A Prefeitura de Adamantina recebeu neste mês de dezembro os equipamentos da usina de resíduos da construção civil (RCC), que irá fragmentar restos desses materiais, hoje descartados sem qualquer processamento, e que poderão ser reaproveitados para diferentes aplicações, como em estradas rurais não pavimentadas.
A estrutura da usina já pode ser vista na área pública localizada às margens da Estrada José Bocardi, logo após o aeroporto municipal, onde os RCC são descartados. Os equipamentos serão instalados no local pela empresa vencedora da licitação pública realizada pela Prefeitura de Adamantina.
Conforme o Pregão Presencial Nº 01/2023, o valor final homologado da licitação é de R$ 2.265.000,00. Segundo dados do portal da transparência R$ 2 milhões são provenientes de operação de crédito (empréstimo) obtido pelo Município junto à agência de fomento estadual Desenvolve SP (Contrato de Financiamento para Investimentos Municipais Linha Verde – LVM), o que ocorreu mediante autorização legislativa, de acordo com a Lei Municipal Nº 4.071, de 18 de agosto de 2021. Já os 265.000,00 são recursos próprios.
O Pregão Presencial foi aberto em 19 de abril com a sessão de julgamento das propostas realizada em 5 de maio. Foi declarada vencedora a empresa Handelmaq Comércio e Serviços de Equipamentos Ltda., de Indaial (SC).
Segundo dados do edital do Pregão, a especificação exigida pelo município prevê que o equipamento tenha capacidade de processar de 60 a 80 toneladas por hora. O espaço que vai receber os equipamentos está sendo preparado, para as obras de fundações, visando a instalação da usina.