agrofértil /CRIALT, que abordará a temática “Agronegócio e Agronomia: evidência nacional”.

O Engº Alexandre possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É proprietário da Crialt – Agrofértil (Distribuição de Insumos Agrícolas), sócio fundador das empresas: CTEC – Agricultura de Precisão, CRT Peanuts – Cerealista de Amendoim, Cicllo Agro: Corretora de Seguros Agrícolas, Diretor Presidente da Goplan Agronegócios S.A. e produtor rural, explorando as culturas de amendoim e seringueira.

O evento será aberto tanto para os alunos do curso quanto para a comunidade em geral.

“A escolha do tema se deu em razão da importância desse assunto dentro da área agronômica, uma vez que o agronegócio é um dos segmentos econômicos de maior evolução e capacidade de gerar riquezas. Em 2022, o agronegócio foi responsável por 25% do PIB brasileiro, exercendo um papel fundamental para o Brasil. Este tipo de evento é muito importante, pois além de integrar os alunos ingressantes com os alunos veteranos do curso, serve também para mostrar os diversos segmentos que o engenheiro agrônomo possa atuar”, ressalta o coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli.

Cavichioli ressalta que a escolha do nome para abordar o tema se deu em razão do Engº Alexandre estar envolvido diretamente com o setor, possuindo empresas que atuam no ramo do agronegócio, ser produtor rural e estar estabelecido em nosso município e região.

 

Publicidade

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora registra 36 novas participantes

Published

on

A Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina vai completar um ano. Para celebrar a data, a 4ª edição da programação acontecerá no dia 9 de março a partir das 16h na Estação Recreio. 

 
As inscrições foram abertas na última semana e 108 garantiram a participação. Do total, 36 participam pela primeira vez, o que indica um percentual de 34,5%.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira, a participação de novas empreendedoras demonstra que a feira é um espaço democrático.

“Entre as inscritas, tivemos empreendedoras que estão buscando um espaço desde as outras edições e não conseguem devido à alta demanda. Além da feira mãe, ainda temos oportunizado a presença delas nas feiras descentralizadas ”, afirma.  

As empreendedoras do segmento do artesanato lideram as inscritas, sendo aproximadamente 52% do total. As mulheres que trabalham com vestuário também marcam presença, assim como as que trabalham com beleza e bem-estar.

Na feira, ainda poderá ser encontrada empreendedoras que revendem produtos dos mais variados tipos bem como acessórios.


“Temos visto que a programação tem dado resultado para as empreendedoras que além da feira continuam fazendo negócios no pós-feira”, comenta Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.
As participantes, assim como nas edições anteriores, terão uma semana de formação. Desta vez, a temática abordada terá como foco a realização das vendas.

Programação
Além da feira, a programação ainda conta com diversas apresentações culturais. As crianças que integram o Projeto Capoeira do Bem, financiado pelo CMDCA, com a professora Suellen Rocha, estarão presentes. Haverá ainda uma apresentação da capoterapia com o professor Lucas Nóbrega.

Haverá ainda uma apresentação de ballet que terá como tema “Danças Folclóricas – Brasil, França, Itália e Espanha”. A jazz band Los Kandagos também estará presente e pela primeira vez na feira estarão presentes o DJ Maicon Nery e a Banda Aero Vinil.

Continue lendo

Cidades

Partidas acirradas marcam a abertura da 16ª Copa de Futsal Selar/Adamantina

Published

on

Com a presença de um bom público, que esteve presente no Ginásio de Esportes Paulo Camargo de Adamantina, acompanhou três grandes duelos.

A primeira rodada de abertura da melhor e mais organizada competição de futsal da bola pesada da região da alta paulista a 16° Copa Regional de Futsal Selar/Adamantina, teve muitos gols e jogos acirrados.

Os confrontos que foram realizados na segunda-feira (19), marcaram os seguintes resultados:

-Na primeira partida da noite a equipe do Império do Corte F.C/Indaiá venceu por 4 a 0, o Rangers Rovers F.C./ Irma Lanches.

-Já na segunda o atual campeão, S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Nova Foto e Ótica/La’Brizza/ Desmonte SS/ Marcão Autopeças estreou com grande vitória, por 4 a 1 o Dell Lucélia/ NM Instalações Elétricas. Destaque para o jogador Dudinha, que marcou duas vezes.

-Encerrando a primeira rodada, em um jogo acirrado, as equipes CW Motos/ Autopeças Zé Gordo/ Fit Cosméticos e Parque Iguaçu/ Tavone, proporcionou um grande espetáculo ao público presente, ao empatar 3 a 3. Com o CW Motos, fazendo seu gol de empate no apagar das luzes e segundos.

ARBITRAGEM

Marcos Nunes e Claudemir Brambila (Osvaldo Cruz)

SEGUNDA RODADA

Nesta quarta-feira (21), mais três jogos valendo pela segunda rodada no Ginásio de Esportes Paulo Camargo ás 19h30. Confira:

-Pedalada Futsal X Adamantina City

-Mais Eletronica/ Dudabelle X E.C. Entre Amigos

-Guarani Capaz X Óticas Bamboo Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Selar Adamantina Ronaldo Dutra “Tuiuiú” (Secretário de Esportes) e Luciano Netto (Diretor)

APOIO

Prefeitura Municipal – Prefeito Marcio Cardim

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!