Connect with us

Cidades

Centro Universitário de Adamantina desenvolve trabalho de qualidade da compostagem em conjunto com a UFV

Publicado

em

Reduzir o tempo de compostagem e melhorar a qualidade do produto final são os principais desafios na produção de fertilizantes orgânicos e organominerais. No processo de compostagem, o material orgânico é degradado por microrganismos aeróbicos. Por isso, a manipulação desses microrganismos influencia a degradação do material. A inoculação de bactérias eficientes na degradação de material orgânico proporciona uma mudança na dinâmica do processo de compostagem.

Neste sentido, o Centro Universitário de Adamantina desenvolve um projeto de pesquisa com o objetivo de avaliar o efeito da inoculação bacteriana durante o processo de compostagem, na diminuição de tempo e aumento da qualidade do adubo produzido. Na segunda fase, será avaliado o crescimento de plantas com metabolismo fotossintético C3 (soja) e C4 (milho) em resposta à aplicação dos compostos orgânicos.

O trabalho conta com o Termo de Cooperação Técnica entre o Centro Universitário de Adamantina, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), representada pela pró-reitora Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, representada pela Prof.ª Dra. Lilian Estrela Borges Baldotto, do Instituto de Ciências Agrárias do Câmpus Florestal, para desenvolver o Projeto intitulado “Aceleração e qualidade da compostagem de resíduos orgânicos com inoculação bacteriana”, de acordo com o plano de trabalho estabelecido pelo pesquisador responsável, Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, do Centro Universitário de Adamantina.

Para isso, foram selecionadas seis estirpes solubilizadoras de amido, lignina, celulose, proteína, queratina e solubilizadoras de fosfato, avaliadas no laboratório de microbiologia da instituição, que apresentaram melhor crescimento “in vitro”, através da turbidez das colônias amilolíticas (UFV-LAM 9), lignolíticas (UFV-LL15), celulolíticas (UFV-CEL 1) solubilizadoras de fosfato (UFV-SOF 8), e uma aleatória proteolítica (UFV-LPR 2) e outra queratinolítica (UFV-LQR 4) na reativação microbiana em meio de cultura Dygs, e devem ser avaliadas em campo a capacidade delas na aceleração e qualidade da compostagem de resíduos orgânicos quando inoculadas com essas bactérias específicas, portanto, os dados obtidos ainda estão sendo coletados.

Segundo o Prof. Vagner, este projeto de pesquisa em andamento foi possível graças ao projeto “Produção de Compostagem a partir de resíduos de poda urbana e resíduos de alimentos em Adamantina” promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), representada pela pró-reitora Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli. O trabalho é executado pela Prefeitura através da equipe da ex-aluna da Casa, a engenheira agrônoma Débora, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), iniciado por ocasião do Projeto Produção Resiliente de Alimentos, frente às mudanças climáticas, parte do Programa Euroclima+ (União Europeia), GIZ e Expertise France.

O Projeto de Pesquisa, hora em desenvolvimento, conta com a participação efetiva de professores, técnicos de laboratórios, engenheiros agrônomos e estudantes de graduação.

Dentre os participantes da equipe, estão o Prof. Dr. Délcio Cardim, responsável pelas análises estatísticas, do estudante João Vitor Piveta, bolsista e coordenador responsável do projeto, e demais alunos (em torno de 20 estudantes), além dos laboratoristas, Rodrigo Renolfi Erler (microbiologia) e Fernando Passos (solos/bromatologia), e aos engenheiros agrônomos egressos desta Casa, Mateus Batista Tavares (Laboratório de Solo-Planta/Camda), e Débora Simone Queiroz Cecílio, da SAAMA, responsável pelo pátio de compostagem da Prefeitura de Adamantina.

“Nossos agradecimentos ao reitor do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Dr. Alexandre Teixeira, ao Prof. Dr. Paulo Roberto Rocha Júnior, coordenador geral de Pesquisa, e Prof. Me. João Paulo Gelamos, coordenador de Exatas e Agrárias da PROEXT, ao Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), e a todos que têm colaborado para a execução deste projeto, em especial aos alunos pela proatividade e entusiasmo com o projeto de pesquisa e extensão, aos técnicos e demais funcionários da Instituição, e aos funcionários do Pátio de Compostagem da Prefeitura de Adamantina”, ressalta o Prof. Dr. Vagner Oliveira.

 

Publicidade

Cidades

Pleiteada inclusão da Associação Antialcoólica entre as entidades beneficiadas com subvenções em 2025

Published

on

A Associação Antialcoólica existe há 40 anos em Adamantina e tem como missão promover a sobriedade, recuperação e apoio às pessoas de todas as classes sociais no enfrentamento do alcoolismo e suas consequências para a família e a sociedade. Diante dessa trajetória, os vereadores Hélio Santos e Noriko Saito pleitearam na última sessão da Câmara Municipal que a entidade também passa a ser beneficiada a destinação de recurso municipal (subvenção) no ano de 2025.

“Entendemos se tratar de uma questão de inteira justiça para essa brilhante instituição e de reconhecimento e valorização do seu trabalho exemplar e impactante em prol de nossa comunidade, resgatando e salvando vidas”, enfatizaram.

O pedido foi feito por meio da apresentação da Indicação nº 161/24 no plenário do Poder legislativo.

“A Associação Antialcoólica de Adamantina se destaca pela inestimável quantidade de vidas que foram transformadas e salvas graças ao seu trabalho dedicado e profundamente humanizado”, completaram os autores.

O documento com o pedido foi endereçado ao Poder Executivo para análise e atendimento se possível.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

PSD é o único com diretório executivo em Adamantina

Published

on

As conjunturas política e partidária estão em constante movimentação nesses dois últimos meses no município. E em conversa com a reportagem da TV Folha Regional nesta semana o comando do Partido Social Democrático garantiu ser o único a ter diretório executivo oficializado em Adamantina.

O PSD é presidido pelo prefeito Márcio Cardim.

Ao se posicionar sobre as últimas mudanças de liderança em outras legendas, consideram que são movimentos de partidos que não têm a formatação estabelecida no município como diretório ou executiva, sendo apenas comissões provisórias.

“Somos os únicos que não têm uma discussão a ser seguida até as eleições”, afirmou Daniel.

O PSD está sob o comando de Cardim em razão da relação próxima construída com o presidente nacional Gilberto Kassab, atual secretária de Governo do Estado de São Paulo.

“Destaco a importância e a solidez do PSD na confiança do nosso trabalho pelas presidências nacional e estadual e também acerca das pessoas que compõem o partido no município e das pessoas que formatam uma proposta para o município”, completou.

 

 

Continue lendo

Cidades

CAMPOY a mais completa loja para construção e acabamento

Published

on

A Campoy de Adamantina é uma das mais completas empresas do ramo de materiais para construção e acabamento da região.

Sempre focada no segmento, a equipe de profissionais de vendas composta por experientes consultores, está sempre preparada para oferecer o melhor atendimento e os produtos de qualidade existentes no mercado.

Além de materiais para construção, a Campoy oferece pisos, revestimentos, porcelanatos das mais diversas marcas, pias, cubas, gabinetes, balcões e vários outros itens com a qualidade e preços especiais que você procura e merece.

Na Campoy, você tem a opção de levar o seu orçamento para que a equipe de consultores possa analisar e lhe ofertar sempre o melhor e até mesmo cobrir as ofertas da concorrência.

A Campoy Materiais para Construção fica na Alameda Dr. Armando Salles de Oliveira, 804 e entrega na Cidade Joia e região. Telefone: (18) 3521-1032.

Não compre revestimentos e porcelanatos sem antes passar na Campoy. Fica a dica!

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!