
Em 2023, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou a Feira da Mulher Empreendedora, a partir do exemplo da cidade de Campinas.
Foram realizadas no município três edições nos meses de março, junho e a última em novembro. Assim como nas anteriores, a pasta disponibilizou um formulário pós-feira com o objetivo de obter informações junto às empreendedoras sobre a realização do evento.
Das 130 participantes, 83 empreendedoras responderam os questionamentos propostos pela comissão organizadora. De acordo com as respostas, mais de 37% das mulheres que marcaram presença venderam 10% do que vendem ao longo de um mês.

Ainda segundo elas, mais de 25% comercializaram 20%; aproximadamente 17% venderam 50% e 7% venderam mais de 50%. Conforme o formulário, mais de 91% das participantes tiveram a oportunidade de trocar contatos para pegar encomendas.
“Nossa participação na Feira de Adamantina foi incrível! Estamos extremamente satisfeitos com a experiência que tivemos. Durante o evento, estabelecemos uma série de contatos valiosos Estamos ansiosos para futuras oportunidades de participar de iniciativas tão bem conduzidas como essa”, afirma Silvana Sanches.
Bárbara Maria Paiva disse que participar da feira foi uma experiência única, a troca com outras empreendedoras, o contato com clientes, a possibilidade de divulgação da marca. “Levei os produtos para expor, pois são personalizados, com isso tive um aumento no número da procura pelas agendas personalizadas”, comenta.

As empreendedoras ainda foram questionadas sobre o aumento do número de seguidores nas redes sociais. De acordo com as respostas, mais de 84% registram crescimento.
“Minha primeira experiência foi ótima. Somente agradecer pela oportunidade tanto na feira, quanto antes feira também, porque tive encomendas através do Instagram da feira. Estou ansiosa pela próxima oportunidade”, garante Maira Beatriz da Silva Gerboni
De acordo com Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico, o objetivo é continuar com a feira tendo em vista os bons resultados obtidos durante o ano.
“Para 2024, faremos algumas mudanças levando em consideração a experiência das empreendedoras, mas o nosso objetivo é melhorar cada vez mais para fomentar o desenvolvimento das mulheres”, finaliza.
