Connect with us

Cidades

Sicoob Nosso premia crianças e professores em concurso que fomenta o cooperativismo

Publicado

em


Colaboração entre pessoas com interesses em comum. Assim pode ser definido o cooperativismo, ação que permite o desenvolvimento coletivo. E um concurso cultural idealizado pelo Sicoob Nosso fomentou esta prática entre 1400 crianças, de 18 cidades da região.

Nesta segunda-feira (9), os alunos e professores selecionados pela iniciativa cultural ‘Escola que coopera faz um futuro melhor – 2023’ foram homenageados durante evento realizado em Adamantina. A cerimônia de premiação contou com a presença de professores, gestores, estudantes e representantes legais dos alunos, além da diretoria do Sicoob Nosso.

“O programa se desenvolve anualmente em torno da proposição de um tema que favorece a problematização de conhecimentos sobre o mundo/a realidade próxima. A cooperação é o recurso privilegiado para propor estratégias educativas que coloquem o tema em debate, instrumentalizando os professores para orientar os estudantes a buscarem conteúdo para a produção, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento coletivo dos textos que são objeto do concurso”, pontua a Cooperativa de Crédito.


Desde 2019, o Sicoob Nosso participa da ação idealizada pelo Instituto Sicoob. E, este ano, a abrangência do projeto que trabalha o eixo Cooperativismo e Empreendedorismo foi ampliada, contando com a participação de 20 escolas do ensino fundamental das redes pública e privada da Nova Alta Paulista. As unidades participantes de Adamantina foram: Colégio Objetivo, Escola Cristã de Ensino, EE Profª Fleurides Cavallini Menechino, EE Helen Keller e EE Prof. Durvalino Grion.

“O concurso cultural promove a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares”, enfatiza.

Os participantes recebem aula prática sobre o tema proposto de cada edição e são estimulados a criar produções textuais e artísticas alinhadas e indicadas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Os melhores trabalhos são selecionados e premiados em três etapas: local, regional e nacional.


Este ano, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos foram nas seguintes categorias, respectivamente: desenho, crônica, poema e tirinha em quadrinho. “Interação, participação, trabalho coletivo e protagonismo são conceitos que estruturam as sequências didáticas do concurso cultural. O espírito curioso, a motivação para descobertas e a disposição para criar, decidir, escolher e produzir são características comuns em crianças durante ações espontâneas, que não podem ser ignoradas em espaços educativos”.

Os 12 trabalhos selecionados na etapa local participam da fase regional, que ocorre em 14 de novembro, em Ribeirão Preto. “O Sicoob Nosso agradece a participação de todos os alunos, professores e escolas que participaram desta edição”, conclui a Cooperativa de Crédito.

Confira os ganhadores:

CATEGORIA DESENHO – 3º ano do ensino fundamental

– Laura Moraes Ferrari – Objetivo – Adamantina

– Alice Martins Yamaura – Objetivo – Adamantina

– Lívia Trindade Martins – Cristã – Adamantina

– Profª. Inês Matsuko Mukuno – Objetivo – Adamantina

– Profª Suelen Renata Rocha Lhana – Cristã – Adamantina

CATEGORIA CRÔNICA – 5º ano do ensino fundamental

– Julia Citeli Monge – Objetivo – Adamantina

– Pedro Savi Abrahão – Objetivo – Adamantina

– Ana Paula de Souza – Cristã – Adamantina

– Profª Márcia Cristina Romanini Rombaldi – Objetivo – Adamantina

– Profª Thais Antonieli Bechara – Cristã – Adamantina

CATEGORIA POEMA – 7º ano do ensino fundamental

– Kemyllin Rayane Oliveira Cardoso – EE Dr. Pércio Gomes Gonzales – Flórida Paulista

– Marco Antônio de Oliveira Neves – EE Dom Bosco – Osvaldo Cruz

– Débora Magoti Ungari – EE Prof. Salvador Ramos de Moura – São João do Pau D’Alho

– Profª. Josefa Alves de Lima – EE Dr. Pércio Gomes Gonzales – Flórida Paulista

– Profª. Cheila Fortuna Gomes – EE Dom Bosco – Osvaldo Cruz

– Profª. Ana Lúcia Ferreira da Silva Luperini – EE Prof. Salvador Ramos de Moura – São João do Pau D’Alho


CATEGORIA TIRA EM QUADRINHOS – 9º ano do ensino fundamental

– Ana Júlia da Silva Massuquini – EE Prof. Durvalino Grion – Adamantina

– Anna Lara Silva de Paula – EE Hans Wirth – Salmourão

– Emanuel Amaral Coronado – EE Osvaldo Martins – Osvaldo Cruz

– Profª. Sandra Penha – EE Prof. Durvalino Grion – Adamantina

– Profª. Vânia Paio – EE Hans Wirth – Salmourão

– Profª. Renata Albertoni Colato – EE Osvaldo Martins – Osvaldo Cruz

}

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora registra 36 novas participantes

Published

on

A Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina vai completar um ano. Para celebrar a data, a 4ª edição da programação acontecerá no dia 9 de março a partir das 16h na Estação Recreio. 

 
As inscrições foram abertas na última semana e 108 garantiram a participação. Do total, 36 participam pela primeira vez, o que indica um percentual de 34,5%.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira, a participação de novas empreendedoras demonstra que a feira é um espaço democrático.

“Entre as inscritas, tivemos empreendedoras que estão buscando um espaço desde as outras edições e não conseguem devido à alta demanda. Além da feira mãe, ainda temos oportunizado a presença delas nas feiras descentralizadas ”, afirma.  

As empreendedoras do segmento do artesanato lideram as inscritas, sendo aproximadamente 52% do total. As mulheres que trabalham com vestuário também marcam presença, assim como as que trabalham com beleza e bem-estar.

Na feira, ainda poderá ser encontrada empreendedoras que revendem produtos dos mais variados tipos bem como acessórios.


“Temos visto que a programação tem dado resultado para as empreendedoras que além da feira continuam fazendo negócios no pós-feira”, comenta Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.
As participantes, assim como nas edições anteriores, terão uma semana de formação. Desta vez, a temática abordada terá como foco a realização das vendas.

Programação
Além da feira, a programação ainda conta com diversas apresentações culturais. As crianças que integram o Projeto Capoeira do Bem, financiado pelo CMDCA, com a professora Suellen Rocha, estarão presentes. Haverá ainda uma apresentação da capoterapia com o professor Lucas Nóbrega.

Haverá ainda uma apresentação de ballet que terá como tema “Danças Folclóricas – Brasil, França, Itália e Espanha”. A jazz band Los Kandagos também estará presente e pela primeira vez na feira estarão presentes o DJ Maicon Nery e a Banda Aero Vinil.

Continue lendo

Cidades

Partidas acirradas marcam a abertura da 16ª Copa de Futsal Selar/Adamantina

Published

on

Com a presença de um bom público, que esteve presente no Ginásio de Esportes Paulo Camargo de Adamantina, acompanhou três grandes duelos.

A primeira rodada de abertura da melhor e mais organizada competição de futsal da bola pesada da região da alta paulista a 16° Copa Regional de Futsal Selar/Adamantina, teve muitos gols e jogos acirrados.

Os confrontos que foram realizados na segunda-feira (19), marcaram os seguintes resultados:

-Na primeira partida da noite a equipe do Império do Corte F.C/Indaiá venceu por 4 a 0, o Rangers Rovers F.C./ Irma Lanches.

-Já na segunda o atual campeão, S.E. Hookah Valem/ Supermercado Godoy Rede Smart/ Nova Foto e Ótica/La’Brizza/ Desmonte SS/ Marcão Autopeças estreou com grande vitória, por 4 a 1 o Dell Lucélia/ NM Instalações Elétricas. Destaque para o jogador Dudinha, que marcou duas vezes.

-Encerrando a primeira rodada, em um jogo acirrado, as equipes CW Motos/ Autopeças Zé Gordo/ Fit Cosméticos e Parque Iguaçu/ Tavone, proporcionou um grande espetáculo ao público presente, ao empatar 3 a 3. Com o CW Motos, fazendo seu gol de empate no apagar das luzes e segundos.

ARBITRAGEM

Marcos Nunes e Claudemir Brambila (Osvaldo Cruz)

SEGUNDA RODADA

Nesta quarta-feira (21), mais três jogos valendo pela segunda rodada no Ginásio de Esportes Paulo Camargo ás 19h30. Confira:

-Pedalada Futsal X Adamantina City

-Mais Eletronica/ Dudabelle X E.C. Entre Amigos

-Guarani Capaz X Óticas Bamboo Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Selar Adamantina Ronaldo Dutra “Tuiuiú” (Secretário de Esportes) e Luciano Netto (Diretor)

APOIO

Prefeitura Municipal – Prefeito Marcio Cardim

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!