Connect with us

Cidades

Arena de Inovação e Ideias na ExpoVerde 2023 terá apresentação sobre Direito Ambiental

Publicado

em

Como o Direito Ambiental se relaciona com o tema da ExpoVerde 2023 que é inovação e boas práticas? 

 

Essa pergunta será respondida durante a palestra Direito Ambiental que acontece no dia 9 de setembro, a partir das 15h30 na Arena de Inovação e Ideias, que é uma iniciativa da Prefeitura de Adamantina em parceria com o CREA-SP.

De acordo com Mayla Furlaneti Oliveira, advogada, procuradora jurídica da Câmara Municipal e docente do curso de Direito da FAI, onde ministra a disciplina de Direito Ambiental e Agrário, o tema se relaciona com o direito ambiental de maneira intrínseca,

“Isso porque, o direito ambiental visa tutelar não apenas condições essenciais à sadia qualidade de vida sob o aspecto ambiental, mas também se atém aos aspectos econômicos e sociais envolvidos em tal busca, sendo certo que, as inovações aliadas às boas práticas têm papel fundamental nessa equalização”, explica.

De acordo com ela, a abordagem do tema na feira tem como importância a busca pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado não é apenas um direito.

“Mas também um dever de todo cidadão, sendo imprescindível que o Direito Ambiental oriente essa consecução, consistindo a ExpoVerde num palco de fomento ao debate responsivo sobre a temática”, assegura.


Em sua apresentação será abordado o princípio da solidariedade intergeracional, sua relação com a proteção ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Inscrições
As inscrições para essa ou outras palestras podem ser efetivadas diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbm-uLC_fwzooKajgky7__hG6LkWNBRP1n0XKU1mr9F6PmGA/viewform

Programação das palestras
6 de setembro
9h – “Pecuária Leiteira”
10h30  – “Planejamento comercial no agronegócio: acesso ao mercado”
14h – “Meio ambiente e Proteção animal”
15h30 “Mitos e curiosidades sobre serpentes e aves de rapina”

7 de setembro
9h – “Café Robusta”
14h – “Imposto de renda: desafios e particularidades ao produtor rural” e “O uso de EPI’s na aplicação de defensivos agrícolas: desafios legais e práticos”
15h30- “Uso correto de EPI’s na área urbana e área rural”

8 de setembro
9h – “Métodos de confinamento”
10h30 – “ABCZ”
11h30 –  “Manejo de ovinos”
14h – “Reanimação Cardiopulmonar e Manobras de Desengasgo”
15h30 – “Drones no Agronegócio”

9 de setembro
9h – “Novas ferramentas e tecnologias para Amendoim”
10h30 – “A implantação de biodigestores como ferramenta geradora de economia e responsabilidade social
14h-  “Como montar e cuidar de vasos e jardineiras: dicas para iniciantes”
15h30 – “O Direito Ambiental”

Publicidade

Cidades

Energisa promove mutirão de melhorias na rede elétrica de Adamantina e outras duas cidades da região

Published

on

Desde a semana passada, equipes da Energisa Sul-Sudeste estão empenhadas em um mutirão de melhorias na rede elétrica de três municípios da região: Caiabu, Álvares Machado e Adamantina. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia nessas localidades.

De acordo com o Alessandro Gomes Martins, gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, faz parte do compromisso da distribuição realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.

“Esses mutirões são um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa nesses dias, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.

Na lista de melhorias executadas nos últimos dias, e que seguem na próxima semana, estão inspeções em cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.

“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Alessandro.

Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.

“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, finaliza o gerente. 

Manutenção em Adamantina

Em Adamantina, especificamente, uma parte dos serviços de manutenção na rede elétrica demandará uma curta interrupção (menos de três minutos) no fornecimento de energia nesta quinta-feira (22).

Tal medida se faz necessária para garantir a segurança da comunidade, dos profissionais que estarão trabalhando na rede e também do sistema elétrico. A interrupção está marcada para ocorrer no horário entre 5h e 5h15, especificamente em Adamantina, sendo o fornecimento da energia normalizado em menos de três minutos.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

Published

on

Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária de assistência social Andreia Regina Ribeiro, participou de uma reunião com Bruno Góes, coordenador do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina, e Lucas Braga, também professor da instituição.

Na oportunidade, eles discutiram sobre disponibilizar cursos profissionalizantes para as famílias que são atendidas pelo benefício eventual e também das entidades.

“Com essa ação, poderemos beneficiar cerca de 300 famílias e, ainda, os integrantes da terceira idade atendidos pelo CRAS”, comenta Andreia.

Conforme o cronograma, os professores darão palestras e farão a divulgação das ações nos meses de maio e junho.

Relembre
Além da parceria com a Secretaria de Assistência Social, a instituição de ensino também firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para oferecer oficinas para as empreendedoras.

De acordo com Braga, a Fatec tem como premissa oferecer para a comunidade ações que estejam voltadas ao desenvolvimento local por meio de ações como oficinas nas áreas em que a unidade atua no município.

 

Continue lendo

Cidades

Em Aula Magna do Centro Universitário, delegado Ricardo Dourado fala sobre a missão do Direito

Published

on


Na noite de segunda-feira, 19, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina iniciou o Ano Letivo 2024 em grande estilo, com uma Aula Magna especial no Auditório Miguel Reale.

Na ocasião, o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto e o docente Prof. Me. José Eduardo Lourencini, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre os projetos do curso.

O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Dourado dos Santos, delegado de Polícia e professor da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

“O Prof. Ricardo tem uma didática fantástica e foi escolhido pelo Núcleo Docente para darmos início ao ano letivo, que, como no ano passado, deve ser muito intenso e recheado de atividades. Esta aula magna foi preparada para dar uma injeção de ânimo nos alunos, especialmente nos calouros, para começar o ano a todo vapor. Entendemos que toda instituição educacional que é comprometida com a qualidade do ensino, é preocupada com novas tendências e metodologias, além do impacto que isso tudo gera na sociedade”, destaca o coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

Com o auditório lotado, o Dr. Ricardo Dourado dos Santos falou sobre a missão do Direito. “Tive a honra de ser convidado para esta aula inaugural e procurei abranger de uma maneira clara e concisa sobre a missão do Direito, que é fazer justiça. O intuito foi lembrar os alunos de que no futuro, a justiça vai depender deles. Por isso, é imprescindível que levem o curso a sério e entendam a sua responsabilidade no futuro da sociedade e do país”, comenta.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!