Connect with us

Geral

ARTIGO: Boi no palanque (tempestade em alto-mar)

Publicado

em

Há muitos anos uma mulher resolveu adotar um bezerrinho recém-nascido. Assim, todos os dias acariciava o bicho no colo, como uma criança. Com o passar do tempo, a mulher se habituou tanto a essa meiga tarefa que, mesmo depois de o bezerro ter se tornado um boi, continuou a carregá-lo sem ao menos perceber o enorme peso que levava nos braços.

A explicação dos pensadores para esse tipo de caso é a de que quando uma de nossas ações se automatiza, nossa consciência se retira dela. Quando aprendemos um exercício, por exemplo, começamos conscientes de cada movimento. Ele vem de nós, resulta de uma decisão e implica uma escolha. Depois, à medida que os movimentos se encadeiam e se determinam mecanicamente, nos dispensam de decidir e de escolher.

Podemos perceber que o costume, grande guia da vida, não pede reflexão; pelo contrário, enfraquece o senso crítico. Existe nisso certa vantagem, mas também alguns transtornos. Sem se dar conta, algumas pessoas carregam um boi no colo!…

Em tempos remotos, levadas pelas circunstâncias, as pessoas deram início a uma determinada atividade; a política. Ao longo dos anos, aprenderam algumas virtudes da atividade e muitos de seus vícios. Agora, fora dela já não conseguem se acertar, só veem graça na vida quando estão com os demais adeptos da mania e nos seus embates, falando de seus assuntos e combatendo desafetos internos.

Quantos erros foi preciso cometerem para sobreviver na atividade! Com o senso crítico adormecido pelo hábito, não perceberam a chegada do novo, suas raras virtudes esvaíram e, com o tempo, foram acumulando tanta culpa que hoje chegam a ser companhias insalubres dentro do pobre mundinho que tanto amam. Como tudo se deu aos poucos, não veem as coisas assim.

É por isso que outro caso bem antigo não deve ser esquecido. O sábio Bias quando enfrentava uma violenta tempestade em alto-mar na companhia de alguns sujeitos que clamavam pela ajuda divina, disse: ‘’Calem-se, para que Deus não perceba que vocês estão neste barco!’’.

A sina de pessoas viciadas em política não parece muito diferente dessa dos ‘’companheiros’’ do sábio grego. Algumas, por carregarem um boi de culpa, enfrentam disfarçado isolamento no meio político; outras, como ainda seguram um singelo bezerrinho, só enfrentarão o problema daqui a algum tempo.

Enfim, o bom senso recomenda palanques de concreto para alguns dos candidatos que disputarão as eleições do próximo ano. Não é tarefa fácil esconder um grande rebanho. Sobrarão bois em alguns palanques, e bezerros em outros. Detalhe: publiquei este texto pela primeira vez em em dezembro de 2007. Como é atemporal, pelo menos na Nova Alta Paulista, qualquer semelhança com o passado não é mera coincidência…

Publicidade

Geral

ARTIGO: Província do faz de conta em tempo de BOCA DE ESPERA…

Published

on

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora e não espera acontecer” (Geraldo Vandré)

 

By seb@r.

 

Isso mesmo, assim, como sempre, CADA LOUCO COM SUA MANIA neste tempo deste mesmo tempo em busca do outro tempo daquele tempo…

Finalmente, depois de OITO LONGOS ANOS, eis que está chegando ao final a dita cuja GESTÃO PINOQUIANA nesta PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA…

De um jeito ou de outro, deve-se considerar que ocorreram AVANÇOS deste e do outro lado, porém, os RETROCESSOS sempre marcaram presença nestes últimos anos, ainda, na área da GESTÃO PÚBLICA provinciana…

Mas, não se pode deixar de lado aquele velho dito mais do que popular que afirma, a saber: SE VOCÊ PENSA QUE TÁ RUIM, PODE PIORAR…

Desta forma, o NOVO GESTOR e esquipe escolhida e referendada pela CÚPULA VENCEDORA, ainda, é mais do que uma CAIXINHA DE SURPRESA para todos/as os/as PROVINCIANOS/AS…

Entretanto, as MENTES MEDÍOCRES estão mais ativas do que nunca com suas TEORIAS relacionadas com a TERRA PLANA, bem como, os/as NEGACIONISTAS contra as descobertas CIENTÍFICAS…

No mais em meio ao tudo de menos, apenas o TEMPO deste NOVO TEMPO NOVO pode determinar para que lado vai essa NOVA GESTÃO PROVINCIANA…

Por isso e talvez aquilo, dependendo sempre de cada OLHAR, tudo pode acontecer no próximo ano, todavia, espera-se que seja executado de acordo com as NECESSIDADES afins aos interesses da COMUNIDADE PROVINCIANA…

Também, no próximo ano, vai ocorrer a DANÇA DAS CADEIRAS nos lados das PAREDES ALVAS, desta forma, alguns NOMES para isto ou aquilo, estão nos CORREDORES daqueles lados, também, nas ESQUINAS e CAFETERIAS desta PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA…

Mas, como sempre, ainda bem que existe sempre a DÚVIDA para fazer a diferença em todas as áreas, reforça-se com aquela outro dito popular que diz, a saber: NADA ESTÁ TÃO RUIM QUE NÃO PODE PIORAR…

Deste ou daquele outro jeito, não se pode deixar de lado que o PROFISSIONALISMO deve estar acima dos interesses PESSOAIS que envolvem RELAÇÕES FAMILIARES, ainda mais quando o CENÁRIO atual reforça a necessidade da COMPETÊNCIA com QUALIFICAÇÃO…

Tudo indica, isso é, dependendo sempre dos interesses neste JOGO mais do que VICIADO pelas eternas TROCAS NADA SIMBÓLICAS, as mesmices de sempre quando se trata do PODER em busca do PODER, além disto e mais aquilo, as VAIDADES ACADÊMICAS sempre marcam presença em nome disto ou daquilo nos lados das PAREDES ALVAS…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

 

 

 

e-mail: [email protected]

 

Continue lendo

Geral

Mulher morre após ter carro atingido por caminhão

Published

on

Uma mulher de 31 anos morreu após ter carro atingido por um caminhão em uma estrada de Itupeva (SP), no fim da tarde desta terça-feira (3).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na Estrada Joaquim Bueno Neto, quando a parte onde fica a carga do caminhão se desprendeu e atingiu o carro de Darylhian de Paula, que vinha no sentido contrário.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e a mulher foi encaminhada para o hospital de Itupeva, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo dela deve ser enterrado na tarde desta quarta-feira (4) no Cemitério Parque dos Ipês, em Jundiaí (SP).

Continue lendo

Geral

Ônibus escolar perde freio e cai dentro de canaleta de córrego

Published

on

Um ônibus escolar caiu dentro da canaleta de um córrego no bairro Regissol, em Mirassol (SP), nesta terça-feira (3).

De acordo com a prefeitura, o veículo estava estacionado, perdeu o freio e movimentou-se de forma desgovernada. Por sorte, não havia ninguém no interior do ônibus.

O veículo foi removido e encaminhado à manutenção.

Continue lendo

Mais Lidas