Connect with us

Cidades

ARTIGO: Que mancada, Sabesp!

Publicado

em

Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

Acompanhei as críticas que você recebeu nas redes sociais em 2023, Sabesp. Foram muitas, e a maioria delas bem fundamentadas. Mesmo assim, participei de evento e até discursei a seu favor na Câmara dos Vereadores de Adamantina. Na ocasião disse que nos países em que os serviços de saneamento básico foram entregues à iniciativa privada, em vez de melhorar, ficaram piores e acabaram sendo reestatizados.

Falei ainda que você passou por um perverso processo de sucateamento para facilitar a sua privatização. Começando pelos nefastos PDVs, passando pela falta de concursos para preencher as vagas de emprego criadas por essas demissões ‘’voluntárias’’ e terminando nas famigeradas terceirizações que pioraram o serviço prestado à população. Tudo como manda o figurino na cartilha neoliberal privatista, Sabesp!

 E o que você me apronta logo no primeiro dia deste ano, Sabesp? Recebi em minha casa alguns parentes para uma pequena confraternização e você resolve nos deixar sem água das 6hs da manhã às 17hs. Com isso, o que era para ser um dia festivo se transformou em um dia de transtornos, Sabesp! Por sua culpa, alguns dos meus familiares que residem em outras cidades resolveram voltar para as suas casas. Sem água, não dá para fazer festas! Ou será que estou enganado, Sabesp?

Essa situação constrangedora me fez recordar o mês de junho de 2006, quando nos colocamos contra a renovação do seu contrato com a prefeitura de Adamantina. Lembra-se que essa luta durou longos quatro anos, e que a nossa proposta era a municipalização dos seus serviços, Sabesp? E que no dia 7 de junho de 2010, na Câmara dos Vereadores de Adamantina, você nos venceu?

Pois é Sabesp, na época, apesar da maioria dos adamantinenses estarem do nosso lado (o que foi comprovado num abaixo-assinado com milhares de assinaturas), os votos de sete vereadores, muitas promessas que se perderam no tempo e um ‘’agrado’’ de 5 milhões aos cofres municipais fizeram a diferença. Ainda assim, aceitamos a derrota com a consciência de que havíamos cumprido com o nosso dever de cidadão.

Desculpe-me pelo desabafo, Sabesp! Tenho muitos amigos que trabalham com você, e sei que eles estão sofrendo com tudo o que está acontecendo. Sempre serei solidário a causa deles e às pessoas afetadas por um sistema político que ‘’não’’ sabe que a água é um bem natural estratégico em qualquer lugar do mundo. Apesar da foto (de junho de 2006) que abre este texto, continuarei te defendendo Sabesp. Hoje, a questão é bem diferente!   

 

Publicidade

Cidades

Equipes da Escola Eudécio Luiz Vicente participam do JEESP em Praia Grande

Published

on

As equipes da E.T.C. Prof. Eudécio Luis Vicente de Adamantina (Escola Industrial), representará o município de Adamantina, nos dias 23 a 25 de junho em Praia Grande, nas finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

As equipes adamantinenses estarão participando na disputada competição nas modalidades de Voleibol Masculino e Feminino, Dama e Xadrez.

As disputas dos jogos darão classificação para os Jogos Escolares Brasileiro (JEB) que acontecerá em Recife.

“Sabemos que a nossas equipes irão encontrar dificuldade, com os adversários, mas estamos confiantes e vamos em busca da classificação, para próxima fase”, ressaltou o professor Rildo Araújo “Xapuri”.

 

Continue lendo

Cidades

Capoeiristas de Adamantina ganham cinco medalhas em Campeonato Interestadual

Published

on

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra representou Adamantina e levou cinco atletas para disputar o Campeonato Interestadual de Jaguapitã (PR), organizado pelo Mestre Corvo no último domingo (16).

Os capoeiristas adamantinenses tiveram um grande desempenho e conquistaram cinco medalhas: na categoria Master masculino – Juvêncio Pereira Rocha “Batman”, na categoria Master feminino – Edicleia Ramalho da Cruz Rocha “Pantera” e na categoria Infantil masculino – Pedro Pereira Rocha Neto “Profeta” ficaram em 2º lugar [eles são da mesma família, sendo o pai, a mãe e o filho]; categoria Profissional feminino – Suelen Rocha (3º lugar); categoria Adulto masculino – João Marcos Cipriano “Amarelinho” (4º lugar).

“Foi uma competição bastante equilibrada, com atletas de diferentes estados brasileiros, o que mostra que a Cpoeira também é um esporte de alto nível. E felizmente conseguimos levar o nome de Adamantina ao pódio por cinco vezes”, comentou Suelen.

O Grupo Estrela da Barra existe desde o ano 2000 em Adamantina – antes chamado de União da Barra – e é liderado pela mestra Sara.

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

Published

on

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves

No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da disciplina eletiva “Como melhorar o meio em vivo?”, realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Na oportunidade, os alunos também foram agraciados com uma Moção de Congratulações e Aplausos, indicada pelo vereador e supervisor de ensino, Prof. Hélio José dos Santos, subscrita por todos os demais edis.

Cumpre destacar que, a referida moção também se estendeu aos Profs. Tiago e Magali, bem como aos Srs. Paulo Alves de Araújo, Diretor da EE Helen Keller e Thiago Ribeiro Benetão, Secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), bem como aos servidores desta pasta.

Para o Prof. Hélio, “atividades e parcerias como estas, possibilitam a ampliação e do envolvimento e da aprendizagem dos nossos alunos com os conteúdos e temas inerentes ao projeto, e também despertam uma urgente conscientização destes e da população sobre a necessidade da preservação e conservação ambiental”, destaca.

Já para o Secretário da SAAMA, Thiago Benetão, “ficamos felizes em poder contribuir com esse processo. A Educação Ambiental é algo extremamente necessário no contexto global e local. Agradecemos pela parceria realizada junto à EE Helen Keller, bem como à Câmara Municipal de Adamantina, pela moção concedida à nossa Secretaria”.

Os professores Tiago e Magali destacam que, no próximo semestre haverá continuidade desta disciplina, tendo em vista a sua demanda e relevância em nossa comunidade escolar. “Acreditamos no poder da educação, e é só por meio dela que conseguiremos ter jovens protagonistas”, acrescentam.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!