Connect with us

Geral

ARTIGO: Observações políticas em Adamantina e Dracena

Publicado

em

Em razão da crônica Dossiê do amor (que publiquei na semana passada), dois prepostos de pré-candidatos vieram me procurar. Queriam saber mais sobre o polêmico relatório, e conferir de perto se no documento constavam nomes de adversários políticos. Como sei que em pequenas cidades este tipo de assunto costuma cheirar defunto, acabei não atendendo o pedido da dupla. No entanto, a visita deles mostrou que os preparativos para as eleições do próximo ano estão a todo vapor na Nova Alta Paulista.

Diante disso, me arrisco a fazer algumas observações sobre os rumos que a política está tomando em Adamantina e Dracena. Na Cidade Joia, segundo o que dizem as vozes das ruas, existe uma polarização entre os pré-candidatos Alcio Ikeda e Gustavo Taniguchi. Como a voz do povo é a voz de Deus, vejamos algumas peculariedades deste confronto anunciado. 

Os próprios sobrenomes revelam, Alcio e Gustavo têm em suas veias o sangue de nipodescendentes. São jovens, competentes e estão filiados em partidos de espectro ideológico de direita. Se as candidaturas forem confirmadas, deverão ter nas campanhas grandes marqueteiros, também com algumas semelhanças em suas trajetórias. Acácio Rocha e Sérgio Vanderlei, além de ótimos jornalistas, são proprietários de importantes veículos de comunicação. Rocha é ex-secretário de cultura, e Vanderlei o atual chefe da pasta. O inusitado nessa história é que as coincidências não param nisso.

Na prefeitura, Taniguchi é apoiado pela cúpula do poder executivo. Ikeda, por sua vez, tem a preferência de um grande contingente de servidores municipais. Na Câmara, Ikeda tem como certo o apoio de três parlamentares: Bigode da Capoeira, Rafael Pacheco e Paulo C. Cervelheira. Taniguchi, tem, em tese (existem divergências no grupo da situação), o apoio dos três edis governistas: Aguinaldo, Cid Santos e Riquinha do Bar. Difícil saber com quem a professora Noriko irá caminhar, pois além de ser membro atuante da colônia japonesa, a vereadora é muito próxima da professora Beth Meirelles. Outra incógnita é a benção do vereador Hélio José dos Santos, pois ele é pragmático e conhece, como poucos, a arte de fazer política.

Em paralelo a este cenário, a extrema direita em Adamantina, viu, estarrecida, o diretório do PL (partido de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto) ir para o grupo de Taniguchi. Não bastasse, a direção do Republicanos (sigla do governador Tarcisio e do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal) foi parar nas mãos do líder do grupo de Ikeda. Portanto, mais um ponto em comum nas pré-candidaturas Ikeda e Taniguchi. Por ora, é isso o que tenho do atual quadro político em Adamantina. Das possíveis candidaturas nanicas, falarei numa outra oportunidade. Agora, como prometido no inicio deste texto, vamos a um pequeno resumo do momento pré-eleitoral em Dracena.

Faz muito muitos anos que um alcaide não se reelege na Cidade Milagre. Como se isso já não fosse suficiente para fazermos uma projeção sobre o que deve ocorrer nas eleições de 2024, o atual prefeito, Andre Lemos, eleito em 2020, com 8.033 votos, ou seja, com 35,50% dos votos válidos (num pleito que teve uma abstenção de 10.059 eleitores), está tendo muitas dificuldades para enfrentar as graves denúncias de irregularidades administrativas que estão tramitando contra o seu governo na justiça e no TCE.

Pelo conjunto da obra, a maioria dos dracenenses que mantém contato com este humilde articulista, aposta que a tradição de não reeleger prefeito será mantida na cidade. A propósito, comentários de que alguns dos processos que estão tramitando na justiça podem tirar os direitos políticos de algumas pessoas estão se tornando contumazes em Dracena. Como não tenho informações mais detalhadas sobre esses processos, para não correr riscos desnecessários, vou ficando por aqui. Até a semana que vem, caro leitor da Nova Alta Paulista!

Publicidade

Geral

ARTIGO: Província, Escola e eleições…

Published

on

“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.” (Oscar Wilde)

 

By seb@r.

Na semana passada, a MÍDIA PROVINCIANA destacou uma destas ESCOLAS, porém, ditas MILITARES travestidas de proposta PEDAGÓGICA em benefício das CRIANÇAS E ADOLESCENTES…

Entretanto, como diz aquele velho dito popular, ou seja, DE BOAS INTENÇÕES O INFERNOS ESTÁ CHEIO e assim por diante, portanto, não se pode deixar de lado aqueles ANOS DE CHUMBO de um passado não tão distante neste PAÍS DO FAZ DE CONTA…

Além do mais em meio ao tudo de menos, tais FATOS tiveram ECOS em terras provincianas com isto e mais aquilo, desta forma, tais PROPOSTAS estão um tanto quanto FORA DOS EIXOS neste atual cenário DEMOCRÁTICO e ponto quase final…

Se bem que, com tantas MENTES MEDÍOCRES dispersas nesta PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA, ainda, que continuam seguindo o BERRANTE e se negando e entenderem que PERDERAM MANÉS!

Porém, não se pode esperar muito desta TURMA DE ALOPRADOS/AS PROVINCIANOS/AS, haja vista que os/as mesmos/as continuam teimando em VOLTAR AO PASSADO, todavia, TODO CUIDADO É POUCO com essa CAMBADA travestidos/as de PROFESSORES/AS preocupados com o BEM ESTAR EDUCACIONAL…

Mesmo assim, faz-se necessário estar em SINTONIA com o outro lado da HISTÓRIA, isso é, não o lado OFICIAL que é sempre registrado pelos GOLPISTAS de sempre; por isso e mais aquilo, a melhor escolha pra essa turma de MENTES MEDÍOCRES PROVINCIANAS é continua PESQUISANDO (sic), ainda, sobre PROPOSTAS PEDAGÓGICAS e se possível, tentar LER E ENTENDER o patrono da EDUCAÇÃO, isso mesmo, aquele do MÉTODO PAULO FREIRE…

Mas, acredito que é pedir demais para tais MENTES MEDÍOCRES, assim, os/as mesmos/as estão embalados pelo TOQUE DO BERRANTE com posição de DIREITA VOLVER nesta PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA…

As ELEIÇÕES em nível MUNICIPAL estão se aproximando, portanto, TODO CUIDADO É POUCO com os famigerados CANTOS DAS SEREIAS que já estão nos quatro cantos PROVINCIANOS, também, até o momento o que se pode perceber é O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO, tal qual aquela frase da LUCIANA…

Pelo andar da CARRUAGEM PROVINCIANA, tudo indica que vai ser a MESMICE DE SEMPRE, por isso, não se pode esperar que o PODER possa mudar deste lado para o outro lado, tendo em vista que sempre fica do mesmo lado…

Espero que o CENÁRIO PROVINCIANO até o meio do ano esteja mais de acordo com o esperado quando aos tais pré-candidatos/as ao EXECUTIVO, bem como, LEGISLATIVO e tempo ao tempo para este tempo novo tempo que se chama hoje…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…      

Continue lendo

Geral

Prefeitura abre chamamento para entidades executarem atividades socioeducativas, culturais e de lazer para pessoas com 60 anos ou mais

Published

on

A Prefeitura de Adamantina abriu edital de chamamento público visando à seleção de entidades sem fins lucrativos, para firmar parceria por meio de Termos de Colaboração, para execução de atividades socioeducativas, culturais e de lazer com base nos interesses e demanda, tendo como público alvo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

O valor do repasse estimado no ano é de R$40 mil. Poderão participar do presente credenciamento as organizações da sociedade civil que atendam aos requisitos previstos no art. 33 da Lei nº 13.019/2014, alterada pela Lei 13.204 de 14/12/2015.

Os interessados deverão apresentar todos os documentos que estão elencados no item 4 do edital que está disponível em www.adamantina.sp.gov.br até às 17h do dia 21 de março de 2024, junto ao Departamento de Convênios da Prefeitura do Município de Adamantina na Rua Osvaldo Cruz, 262 – 5° andar, Centro.

A divulgação dos projetos contemplados com o parecer da comissão de seleção será efetuada no dia 01 de abril de 2024 e no dia seguinte, a formalização da parceria. Dúvidas ou mais informações poderão ser obtidas por meio do telefone (18) 3502-9008.

 

 

 

Continue lendo

Geral

Carreta carregada com etanol tomba em ribanceira na SP-304 em São Pedro

Published

on

Uma carreta carregada com etanol tombou na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) em São Pedro (SP), na manhã desta terça-feira (20). O motorista teve ferimentos leves.

O acidente foi por volta de 8h10, no quilômetro 199 da pista. O veículo tombou em uma ribanceira na lateral da via. A Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros e a concessionária Eixo SP estão no local verificando a logística para destombamento do veículo.

O local precisou ser interditado para o trabalho das equipes, mas às 9h50 já estava liberado para trânsito.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que uma técnica foi ao local e acompanha as ações por conta da carga de etanol. A informação é que não houve vazamento, mas a Cetesb vai acompanhar os trabalhos até a finalização da ocorrência.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!