Connect with us

Cidades

COOPERADAM inicia recolhimento de materiais recicláveis em Adamantina

Publicado

em

No último domingo (5), a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Adamantina (COOPERADAM) e o Tiro de Guerra realizaram a entrega dos sacos verdes como um incentivo para que a população faça o descarte dos materiais recicláveis de forma correta.

A partir de agora, a população deve então separar os itens que podem ser reciclados e colocarem para descarte no dia já definido conforme o cronograma em cada um dos bairros do município.

Assim que a coleta for feita, um novo saco será entregue para que o ciclo de destinação adequada do lixo reciclável seja estabelecido.

“Solicitamos que a população fique atenta aos dias correto da coleta. Use o saco verde somente para fazer o descarte de papel, papelão, plástico e metal, pois são esses itens que geram emprego e renda para os membros da COOPERADAM”, pede Wellington Zerbini, secretário de obras.

A cooperativa é a responsável pela execução da coleta, do processamento, do aproveitamento dos materiais recicláveis ou reutilizáveis produzidos na cidade de Adamantina, provenientes da coleta seletiva, bem como a disponibilização dos resíduos inservíveis, para sua disposição final de forma a atender as normas específicas vigentes.

Materiais recicláveis

Os materiais que são considerados como recicláveis consistem em jornais, revistas, papelão, caixas, cartões, envelopes. Podem ainda ser descartados potes de alimentos, tampas, garrafas que são de plástico.

Para a coleta seletiva, pode ser destinado ainda garrafas de bebidas, copos, tampas, potes de vidro e latas de alumínio, de aço, ferragens, molduras de quadro, entre outros.

 

Publicidade

Cidades

Energisa promove mutirão de melhorias na rede elétrica de Adamantina e outras duas cidades da região

Published

on

Desde a semana passada, equipes da Energisa Sul-Sudeste estão empenhadas em um mutirão de melhorias na rede elétrica de três municípios da região: Caiabu, Álvares Machado e Adamantina. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia nessas localidades.

De acordo com o Alessandro Gomes Martins, gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, faz parte do compromisso da distribuição realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.

“Esses mutirões são um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa nesses dias, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.

Na lista de melhorias executadas nos últimos dias, e que seguem na próxima semana, estão inspeções em cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.

“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Alessandro.

Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.

“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, finaliza o gerente. 

Manutenção em Adamantina

Em Adamantina, especificamente, uma parte dos serviços de manutenção na rede elétrica demandará uma curta interrupção (menos de três minutos) no fornecimento de energia nesta quinta-feira (22).

Tal medida se faz necessária para garantir a segurança da comunidade, dos profissionais que estarão trabalhando na rede e também do sistema elétrico. A interrupção está marcada para ocorrer no horário entre 5h e 5h15, especificamente em Adamantina, sendo o fornecimento da energia normalizado em menos de três minutos.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

Published

on

Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária de assistência social Andreia Regina Ribeiro, participou de uma reunião com Bruno Góes, coordenador do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina, e Lucas Braga, também professor da instituição.

Na oportunidade, eles discutiram sobre disponibilizar cursos profissionalizantes para as famílias que são atendidas pelo benefício eventual e também das entidades.

“Com essa ação, poderemos beneficiar cerca de 300 famílias e, ainda, os integrantes da terceira idade atendidos pelo CRAS”, comenta Andreia.

Conforme o cronograma, os professores darão palestras e farão a divulgação das ações nos meses de maio e junho.

Relembre
Além da parceria com a Secretaria de Assistência Social, a instituição de ensino também firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para oferecer oficinas para as empreendedoras.

De acordo com Braga, a Fatec tem como premissa oferecer para a comunidade ações que estejam voltadas ao desenvolvimento local por meio de ações como oficinas nas áreas em que a unidade atua no município.

 

Continue lendo

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!