Connect with us

Geral

ARTIGO: Observações políticas em Adamantina e Dracena

Publicado

em

Em razão da crônica Dossiê do amor (que publiquei na semana passada), dois prepostos de pré-candidatos vieram me procurar. Queriam saber mais sobre o polêmico relatório, e conferir de perto se no documento constavam nomes de adversários políticos. Como sei que em pequenas cidades este tipo de assunto costuma cheirar defunto, acabei não atendendo o pedido da dupla. No entanto, a visita deles mostrou que os preparativos para as eleições do próximo ano estão a todo vapor na Nova Alta Paulista.

Diante disso, me arrisco a fazer algumas observações sobre os rumos que a política está tomando em Adamantina e Dracena. Na Cidade Joia, segundo o que dizem as vozes das ruas, existe uma polarização entre os pré-candidatos Alcio Ikeda e Gustavo Taniguchi. Como a voz do povo é a voz de Deus, vejamos algumas peculariedades deste confronto anunciado. 

Os próprios sobrenomes revelam, Alcio e Gustavo têm em suas veias o sangue de nipodescendentes. São jovens, competentes e estão filiados em partidos de espectro ideológico de direita. Se as candidaturas forem confirmadas, deverão ter nas campanhas grandes marqueteiros, também com algumas semelhanças em suas trajetórias. Acácio Rocha e Sérgio Vanderlei, além de ótimos jornalistas, são proprietários de importantes veículos de comunicação. Rocha é ex-secretário de cultura, e Vanderlei o atual chefe da pasta. O inusitado nessa história é que as coincidências não param nisso.

Na prefeitura, Taniguchi é apoiado pela cúpula do poder executivo. Ikeda, por sua vez, tem a preferência de um grande contingente de servidores municipais. Na Câmara, Ikeda tem como certo o apoio de três parlamentares: Bigode da Capoeira, Rafael Pacheco e Paulo C. Cervelheira. Taniguchi, tem, em tese (existem divergências no grupo da situação), o apoio dos três edis governistas: Aguinaldo, Cid Santos e Riquinha do Bar. Difícil saber com quem a professora Noriko irá caminhar, pois além de ser membro atuante da colônia japonesa, a vereadora é muito próxima da professora Beth Meirelles. Outra incógnita é a benção do vereador Hélio José dos Santos, pois ele é pragmático e conhece, como poucos, a arte de fazer política.

Em paralelo a este cenário, a extrema direita em Adamantina, viu, estarrecida, o diretório do PL (partido de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto) ir para o grupo de Taniguchi. Não bastasse, a direção do Republicanos (sigla do governador Tarcisio e do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal) foi parar nas mãos do líder do grupo de Ikeda. Portanto, mais um ponto em comum nas pré-candidaturas Ikeda e Taniguchi. Por ora, é isso o que tenho do atual quadro político em Adamantina. Das possíveis candidaturas nanicas, falarei numa outra oportunidade. Agora, como prometido no inicio deste texto, vamos a um pequeno resumo do momento pré-eleitoral em Dracena.

Faz muito muitos anos que um alcaide não se reelege na Cidade Milagre. Como se isso já não fosse suficiente para fazermos uma projeção sobre o que deve ocorrer nas eleições de 2024, o atual prefeito, Andre Lemos, eleito em 2020, com 8.033 votos, ou seja, com 35,50% dos votos válidos (num pleito que teve uma abstenção de 10.059 eleitores), está tendo muitas dificuldades para enfrentar as graves denúncias de irregularidades administrativas que estão tramitando contra o seu governo na justiça e no TCE.

Pelo conjunto da obra, a maioria dos dracenenses que mantém contato com este humilde articulista, aposta que a tradição de não reeleger prefeito será mantida na cidade. A propósito, comentários de que alguns dos processos que estão tramitando na justiça podem tirar os direitos políticos de algumas pessoas estão se tornando contumazes em Dracena. Como não tenho informações mais detalhadas sobre esses processos, para não correr riscos desnecessários, vou ficando por aqui. Até a semana que vem, caro leitor da Nova Alta Paulista!

Publicidade

Geral

ARTIGO: Província e mais um final de ano chegando…

Published

on

“Um alegre Natal / E um feliz ano novo / Vamos esperar que seja um bom ano / Sem sofrimento” (John Ono Lennon)

 

By seb@r.

 

Mais um final de ano chegando nos quatro cantos deste PLANETA, porém, como a PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA está neste contexto, faz-se necessário muito mais do que uma simples reflexão crítica sobre tudo e todos/as…

Porém, como sempre, os ditos com seus ditos, acabam dando o AR DA GRAÇA de um jeito ou de outro, considerando que a IRONIA, ainda é a melhor alternativa para o atual CENÁRIO PROVINCIANO…

Não se pode deixar de lado aquela TURMA que continua no tal QUARTO ESCURO, tendo em vista o RESULTADO DAS ELEIÇÕES para o EXECUTIVO E LEGISLATIVO PROVINCIANO, todavia, cada qual se vira como pode e ponto quase final…

Dizem que o NÚMEROS NÃO MENTEM, assim, todos/as aqueles/as que perderam as respectivas VAGAS, estão mais do que motivados para tal REFLEXÃO CRÍTICA, também, isso é, se conseguirem, fazer a famosa MEA CULPA…

Mas, acredito que tais CONSELHOS não serão levados a sério pela turma que prefere continuar no QUARTO ESCURO, todavia, QUEM AVISA, dizem, AMIGO É…

Apenas pra reforçar, também, DECLARAR O VOTO para o EXECUTIVO PROVINCIANO, como nos textos escritos antes da realização das ELEIÇÕES, a tecla acionada e efetivada foi EM BRANCO…

Portanto, assim que o NOVO MANDATÁRIO assumir o comando do EXECUTIVO com sua equipe de apoio, estarei, como sempre nestes últimos anos, OBSERVANDO as idas e voltas deste time que assume em janeiro de 2.025, porém, sempre que possível, ESCREVENDO os artigos OPINATIVOS by seb@r…

No mais em meio ao tudo de menos, o NATAL e o ANO NOVO ANO estão batendo nas PORTAS PROVINCIANAS, desta forma, tudo pode SE DA PAZ, porém, TODO CUIDADO É POUCO com quem está saindo deste lado para o outro lado, também, com quem está entrando neste CENÁRIO PROVINCIANO…

Ah! Quanto aos NOMES EFETIVADOS para compor o próximo MANDATO DO LEGISLATIVO, deve-se considerar que as tais RAPOSAS POLITIQUEIRAS continuam na área, todavia, entram NOVO/AS NOMES neste BALAIO e tudo indica que o NOVO GESTOR e equipe, estará com APOIO da MAIORIA deste LEGISLATIVO…

Por isso e mais aquilo, SE VOCÊ PENSA QUE TÁ RUIM, PODE PIORAR…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

 

 

e-mail: [email protected]

 

 

Continue lendo

Geral

Empresa realiza transbordo de GLP na SP-225 após acidente com caminhão-tanque; motorista morreu

Published

on

Uma empresa especializada realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o transbordo da carga de gás GLP de um caminhão-tanque que tombou na rodovia João Baptista Cabral Renó (SP-225), próximo ao quilômetro 298, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), nesta quarta-feira (30).

O motorista do veículo, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi velado nesta quinta-feira em Curitiba (PR), onde será sepultado.

O transbordo de aproximadamente 23 mil quilos de GLP seguiu os protocolos de segurança devido ao risco de explosão.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária responsável pela rodovia e de uma empresa especializada em manejo de cargas perigosas estiveram no local, e foi necessário isolar uma área de 800 metros ao redor do veículo para garantir a segurança.

No início da tarde, o trânsito foi parcialmente liberado para aliviar o congestionamento, que chegou a 10 km em ambos os sentidos.

O tráfego foi novamente bloqueado por aproximadamente 20 minutos para o término da transferência da carga e remoção do caminhão. O tráfego já flui normalmente no local.

Continue lendo

Geral

Idoso morre após explosão no quintal de casa no interior de SP

Published

on

Um idoso morreu no Hospital Estadual de Bauru (SP) nesta segunda-feira (28) após não resistir aos ferimentos causados por uma explosão em sua chácara, em Pederneiras (SP).

De acordo com a Polícia Civil, as circunstâncias da explosão ainda estão sendo investigadas e o inquérito será instaurado, mas a suspeita é de que a vítima possuía uma fábrica caseira de velas.

No local, no Jardim Recreio Lago dos Paturis, foram localizados vários sacos de parafina e cinco botijões de cozinha dentro da piscina da chácara.

O Corpo de Bombeiros realizou a contenção das chamas e a vítima, Antonio Carlos Francisco, de 70 anos, foi socorrido e encaminhado para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Pederneiras. Posteriormente, ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Bauru, onde morreu.

O sepultamento do corpo de Antonio foi realizado no Cemitério da Saudade nesta terça-feira (29), em Bauru (SP).

Continue lendo

Mais Lidas