Connect with us

Cidades

Boas práticas: Justiça participa de ações em escolas públicas de Adamantina, Flórida Paulista e Pacaembu

Publicado

em

As comarcas de Adamantina, Pacaembu e Flórida Paulista participaram, nos últimos dias, de palestras para a formação continuada de docentes sob a perspectiva da educação antirracista. A ação, uma parceria do Judiciário com o Ministério Público e as Secretarias de Educação, tem como objetivo contribuir para o debate da questão racial no ambiente escolar. Os participantes se reuniram na Escola Técnica Estadual (Etec) de Adamantina, em 22 de janeiro; na Escola Municipal de Ensino Fundamental I (Emef) Manoel Teixeira Júnior (Pacaembu), em 6 de fevereiro; e no anfiteatro da Secretaria de Educação de Flórida Paulista, em 7 de fevereiro.

Nos três dias, cerca de 600 professores de 27 escolas da rede municipal receberam treinamento da psicoeducadora Denise Alves Freire. Foram realizadas palestras sobre educação antirracista, práticas reflexivas e outras atividades. Os secretários de Educação Osvaldo José (Adamantina), Patrícia Mayumi (Pacaembu) e Carmen Lopes Paschoaleto (Flórida Paulista) fizeram as exposições iniciais e os juízes Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara de Adamantina; Luciana Amstalden Bertoncini, da 1ª Vara de Pacaembu; e Rodrigo Antonio Menegatti, da 2ª Vara de Pacaembu, acompanharam os trabalhos, assim como os promotores de Justiça Marlon Roberth de Sales e Samuel Camacho Castanheira.

A juíza Ruth Duarte Menegatti explica que a iniciativa foi idealizada em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e contribui para evitar a violência contra crianças e adolescentes, além de oferecer benefícios para a aprendizagem. “A formação apresentou sugestões de ações, promovendo reflexões sobre o repertório sociocultural com a valorização e o reconhecimento das contribuições dos negros e indígenas na formação popular brasileira”, afirma.

 

 

Publicidade

Cidades

Adamantina e região recebem Comissão Semadoras do Agro nesta quarta-feira

Published

on

Evento, em parceria com o sindicato rural e o SEBRAE, é voltado para ações de estímulo ao empreendedorismo feminino no campo

 

As produtoras e trabalhadoras rurais de Adamantina e região terão um evento importante nesta quarta-feira (17/04). Comemorando dois anos de muito trabalho, a Comissão Semadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o SEBRAE e o sindicato rural, levará à região ações de estímulo ao empreendedorismo feminino no campo.

A abertura será feita pelo presidente do Sindicato Rural de Adamantina, José Carlos Tiveron, pelo prefeito de Mariápolis, Ricardo Mitsuro Watanabe, e o gerente do SEBRAE-SP – Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante. A vice-presidente da Comissão, Juliana Farah, apresentará a palestra “Protagonismo Feminino: Do empreendedorismo ao acesso a crédito no campo”, enquanto a coordenadora executiva das Semeadoras, Adriana Menezes, falará das ações desenvolvidas pela FAESP em prol das mulheres.

“Estamos comemorando dois anos de muito sucesso do projeto e lançamos novos desafios. As mulheres estão respondendo ao trabalho e procurando o Senar-SP, por exemplo, para novos cursos. Houve um crescimento de 10% na participação feminina, mostrando que as mulheres estão ocupando seu lugar de direito no agronegócio”, frisou Juliana Farah.

Haverá ainda a palestra online “Amar é se Cuidar”, ministrada por Ana Eliza Angeliere, e a analista de negócios do SEBRAE-SP, Fabíola Neias, fará a apresentação “Descubra-se”. O Banco do Povo estará prestando atendimento às produtoras durante o evento.

SERVIÇO 

Mulheres, descubram-se no Campo 

Local: Centro Comunitário

End.: Rua Rui Barbosa, 1008 – Centro – Mariápolis

Data: 17/04

Hora: 18h

Informações e inscrições: 

Sindicato Rural: 18 3521-2571

SEBRAE: 18 99815-9080 (Whatsapp)

Inscrições pelo link 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

De Adamantina, Izabela Rodrigues e Lucas Marcelino estarão no Ibero-Americano de Atletismo em Cuiabá

Published

on

O atletismo do Brasil terá 90 atletas (45 no feminino e 45 no masculino) na disputa do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, de 10 a 12 de maio.

Entre os competidores convocados nesta segunda-feira (15) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) estão dois adamantinenses: Izabela Rodrigues da Silva, do IEMA/SP no lançamento do disco, e Lucas Marcelino dos Santos, do Pinheiros-SP no salto em distância. Veja aqui a lista completa com os nomes dos 90 atletas.

Conforme a CBAt, o Ibero-Americano reúne a cada dois anos países ibero-americanos mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Um total de 25 países já se inscreveram.

Será a primeira vez que o centro-oeste recebe a competição que no Brasil já foi realizada em Manaus (1990), Rio de Janeiro (2000), São Paulo (2014) e novamente Rio de Janeiro (2016), que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição do Ibero-Americano foi realizada em 1983, em Barcelona (Espanha).


Continue lendo

Cidades

Relatos de demora na realização de exames de imagem viram tema de questionamento na Câmara

Published

on

Por consequência de relatos de pacientes, foi apresentado na última sessão ordinária da Câmara Municipal o Requerimento nº 039/2024, que questiona o tempo para a realização de exames na rede municipal de saúde.

No documento, o vereador Antônio Leôncio “Bigode da Capoeira” cobra os motivos pelo quais tem havido atraso em exames de imagem, principalmente de ultrassom.

“Segundo os pacientes, a realização tem demorado muito, chegando às vezes há mais de três anos de espera”, revela o legislador após ouvir usuários do sistema municipal de saúde.

Com a aprovação unânime do plenário, o Requerimento foi encaminhado à Prefeitura de Adamantina e à Secretaria de Saúde para resposta.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!