Connect with us

Cidades

Projeto prevê enriquecimento da merenda escolar com farinha de jatobá e produtos regionais

Publicado

em

Foi realizada na última terça-feira, dia 5 de dezembro, a primeira demonstração das potencialidades da farinha do jatobá (Hymenaea sp.) para enriquecimento da merenda escolar a secretários municipais de Educação e nutricionistas dos municípios da Nova Alta Paulista.

A iniciativa é inédita por aqui, uma vez que o fruto não faz parte dos hábitos alimentares regionais, sendo centenariamente apreciado entre os povos indígenas e comunidades tradicionais. Rico em cálcio, potássio, magnésio, fibras e proteína, o fruto vem se tornando conhecido entre os que apreciam a alimentação saudável e natural.

O evento aconteceu na Cozinhalimenta de Adamantina, vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, e contou com o apoio técnico do agrônomo Maurício Konrad, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Adamantina, e do diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Dracena, agrônomo Paulo Martin. Também compondo a rede de cooperação, participaram a Cooperativa Agrícola Mista Familiar da Região de Adamantina (CAMFRA) e representantes da Rota das Frutas de Adamantina.

A novidade ficou por conta do jatobá e, com ele, foram apresentados nove tipos de pães feitos com ingredientes regionais: jatobá, batata-doce, coco, ora-pro-nóbis, beterraba, abóbora-cabotiá, amendoim, maçã e melancia, além do bolo de jatobá e panetone recheado com brigadeiro de jatobá. Como acompanhamento foram servidas manteiga enriquecida com ora-pro-nóbis, manteiga enriquecida com jatobá e cebolete, geleia de manga e de beterraba. Como sobremesa, a novidade foi o delicioso sorvete de jatobá.

As criações gastronômicas foram desenvolvidas pelo chef Édipo Willian dos Santos, de Parapuã, e por sua esposa, também chef de gastronomia, Glaucielen dos Santos. Investindo na tecnologia de alimentos, o casal vem se dedicando especialmente a receitas voltadas a pessoas com restrições alimentares, explorando as potencialidades da farinha desse versátil e nutritivo fruto nativo.

O Projeto Jatobá nasceu em 2019 e, por meio de uma ampla rede de cooperação técnica, científica e solidária, vem se construindo a cadeia de valor desse fruto nativo, estruturada nas dimensões low-tech e high-tech. Na primeira, utilizando baixo emprego de tecnologias industriais, as ações envolvem o processamento da polpa utilizando técnicas tradicionais para obtenção da farinha, até o desenvolvimento e enriquecimento de receitas populares. Na segunda, utilizando tecnologia de alimentos, já temos o vinagre, desenvolvido pela vinagreira Dom Spinosa, de Assis (SP), e as inúmeras técnicas gastronômicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelo chef Édipo e por sua esposa.

A obtenção da matéria-prima constitui a base da cadeia produtiva e tem despertado o interesse de pequenos agricultores, aposentados e jovens, que passaram a coletar os frutos nas árvores espalhadas no campo, em praças públicas, margens de rodovias e terrenos urbanos. Antes desperdiçados, o extrativismo tem proporcionado renda extra aos coletores, assim como o trabalho esporádico do processamento.

A introdução da farinha de jatobá na merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cria novas demandas para esse valioso recurso natural, enriquecendo o cardápio dos estudantes e gerando renda aos coletores, especialmente agricultores, que têm a árvore em suas propriedades.

Por ser sazonal, a farinha de jatobá se junta aos produtos regionais, ampliando as opções dos menus servidos nas escolas. Para ampliar a oferta, será feito o mapeamento informatizado das árvores remanescentes e incentiva-se o plantio de mudas, somando-se mais de 10 mil mudas já plantadas em várias propriedades da região, também com parceria.

“Há um longo caminho a percorrer, os primeiros passos estão sendo dados”, finalizou a Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, coordenadora do Projeto Jatobá.

Publicidade

Cidades

Copa Selar Adamantina de Futsal já tem dois classificados

Published

on

Bons jogos que levaram o público ao delírio foram realizados na segunda-feira (26) pela quarta rodada, no Ginásio de Esportes Paulo Camargo, pela mais organizada, competição de futsal da região da Alta Paulista 16° Copa Regional Selar de Futsal de Adamantina.

Nas três partidas destaques para estréia do Red Bull Pigari’s e classificação do Hookah Valem e C.A. do Morro.

JOGOS

No primeiro duelo o Red Bull Pigari’s/ Jóia Gás/ Eletrônica Pigari’s do treinador e jogador Alex, que fez sua estréia na competição, saindo vitorioso ao vencer por 6 a 5 o Rangers Rovers/ Irma Lanches, em partida muito disputada entre as duas equipes.

Já no segundo em uma acirrada e bem disputada partida, onde S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Nova Foto e Ótica/ Chikão Frutas/ La’ Brizza / Desmonte SS/ Marcão Autopeças/ Marcos Construtor conquistou sua classificação para próxima fase, ao vencer por 5 a 3 o bom e experiente time do Adamantina City/ JW Conveniência/Lebod Cortes/ Paulinho Eletricista.

E finalizando a quarta rodada os lucelienses do C.A. do Morro/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, do treinador Bruno Queiroz, também garantiu sua classificação para próxima fase, ao vencer por 5 a 1 o Guarani F.C. Capaz.

QUINTA RODADA

A quinta rodada será realizada nesta quarta-feira (29), à partir das 19h30, com três partidas.

A primeira será entre o Império do Corte / Indaiá e o estreante Psirico/ BW Sprt/Inove Engenharia e Topografia / Cenaic/ Paris Café/ Toninho Veículos.

Já na segunda partida, Pedalada Futsal X Dell Lucélia/ NM Instalações Elétricas.

E encerrando a rodada entram em quadra Os Quaiados/ Comercial Aguapeí/ Hot Top Lanches/ Marcos Construtor/ Itamar Eletrecista/ Alencar Encanador X Ótica Bamboo Brasil.

RÁDIO LIFE FM E KAKO NEWS

Acompanhe a transmissão e a emoções do segundo jogo no Facebook da Radio Life FM e Kako News. Sintonize, acompanhe e deixe seu comentário.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Lagoa Seca F.C. perde na Copa Veteranos de Santópolis do Aguapeí

Published

on

A equipe da Lagoa Seca F.C./ Supermercado Godoy Rede Smart/ Adaserv Festa/ Anderson Veiculos, do treinador Cássio, jogou pelo Campeonato Master 40 de Futebol Médio de Santópolis do Aguapeí na noite de segunda-feira (26), no campo do Centro de Lazer.

O jogo foi válido pelas quartas de finais da competição e o confronto contra time de Luziania F.C.

Desfalcado de vários jogadores o time adamantinenense, não foi feliz e acabou perdendo por 1 a 0, deixando a sua classificação, para as semifinais no meio caminho, após uma ótima campanha na primeira fase.

 

 

Continue lendo

Cidades

Presidente do Coren-SP participa de cerimônia de Colação de Grau da 38ª turma de Enfermagem

Published

on

A cerimônia de colação de grau da XXXVIII turma do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Sergio Cleto. A solenidade ocorreu no Auditório Miguel Reale, Câmpus II, em 9 de fevereiro.

Na oportunidade, foram entregues pelo programa Ingressa Coren as Carteiras de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

Doutor em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Sergio é ex-aluno do bacharelado em Enfermagem da instituição. “Temos a alegria em compartilhar que o atual presidente do Coren, Dr. Sérgio Aparecido Cleto, é um ex-aluno da FAI e se faz muito presente nas atividades acadêmicas do curso”, conta a coordenadora da graduação de Enfermagem, Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli.

Conforme afirma, em constante contato com a instituição de ensino, o Conselho favorece a aproximação e troca de experiências com seus representantes, alunos e egressos, oportunidade que permitiu a entrega da documentação pelos concluintes e, em poucas semanas, as carteiras profissionais na colação de grau, “cerimônia de muita alegria para a IES, formandos e familiares”.

“A importância da participação do presidente é saber que o Conselho de Enfermagem está perto da vida dos profissionais. Muitos têm a percepção do Conselho apenas como órgão fiscalizador e punitivo, porém sua atuação amplia a possibilidade de perceber uma atuação democrática e de valorização para as categorias profissionais”, destaca a coordenadora.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!