Connect with us

Cidades

Estudantes de Direito da UniFAI participam do III Júri Simulado

Publicado

em

O curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou o III Júri Simulado no salão do Tribunal do Júri do fórum da Comarca de Adamantina. Trata-se de uma atividade realizada em parceria com o Ministério Público (MPSP) e com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A atividade ocorreu no dia 9 de novembro, envolvendo 30 alunos do 10º termo do curso de Direito, que representaram os envolvidos em um caso real sobre feminicídio, atuando nas diferentes áreas jurídicas, como juiz presidente da sessão do Júri, promotores, advogados, jurados, réu, testemunhas e serventuários do Poder Judiciário. O Júri Simulado foi acompanhado presencialmente por 150 alunos do curso de Direito da UniFAI.

A juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti, orientou diretamente os alunos, proferindo explicações sobre a importância do Tribunal do Júri e as etapas processuais, contribuindo para o aprendizado dos discentes e para o sucesso do evento.

O Dr. Marlon Roberth de Sales, promotor da 3ª Promotoria de Justiça (PJ) de Adamantina, identificou o caso a ser simulado e auxiliou os alunos que atuaram na acusação, orientando sobre as atribuições do Ministério Público no processo criminal de competência do Tribunal do Júri, cooperando para que o evento cumprisse a sua missão educativa de formação jurídica dos estudantes de Direito.

O Júri Simulado, para os alunos que atuam diretamente, complementa a disciplina de prática jurídica ministrada pelo Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini, organizador da atividade simulada. Trata-se de um evento de extensão para os demais alunos espectadores, pois o tema é relacionado com a realidade social e com a aplicação do Direito em busca de Justiça nas relações humanas, fazendo parte do Programa UniFAI Cidadã, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo. A atividade conta com o apoio do coordenador do curso de Direito da UniFAI, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

A professora Fernanda ressaltou a importância do evento que aproxima os discentes das atividades jurídicas desempenhadas profissionalmente e promove reflexão sobre a importância do Direito nas relações humanas e sociais: “O Júri Simulado contribui para a formação dos alunos que participam da sessão simulada e de todos os estudantes que acompanham o caso simulado, promovendo um olhar para a prática jurídica integrada com os conflitos existentes na sociedade, pois o Tribunal do Júri tem competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Neste ano o caso real foi um feminicídio, possibilitando uma maior consciência sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra as mulheres”, registrou a professora.

A coordenação e os professores do curso de Direito da UniFAI parabenizam os estudantes de Direito pela participação exemplar e agradecem a todos os envolvidos, especialmente a Dra. Ruth pela imprescindível colaboração e pela possibilidade de o evento ser realizado no Plenário do Júri local, com autorização do Tribunal de Justiça, e ao Dr. Marlon por identificar um caso real importante para o aprendizado dos alunos e por acompanhar o desenvolvimento da atividade.

 

 

Cidades

Secretaria de Cultura e Turismo divulga agenda cultural do mês de maio em Adamantina

Published

on

Programação traz exibição de filmes, passeio turístico, oficina e 1º campeonato de skate feminino

A agenda cultural do mês de maio, promovida pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem início nesta sexta-feira(3) com a exibição de filme do Projeto de Difusão do Museu da Imagem e do Som (MIS).

A exibição ainda será realizada nos dias 10, 17 e 24 de maio em três sessões que acontecem às 8h; 13h e 20h. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada na Biblioteca Municipal Jurema Citeli.

Na terça-feira (7), acontecerá o lançamento do Livro “Um Amante na Escuridão” do escritor Alberick Stelian. A iniciativa é promovida por meio dos recursos obtidos através da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

No dia 13 de maio, a partir das 19h, no Anfiteatro Fernando Paloni, será realizada uma audiência pública para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e para votação do plano municipal.

O segundo cine pipoca acontecerá no dia 14 de maio a partir das 13h no Cine HOS. A programação consiste na exibição gratuita de filmes que estão em cartaz e a iniciativa acontece com recursos da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Nos dias 16 e 17 de maio, a biblioteca municipal Jurema Citelli recebe crianças para contação de história. Nos dias 18 de maio, das 18h às 22h, o anfiteatro Fernando Paloni recebe o The Valley Talents – “Talentos da Diversidade”.

No dia 19 de maio, será realizado um passeio turístico com saída a partir das 9h na Biblioteca Municipal. A programação tem como objetivo possibilitar que os participantes conheçam os atrativos urbanos do município.

Nos dias 20 e 21 de maio, Adamantina vai receber mais uma programação por ser Ponto MIS. A Oficina Figurino, Luz, Câmera e Ação acontecerá de forma gratuita. As inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser efetuadas na Biblioteca Municipal.

Adamantina terá a Loja do Futuro. A implantação do programa no município é uma parceria entre: FECOMÉRCIO, SINCOMÉRCIO Regional Nova Alta Paulista, SESC, SENAC, ACE Adamantina, Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SEBRAE.

O lançamento da iniciativa acontecerá no dia 21 de maio a partir das 19h no anfiteatro municipal Fernando Paloni com a palestra “O impacto da inteligência artificial no varejo”.

A programação ainda terá  Queen Tribute Brasil no dia 23 de maio a partir das 20h no Anfiteatro Fernando Paloni. Os ingressos solidários estão disponíveis no site megabilheteria.com

A agenda cultural chega ao fim com atividades no sábado(25) e no domingo(26). A Casa Afro recebe no sábado (25), o 1º Campeonato Regional de Breaking e Skate Feminino e mais o show de rap com Lucazemici.

Por fim, no dia 26 de maio, Adamantina terá mais uma edição do Circuito Sesc de Artes a partir das 16h no Parque dos Pioneiros.

 

 

Continue lendo

Cidades

Bom público prestigia o tradicional Torneio do Trabalhador

Published

on

A Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina), sob a responsabilidade do secretário Ronaldo Pereira Dutra “Tuiuiú” e o diretor Luciano Netto, organizou na quarta-feira (1º), no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo, a 61ª edição do Torneio do Trabalhador com a participação de 16 equipes de 32 classes trabalhistas. Foram jogos disputados, que contaram com a presença de bom público.

O grande campeão foi o time Repositores/Pacoteiros, que venceu os Eletrecista/Moto Boys por 2 a 1 nos pênaltis após empatar sem abertura de contagem no tempo normal. O destaque foi para o goleiro Felipe Fiorentin, do Eletrecista/ Moto Boys, que levou troféu de menos vazado da competição sem tomar gol. O artilheiro foi Everton Cardoso “Evinho”, 3 gols, do Motoristas/ Office Boys, que ganhou na disputa do sorteio.

Na terceira colocação ficou o time “Motorista/Office Boys” e, na quarta, os “Motorista/ Canavieiros.

E como atleta mais idoso a participar da competição, José Alberto Carvalho “Zé Valente, com 75 anos (Motoristas/Office Boys), foi homenageado pela Organização.

IDEALIZADOR JOSÉ MÁRIO

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli em 1962, com objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município.

 

 

Continue lendo

Cidades

Vôlei Adamantina vence de 2×0 em 4 jogos

Published

on

No último sábado (27), o Projeto Vôlei Adamantina, conquistou 4 vitórias consecutivas contra as equipes do sub-13 e sub-15 de Junqueirópolis e Monte Castelo, na Liga de Voleibol Barros (LIVOLB 2024). Com um incrível placar de 2×0 em todos os jogos, Adamantina segue campeã no voleibol infantil.

Ao total, os 4 jogos foram realizados na parte da manhã e tarde, entre as 10h30 e 14h40, no Ginásio Poliesportivo de Monte Castelo, localizado na rua Getúlio Vargas, 767 – Centro.

Ao final, foram 4 jogadoras homenageadas como as melhores e mais essenciais para a vitória de Adamantina em cada jogo, confira abaixo.

As melhores do Sub-15: Isabela Tiossi, do primeiro jogo. Maria Julia, do segundo jogo.

As melhores do Sub-13: Isabela Pereira, do primeiro jogo. Lara, do segundo jogo.

Acompanhe as redes sociais do Projeto Vôlei Adamantina para ficar por dentro dos próximos jogos e eventos: @projvolei.adt no Instagram, TikTok e Projeto Vôlei Adamantina no Facebook.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!