Connect with us

Cidades

Após ameaçar professores, dois alunos do Centro Universitário de Adamantina são suspensos por 30 dias

Publicado

em


Portaria de 14 de setembro considera gravíssimo os “crimes de dano, injúria e ameaça, inclusive com a utilização de arma de fogo”, possivelmente praticados pelos alunos de Medicina

Tornou-se público, na última semana, uma portaria do Centro Universitário de Adamantina que suspende temporariamente dois alunos do 8º termo do curso de Medicina. Eles são investigados, conforme o documento, pelos “crimes de dano, injúria e ameaça, inclusive com a utilização de arma de fogo”, contra dois professores da Instituição de ensino.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, e internamente entre os alunos do Centro Universitário de Adamantina, após a publicação da Portaria Nº 143, de 14 de setembro, que considerou uma Medida Cautelar (nº 4094070-91.2023.090126) e um Procedimento Judicial de Busca e Apreensão (1501259-04.2023.8.26.0081), deflagrado em 13 de setembro.

As motivações para os crimes não constam no documento, que instaurou, também, um processo administrativo visando o desligamento destes alunos do Centro Universitário de Adamantina. O processo será conduzido, conforme determinação do reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, pela Comissão Processante, composta pelos membros Estevão Zilioli, Alexandre Rodrigues Simões e Lilian Pacchioni Pereira de Souza.

Segundo o Artigo 3º, da Portaria, a Comissão “poderá praticar todos os atos necessários à introdução probatória, como oficiar a órgãos competentes, providenciar documentos, ouvir testemunhas, colher declarações, depoimentos e demais que entender pertinentes”, pelo prazo de 30 dias, para posterior adoção das medidas cabíveis pela Reitoria.

A suspensão deverá ser ratificada pelo Conselho Universitário.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SE POSICIONA

Em nota, o Centro Universitário de Adamantina disse “que está tomando todas as medidas legais e cabíveis para apurar as responsabilidades, bem como para garantir a segurança de alunos, docentes e servidores da Instituição”.


Cidades

Equipes da Escola Eudécio Luiz Vicente participam do JEESP em Praia Grande

Published

on

As equipes da E.T.C. Prof. Eudécio Luis Vicente de Adamantina (Escola Industrial), representará o município de Adamantina, nos dias 23 a 25 de junho em Praia Grande, nas finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

As equipes adamantinenses estarão participando na disputada competição nas modalidades de Voleibol Masculino e Feminino, Dama e Xadrez.

As disputas dos jogos darão classificação para os Jogos Escolares Brasileiro (JEB) que acontecerá em Recife.

“Sabemos que a nossas equipes irão encontrar dificuldade, com os adversários, mas estamos confiantes e vamos em busca da classificação, para próxima fase”, ressaltou o professor Rildo Araújo “Xapuri”.

 

Continue lendo

Cidades

Capoeiristas de Adamantina ganham cinco medalhas em Campeonato Interestadual

Published

on

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra representou Adamantina e levou cinco atletas para disputar o Campeonato Interestadual de Jaguapitã (PR), organizado pelo Mestre Corvo no último domingo (16).

Os capoeiristas adamantinenses tiveram um grande desempenho e conquistaram cinco medalhas: na categoria Master masculino – Juvêncio Pereira Rocha “Batman”, na categoria Master feminino – Edicleia Ramalho da Cruz Rocha “Pantera” e na categoria Infantil masculino – Pedro Pereira Rocha Neto “Profeta” ficaram em 2º lugar [eles são da mesma família, sendo o pai, a mãe e o filho]; categoria Profissional feminino – Suelen Rocha (3º lugar); categoria Adulto masculino – João Marcos Cipriano “Amarelinho” (4º lugar).

“Foi uma competição bastante equilibrada, com atletas de diferentes estados brasileiros, o que mostra que a Cpoeira também é um esporte de alto nível. E felizmente conseguimos levar o nome de Adamantina ao pódio por cinco vezes”, comentou Suelen.

O Grupo Estrela da Barra existe desde o ano 2000 em Adamantina – antes chamado de União da Barra – e é liderado pela mestra Sara.

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

Published

on

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves

No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da disciplina eletiva “Como melhorar o meio em vivo?”, realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Na oportunidade, os alunos também foram agraciados com uma Moção de Congratulações e Aplausos, indicada pelo vereador e supervisor de ensino, Prof. Hélio José dos Santos, subscrita por todos os demais edis.

Cumpre destacar que, a referida moção também se estendeu aos Profs. Tiago e Magali, bem como aos Srs. Paulo Alves de Araújo, Diretor da EE Helen Keller e Thiago Ribeiro Benetão, Secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), bem como aos servidores desta pasta.

Para o Prof. Hélio, “atividades e parcerias como estas, possibilitam a ampliação e do envolvimento e da aprendizagem dos nossos alunos com os conteúdos e temas inerentes ao projeto, e também despertam uma urgente conscientização destes e da população sobre a necessidade da preservação e conservação ambiental”, destaca.

Já para o Secretário da SAAMA, Thiago Benetão, “ficamos felizes em poder contribuir com esse processo. A Educação Ambiental é algo extremamente necessário no contexto global e local. Agradecemos pela parceria realizada junto à EE Helen Keller, bem como à Câmara Municipal de Adamantina, pela moção concedida à nossa Secretaria”.

Os professores Tiago e Magali destacam que, no próximo semestre haverá continuidade desta disciplina, tendo em vista a sua demanda e relevância em nossa comunidade escolar. “Acreditamos no poder da educação, e é só por meio dela que conseguiremos ter jovens protagonistas”, acrescentam.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!