Connect with us

Cidades

Estudantes de Direito da UniFAI participam do III Júri Simulado

Publicado

em

O curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou o III Júri Simulado no salão do Tribunal do Júri do fórum da Comarca de Adamantina. Trata-se de uma atividade realizada em parceria com o Ministério Público (MPSP) e com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A atividade ocorreu no dia 9 de novembro, envolvendo 30 alunos do 10º termo do curso de Direito, que representaram os envolvidos em um caso real sobre feminicídio, atuando nas diferentes áreas jurídicas, como juiz presidente da sessão do Júri, promotores, advogados, jurados, réu, testemunhas e serventuários do Poder Judiciário. O Júri Simulado foi acompanhado presencialmente por 150 alunos do curso de Direito da UniFAI.

A juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti, orientou diretamente os alunos, proferindo explicações sobre a importância do Tribunal do Júri e as etapas processuais, contribuindo para o aprendizado dos discentes e para o sucesso do evento.

O Dr. Marlon Roberth de Sales, promotor da 3ª Promotoria de Justiça (PJ) de Adamantina, identificou o caso a ser simulado e auxiliou os alunos que atuaram na acusação, orientando sobre as atribuições do Ministério Público no processo criminal de competência do Tribunal do Júri, cooperando para que o evento cumprisse a sua missão educativa de formação jurídica dos estudantes de Direito.

O Júri Simulado, para os alunos que atuam diretamente, complementa a disciplina de prática jurídica ministrada pelo Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini, organizador da atividade simulada. Trata-se de um evento de extensão para os demais alunos espectadores, pois o tema é relacionado com a realidade social e com a aplicação do Direito em busca de Justiça nas relações humanas, fazendo parte do Programa UniFAI Cidadã, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo. A atividade conta com o apoio do coordenador do curso de Direito da UniFAI, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

A professora Fernanda ressaltou a importância do evento que aproxima os discentes das atividades jurídicas desempenhadas profissionalmente e promove reflexão sobre a importância do Direito nas relações humanas e sociais: “O Júri Simulado contribui para a formação dos alunos que participam da sessão simulada e de todos os estudantes que acompanham o caso simulado, promovendo um olhar para a prática jurídica integrada com os conflitos existentes na sociedade, pois o Tribunal do Júri tem competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Neste ano o caso real foi um feminicídio, possibilitando uma maior consciência sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra as mulheres”, registrou a professora.

A coordenação e os professores do curso de Direito da UniFAI parabenizam os estudantes de Direito pela participação exemplar e agradecem a todos os envolvidos, especialmente a Dra. Ruth pela imprescindível colaboração e pela possibilidade de o evento ser realizado no Plenário do Júri local, com autorização do Tribunal de Justiça, e ao Dr. Marlon por identificar um caso real importante para o aprendizado dos alunos e por acompanhar o desenvolvimento da atividade.

 

 

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Cidades

Copa Regional Categorias de Base define jogos das quartas de finais

Published

on

O organizador Júlio José Moreno, da Judá Artigos e Eventos Esportivo de Lucélia, organizador da 4ª edição da Copa Regional de Categorias de Base de Futebol de Campo definiu os confrontos e locais dos jogos das quartas de finais da competição.

Os confrontos que serão pelas categorias Sub-11, Sub-3 e Sub-15, acontecerá no sábado (18) e domingo (19), nas praças de esportes de Adamantina, Lucélia, Flórida Paulista e Inúbia Paulista.

Os jogos terão início à partir das 7h45, no primeiro jogo.

Confira os duelos:

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS SÁBADO (18)

ADAMANTINA

Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo- às 7h45

-Sub – 11

João Ramalho x Osvaldo Cruz

-Sub – 13

Adamantina x Osvaldo Cruz

-Sub – 15

Osvaldo Cruz x Paulicéia

LUCÉLIA

Campo do Jardim América (ao lado do Ginásio de Esportes) – 7h45

-Sub – 11

Adamantina x Sumaré/ Tupã

-Sub – 13

Bastos x Sumaré/Tupã

-Sub – 15

Panorama x Sumaré/ Tupã

FLÓRIDA PAULISTA

Estádio Municipal Francisco Spanghero – às 7h45

-Sub – 11

Flórida Paulista x Junqueirópolis

-Sub – 13

Panorama x Junqueirópolis

-Sub – 15

Lucélia x Junqueirópolis

-DOMINGO (19) – INÚBIA PAULISTA

Estádio Municipal Cipriano Romão Gomes- às 7h45

-Sub – 11

Rinópolis x Aitec/ Tupã
-Sub – 13

Dracena x Aitec/ Tupã

-Sub – 15

Dracena x Aitec/ Tupã

-O árbitro da Judá, osvaldocruzense José Paulo, orienta o jogador Marcelo Dias, do time de Inúbia Paulista.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantinenses participam de reunião no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo

Published

on

Na segunda-feira (13), os adamantinenses Adão Roberto Ricci, o engenheiro civil Júnior Ricci e o pré-candidato a prefeito Antônio Tiveron, participaram de uma reunião no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo.

A recepção no CRT foi feita pelo presidente, Gilberto Sakamoto, onde foram tratadas demandas de Adamantina e região para o segmento do setor técnico industrial.

Vale destacar que Adão Ricci é conselheiro no CRT e gestor da Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP), cuja Cidade Joia conta com sede.

Adão Ricci possui grande conhecimento e influência junto ao órgão e entidades de classe em São Paulo.

“Foi uma reunião muito produtiva, e esperamos que dela possam surgir bons frutos para o futuro do setor técnico e industrial de Adamantina e região”, destacaram os adamantinenses.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!