Cidades
Projeto prevê enriquecimento da merenda escolar com farinha de jatobá e produtos regionais
Publicado
10 meses atrásem
Foi realizada na última terça-feira, dia 5 de dezembro, a primeira demonstração das potencialidades da farinha do jatobá (Hymenaea sp.) para enriquecimento da merenda escolar a secretários municipais de Educação e nutricionistas dos municípios da Nova Alta Paulista.
A iniciativa é inédita por aqui, uma vez que o fruto não faz parte dos hábitos alimentares regionais, sendo centenariamente apreciado entre os povos indígenas e comunidades tradicionais. Rico em cálcio, potássio, magnésio, fibras e proteína, o fruto vem se tornando conhecido entre os que apreciam a alimentação saudável e natural.
O evento aconteceu na Cozinhalimenta de Adamantina, vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, e contou com o apoio técnico do agrônomo Maurício Konrad, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Adamantina, e do diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Dracena, agrônomo Paulo Martin. Também compondo a rede de cooperação, participaram a Cooperativa Agrícola Mista Familiar da Região de Adamantina (CAMFRA) e representantes da Rota das Frutas de Adamantina.
A novidade ficou por conta do jatobá e, com ele, foram apresentados nove tipos de pães feitos com ingredientes regionais: jatobá, batata-doce, coco, ora-pro-nóbis, beterraba, abóbora-cabotiá, amendoim, maçã e melancia, além do bolo de jatobá e panetone recheado com brigadeiro de jatobá. Como acompanhamento foram servidas manteiga enriquecida com ora-pro-nóbis, manteiga enriquecida com jatobá e cebolete, geleia de manga e de beterraba. Como sobremesa, a novidade foi o delicioso sorvete de jatobá.
As criações gastronômicas foram desenvolvidas pelo chef Édipo Willian dos Santos, de Parapuã, e por sua esposa, também chef de gastronomia, Glaucielen dos Santos. Investindo na tecnologia de alimentos, o casal vem se dedicando especialmente a receitas voltadas a pessoas com restrições alimentares, explorando as potencialidades da farinha desse versátil e nutritivo fruto nativo.
O Projeto Jatobá nasceu em 2019 e, por meio de uma ampla rede de cooperação técnica, científica e solidária, vem se construindo a cadeia de valor desse fruto nativo, estruturada nas dimensões low-tech e high-tech. Na primeira, utilizando baixo emprego de tecnologias industriais, as ações envolvem o processamento da polpa utilizando técnicas tradicionais para obtenção da farinha, até o desenvolvimento e enriquecimento de receitas populares. Na segunda, utilizando tecnologia de alimentos, já temos o vinagre, desenvolvido pela vinagreira Dom Spinosa, de Assis (SP), e as inúmeras técnicas gastronômicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelo chef Édipo e por sua esposa.
A obtenção da matéria-prima constitui a base da cadeia produtiva e tem despertado o interesse de pequenos agricultores, aposentados e jovens, que passaram a coletar os frutos nas árvores espalhadas no campo, em praças públicas, margens de rodovias e terrenos urbanos. Antes desperdiçados, o extrativismo tem proporcionado renda extra aos coletores, assim como o trabalho esporádico do processamento.
A introdução da farinha de jatobá na merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cria novas demandas para esse valioso recurso natural, enriquecendo o cardápio dos estudantes e gerando renda aos coletores, especialmente agricultores, que têm a árvore em suas propriedades.
Por ser sazonal, a farinha de jatobá se junta aos produtos regionais, ampliando as opções dos menus servidos nas escolas. Para ampliar a oferta, será feito o mapeamento informatizado das árvores remanescentes e incentiva-se o plantio de mudas, somando-se mais de 10 mil mudas já plantadas em várias propriedades da região, também com parceria.
“Há um longo caminho a percorrer, os primeiros passos estão sendo dados”, finalizou a Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil, coordenadora do Projeto Jatobá.
Você pode gostar
Cidades
Feira Jovens Empreendedores encerra realização de projeto realizado em parceria com o Sebrae
Published
7 horas agoon
15 de outubro de 2024Por
AdamantinaNET
Com o objetivo de apresentar toda a criatividade e o talento dos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Adamantina foi realizada a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi realizada em parceria com o Sebrae por meio do desenvolvimento do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos que teve como foco a promoção do empreendedorismo aliado a conteúdos que são essenciais ao currículo estudantil.
Durante o ano letivo, os alunos foram incentivados a desenvolver suas ideias empreendedoras, trabalhando em equipe para criar produtos e serviços que refletissem suas aprendizagens.
A feira foi um espaço de troca de experiências, onde cada grupo apresentou seus projetos, demonstrando habilidades em áreas como planejamento, comunicação e resolução de problemas.
De acordo com Maria Angélica Feitoza, os professores desempenharam um papel fundamental nesse processo, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao cotidiano do projeto.
“Ao longo do ano, ficou evidente que o aprendizado vai muito além da sala de aula; ele se torna palpável quando os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais”, assegura.
Ela acrescenta que a culminância da feira JEPP não é apenas uma celebração dos resultados, mas também uma confirmação do potencial que nossos alunos têm para se tornarem agentes de mudança em nossa sociedade.
“Como Assessora Técnica Pedagógica do Ensino Fundamental, gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os gestores escolares, professores, alunos e familiares que se dedicaram a tornar este projeto um sucesso. O comprometimento e a paixão demonstrados por cada um foram essenciais para criar um ambiente de aprendizado significativo”, afirma.
Além disso, ela explica que a feira JEPP foi um marco na formação dos nossos alunos, proporcionando experiências valiosas que contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Que possamos continuar a incentivar o espírito empreendedor e a valorização do aprendizado colaborativo em nossas escolas!”, finaliza!
Cidades
PAT de Adamantina divulga oportunidades de emprego
Published
7 horas agoon
15 de outubro de 2024Por
AdamantinaNET
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 7 vagas abertas para diferentes oportunidades de emprego.
Foram disponibilizadas duas vagas para a função de atendente, como requisitos foi solicitado que a pessoa entre 20 e 30 anos, ensino médio completo. Podem concorrer à vaga tanto homens quanto mulheres.
O PAT ainda disponibiliza uma vaga para doméstica. Entre os requisitos, é preciso ter pelo menos 18 anos, ser do sexo feminino e ter ensino fundamental completo.
Estão sendo ofertadas três vagas para vendas. Tanto homens quanto mulheres podem concorrer a uma oportunidade de emprego, porém é preciso ter entre 20 e 35 anos e ter o ensino médio completo.
Ainda no PAT, foi disponibilizada uma vaga para auxiliar de cozinha. Podem concorrer a vaga mulheres que tenham a partir de 18 anos e com ensino médio completo.
Os currículos devem ser encaminhados para o e-mail: [email protected] que serão repassados as empresas que estão realizando o processo seletivo. O PAT de Adamantina funciona no prédio do Poupatempo que está situado na Avenida da Saudade nº1072. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira.
Cidades
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Adamantina visita Feira do Empreendedor
Published
7 horas agoon
15 de outubro de 2024Por
AdamantinaNET
Com o objetivo de acompanhar as novidades no ramo do empreendedorismo, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve presente na Feira do Empreendedor que aconteceu no São Paulo Expo de 11 a 14 de outubro.
A equipe ainda pode ver de perto o estímulo ao desenvolvimento de novos negócios tanto no Brasil como no mundo, pois a feira é referência para quem quer acelerar o seu negócio ou dar início.
“Mais uma vez estar na FE é muito importante, pois é uma oportunidade para fazer networking e ver como as novidades podem contribuir para o desenvolvimento de novos negócios. Adamantina é parceira do Sebrae em várias ações que tem estimulado o nosso comércio seja na Loja do Futuro, no Empretec e nas formações com as empreendedoras”, afirma Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Além da equipe da secretaria de desenvolvimento econômico, empresários e mulheres participantes da Feira da Mulher Empreendedora também tiveram a oportunidade de estar presente no evento em missão realizada pelo SEBRAE.
A programação da Feira do Empreendedor contou com diferentes eixos temáticos como: Comportamento do Empreendedor; Inovação e Tecnologia; Comece seu negócio; Marketing e vendas/ gerencie o seu dinheiro e ESG – Impacto social e ambiental.
Conforme os dados do Sebrae, somente no ano passado foram gerados mais de 339 mil reais em negócios, mais de 96 mil visitaram os espaços e mais de 167 mil atendimentos e orientações foram prestados.
Feira Jovens Empreendedores encerra realização de projeto realizado em parceria com o Sebrae
PAT de Adamantina divulga oportunidades de emprego
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Adamantina visita Feira do Empreendedor
VESTIBULAR: Abertas inscrições para o curso de gestão comercial na FATEC
Poder Judiciário e SAP viabilizam revitalização dos prédios da creche do Jardim Brasil e do Iama
DR. TAIRO HOSOUME: Abril é o mês de prevenção e combate da cegueira
ELEIÇÕES – Candidatos a prefeito de Adamantina falam das propostas para saúde pública
ELEIÇÕES – Candidatos a prefeito de Adamantina falam das propostas para geração de emprego e renda
TV FOLHA REGIONAL – Rede Sete Supermercado inicia operação de novo estacionamento
Mais Lidas
-
Cidades7 horas ago
PAT de Adamantina divulga oportunidades de emprego
-
Cidades8 horas ago
Vereadora mais votada Gabi Calil diz como deve ser sua postura durante o mandato
-
Cidades7 horas ago
San Remo E.C. e Lobos F.C. são os finalistas da Copa Alamandas de Veteranos
-
Cidades7 horas ago
Feira Jovens Empreendedores encerra realização de projeto realizado em parceria com o Sebrae
-
Cidades7 horas ago
Prefeitura de Adamantina apresenta Lei Orçamentária Anual
-
Cidades7 horas ago
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Adamantina visita Feira do Empreendedor
-
Cidades9 horas ago
Rede e Saúde Municipal desenvolvem ações e oferecem exames preventivos no ‘Outubro Rosa’