Connect with us

Geral

ARTIGO: Uma dura realidade

Publicado

em

“Quase um mês depois de sua morte, assistimos a um singelo caso de gratidão que os animais têm por quem os respeita.”

 

Dona Rosalinda (nome fictício) morava numa casinha de madeira no inicio da Rua Joaquim Luiz Vian, perto da linha de trem. Era casada com Seu Antônio (nome fictício), com quem dividia uma aposentadoria de 200 reais, fruto de mais de 40 anos de trabalho do marido. Desse dinheiro, 140 reais iam para o aluguel, água, luz e gás. Com o restante, o casal comprava comida e pagava a farmácia. Mesmo assim, dona Rosalinda pouco reclamava da vida e fazia o milagre da multiplicação para bem cuidar dos vira-latas Pingo e Pichula e do gato Frederico.

Ela se orgulhava de dizer que, por não ter conseguido realizar o sonho de ser mãe, adotara uma criança, a quem criara com muito amor. Mas pouco falava desse filho. Quando comentava, dizia que estava com saudade e que ele morava em São Paulo. Os vizinhos estranhavam o fato de ele não visitar a mãe e viam nisso um mistério.

No inicio deste ano, as dúvidas tiveram fim. Certa manhã, dona Rosalinda foi à casa de uma amiga e, aos prantos, disse que perdera a vontade de viver, porque seu filho havia sido preso quando tentava furtar um carro em São Paulo. Para surpresa da amiga, ela confessou que fora seu filho que havia cometido o bárbaro assassinato de um cortador de cana, há dois anos, um crime que comovera toda cidade.

A partir daí, dona Rosalinda mostrava uma enorme tristeza, que provocava muita compaixão dos vizinhos. Agora, na última Sexta-Feira Santa, aconteceu uma tragédia. Dona Rosalinda, que sofria de ataques epilépticos, ao preparar o almoço, teve uma crise e caiu em cima do fogão, onde, dramaticamente, permaneceu sendo queimada até recuperar os sentidos. Foi quando, com as vestes em chamas, saiu correndo para o quintal, gritando por socorro. Seu Antônio, de imediato acudiu a esposa e pediu ajuda aos vizinhos, que, depressa, ligaram para os bombeiros. Em minutos, ela foi levada para a Santa Casa.

Por recomendação médica, dona Rosalinda foi para UTI. No sábado, quando os vizinhos foram visitá-la, perceberam uma impressionante lucidez naquela mulher que sofrera tão grave acidente. Ela mostrava muita preocupação com o marido e com seus animais. Mas, no domingo, dona Rosalinda foi transferida para Marília, onde, no anoitecer da segunda-feira, faleceu.

Hoje, quase um mês depois de sua morte, assistimos a um singelo caso da gratidão que os animais têm por quem os respeita. Todo dia, num ritual que só Deus pode explicar, os vira-latas Pingo e Pichula vão à mercearia do Brambila, na Rua Dois de Abril, onde dona Rosalinda fazia suas compras, procurar aquela que tão bem cuidara deles.

Esse fato não só serve de reflexão para nós, como também representa um alerta para as pessoas que atuam na assistência social na cidade, já que existem muitas donas rosalindas na periferia de Adamantina a espera de uma ajuda.

Obs: Publiquei este texto, pela primeira vez, em 17 de maio de 2003. A história narrada nele é verídica, e, na época dos acontecimentos, comoveu a maioria dos adamantinenses. Há muito tempo não temos mais dona Rosalinda nem os animaizinhos de estimação dela, no entanto eles continuam vivos na memória de quem os conheceu.

 

 

Publicidade

Geral

ARTIGO: Província e mais um final de ano chegando…

Published

on

“Um alegre Natal / E um feliz ano novo / Vamos esperar que seja um bom ano / Sem sofrimento” (John Ono Lennon)

 

By seb@r.

 

Mais um final de ano chegando nos quatro cantos deste PLANETA, porém, como a PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA está neste contexto, faz-se necessário muito mais do que uma simples reflexão crítica sobre tudo e todos/as…

Porém, como sempre, os ditos com seus ditos, acabam dando o AR DA GRAÇA de um jeito ou de outro, considerando que a IRONIA, ainda é a melhor alternativa para o atual CENÁRIO PROVINCIANO…

Não se pode deixar de lado aquela TURMA que continua no tal QUARTO ESCURO, tendo em vista o RESULTADO DAS ELEIÇÕES para o EXECUTIVO E LEGISLATIVO PROVINCIANO, todavia, cada qual se vira como pode e ponto quase final…

Dizem que o NÚMEROS NÃO MENTEM, assim, todos/as aqueles/as que perderam as respectivas VAGAS, estão mais do que motivados para tal REFLEXÃO CRÍTICA, também, isso é, se conseguirem, fazer a famosa MEA CULPA…

Mas, acredito que tais CONSELHOS não serão levados a sério pela turma que prefere continuar no QUARTO ESCURO, todavia, QUEM AVISA, dizem, AMIGO É…

Apenas pra reforçar, também, DECLARAR O VOTO para o EXECUTIVO PROVINCIANO, como nos textos escritos antes da realização das ELEIÇÕES, a tecla acionada e efetivada foi EM BRANCO…

Portanto, assim que o NOVO MANDATÁRIO assumir o comando do EXECUTIVO com sua equipe de apoio, estarei, como sempre nestes últimos anos, OBSERVANDO as idas e voltas deste time que assume em janeiro de 2.025, porém, sempre que possível, ESCREVENDO os artigos OPINATIVOS by seb@r…

No mais em meio ao tudo de menos, o NATAL e o ANO NOVO ANO estão batendo nas PORTAS PROVINCIANAS, desta forma, tudo pode SE DA PAZ, porém, TODO CUIDADO É POUCO com quem está saindo deste lado para o outro lado, também, com quem está entrando neste CENÁRIO PROVINCIANO…

Ah! Quanto aos NOMES EFETIVADOS para compor o próximo MANDATO DO LEGISLATIVO, deve-se considerar que as tais RAPOSAS POLITIQUEIRAS continuam na área, todavia, entram NOVO/AS NOMES neste BALAIO e tudo indica que o NOVO GESTOR e equipe, estará com APOIO da MAIORIA deste LEGISLATIVO…

Por isso e mais aquilo, SE VOCÊ PENSA QUE TÁ RUIM, PODE PIORAR…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

 

 

e-mail: [email protected]

 

 

Continue lendo

Geral

Empresa realiza transbordo de GLP na SP-225 após acidente com caminhão-tanque; motorista morreu

Published

on

Uma empresa especializada realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o transbordo da carga de gás GLP de um caminhão-tanque que tombou na rodovia João Baptista Cabral Renó (SP-225), próximo ao quilômetro 298, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), nesta quarta-feira (30).

O motorista do veículo, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi velado nesta quinta-feira em Curitiba (PR), onde será sepultado.

O transbordo de aproximadamente 23 mil quilos de GLP seguiu os protocolos de segurança devido ao risco de explosão.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária responsável pela rodovia e de uma empresa especializada em manejo de cargas perigosas estiveram no local, e foi necessário isolar uma área de 800 metros ao redor do veículo para garantir a segurança.

No início da tarde, o trânsito foi parcialmente liberado para aliviar o congestionamento, que chegou a 10 km em ambos os sentidos.

O tráfego foi novamente bloqueado por aproximadamente 20 minutos para o término da transferência da carga e remoção do caminhão. O tráfego já flui normalmente no local.

Continue lendo

Geral

Idoso morre após explosão no quintal de casa no interior de SP

Published

on

Um idoso morreu no Hospital Estadual de Bauru (SP) nesta segunda-feira (28) após não resistir aos ferimentos causados por uma explosão em sua chácara, em Pederneiras (SP).

De acordo com a Polícia Civil, as circunstâncias da explosão ainda estão sendo investigadas e o inquérito será instaurado, mas a suspeita é de que a vítima possuía uma fábrica caseira de velas.

No local, no Jardim Recreio Lago dos Paturis, foram localizados vários sacos de parafina e cinco botijões de cozinha dentro da piscina da chácara.

O Corpo de Bombeiros realizou a contenção das chamas e a vítima, Antonio Carlos Francisco, de 70 anos, foi socorrido e encaminhado para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Pederneiras. Posteriormente, ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Bauru, onde morreu.

O sepultamento do corpo de Antonio foi realizado no Cemitério da Saudade nesta terça-feira (29), em Bauru (SP).

Continue lendo

Mais Lidas