Connect with us

Cidades

Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza toma posse como reitor da UniFAI e nomeia os novos diretores e pró-reitores

Publicado

em


Em seu primeiro ato após tomar posse como reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) nesta segunda-feira, 12, para a gestão 2021-2025 ao lado do vice-reitor Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, o Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza nomeou os diretores de Divisão da Instituição, que começaram imediatamente a trabalhar em suas funções. Não houve solenidade formal de posse do reitor, vice-reitor ou diretores em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foram nomeados Nivaldo Barbosa da Silva como diretor da Divisão Administrativa, Ricardo Sampaio Angeli na Divisão Financeira, Daniel Torres de Albuquerque na Divisão de Comunicação e José Gustavo Lazaretti como procurador-chefe.

Também foram definidas como pró-reitoras a Prof.ª Dra. Fúlvia de Souza Veronez (Ensino), a Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Toffoli (Extensão) e a Prof.ª Dra. Marcia Zilioli Bellini (Pesquisa e Pós-Graduação). Porém, elas serão oficialmente nomeadas por portaria apenas no dia 1º de agosto, ao final do recesso acadêmico.


Neste primeiro dia útil da nova gestão, o Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza se fez representar pelo vice porque ele e a família ainda se recuperam da Covid-19.

Projeto de gestão

Ao lançarem a candidatura para as funções da Reitoria, em maio, os professores doutores Alexandre Teixeira e Wendel Soares apresentaram o projeto de gestão intitulado “Gestão Efetiva, Autonomia e Valorização Humana”.

“O Projeto […] foi elaborado com seu escopo focado no crescimento e desenvolvimento sustentável da UniFAI, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo [CEE-SP]. Os três pilares que compõem o título do presente Projeto de Gestão representam o respeito pela história da Instituição de Ensino Superior e projetam os desafios atuais que deverão ser considerados pelos responsáveis pela gestão no período de 2021/2025: ‘Gestão Efetiva’, ‘Autonomia’ e ‘Valorização das Pessoas’”, constou o projeto.


Um dos principais pontos é o da consolidação do Centro Universitário, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao CEE-SP. “A UniFAI, no período compreendido entre 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2025, deverá percorrer o caminho para o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação. As estratégias relacionadas com a qualidade de ensino dos cursos de graduação e pósgraduação, com o aprimoramento das atividades de extensão e com a responsabilidade socioeconômica da Instituição de Ensino Superior, bem como a proposta de plano de carreira docente em regime parcial e integral, o aumento da produtividade científica e a implantação de pós-graduação stricto sensu são essenciais para atingir o objetivo em referência. […] A gestão efetiva, a autonomia e a valorização humana são imprescindíveis para a concretização do ideal de transformação do Centro Universitário de Adamantina em Universidade de Adamantina”, pontuou o projeto.

Outro destaque está voltado para o Ensino a Distância (EaD) e em Ambiente Híbrido. “A Portaria nº 2.117/2019, publicada no Diário Oficial da União, autoriza as Instituições de Ensino Superior (IES) a ampliar para até 40% da carga horária de Educação a Distância (EAD) em cursos presenciais de graduação. As áreas de Engenharia e Saúde, com exceção da Medicina, podem ampliar a modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Diante dessa realidade, propõe-se um estudo detalhado sobre a viabilidade de implantação de cursos de graduação e pós-graduação EAD”, avaliou o texto.


Sobre o processo de internacionalização da UniFAI, Teixeira e Soares afirmaram que “O desenvolvimento de pesquisas, assim como a mobilidade de alunos e professores, força as Instituições de Ensino Superior a buscarem a consolidação da política de internacionalização. […] Nesse contexto, deve-se iniciar ações entre docentes da UniFAI e docentes de universidades estrangeiras, estabelecendo parcerias científicas relevantes para a sustentação da qualidade da graduação e servindo de base para a implementação dos programas de pós-graduação stricto sensu”.

Perfis

O Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza é graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1999), doutorado em Engenharia Química também pela Unicamp (2004) e pós-doutorado em Engenharia Química pela UEM (2006).

Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Bioquímica, Bioenergética e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Extração de Bioativos, Tecnologia Química, Nanotecnologia, Tratamento de Águas Residuárias, Modelagem Termodinâmicas de Processos Químicos, Equilíbrio de Fases a Altas Pressões. Professor da UniFAI desde 2005, vem atuando nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Engenharia Civil, Química, Agronomia e Medicina. Foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental (2007 a 2019), coordenador e idealizador do curso de Engenharia Civil em (2013 a 2016), coordenador e idealizador do curso de pós-graduação lato sensu de Manejo Florestal e Saneamento Ambiental em 2017.


É perito judicial e extrajudicial na área de Química e Engenharia Química e áreas afins atuando desde 2004. Atuou na elaboração de vários projetos de engenharia desenvolvidos desde a formação acadêmica (1996). É pesquisador da UniFAI, atuando na área de Tratamento de Águas Residuárias e efluentes, Tratamento de Águas de Abastecimento Público, Extração de compostos bioativos, Avaliação de Impactos Ambientais, entre outras, e parecerista técnico da UniFAI.

Já o Prof. Dr. Wendel Cleber Soares possui graduação em Matemática – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Ilha Solteira (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica também pela Unesp (2009).

Atualmente é professor titular da UniFAI, parecerista do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Foi professor e sócio-proprietário do Ensino Qualis Ltda.-ME (Cursinho Sistema Poliedro de Ensino). Foi coordenador de projetos e convênios institucionais da UniFAI (2018/2021) e coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UniFAI (2018/2020).


Participou como coordenador de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – área de Matemática). Participou como professor colaborador na elaboração e revisão de itens da Prova Brasil do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) edital público aberto pelo INEP. Participa como colaborador na elaboração e revisão de itens do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na área de Matemática.

Participou como membro da Comunidade de Prática da Agenda e Desenvolvimento Regional de Presidente Prudente atuando na área de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. Foi diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (junho de 2016 a janeiro de 2017) e vice-diretor (maio de 2011 a maio de 2016).


Foi membro representante do Comitê Regional do Prêmio Gestão Escolar 2012 e 2013 – Diretoria de Ensino da Região de Adamantina. Atuou como Interlocutor administrativo do Projeto Programa Bolsa-Universidade (Escola da Família) e do Projeto Bolsa Alfabetização representando a Instituição de Ensino FAI. Participou do Projeto Rondon “Operação Forte do Presépio”.

Tem experiência na área de Matemática presencial e EaD, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, processamento de sinais, wavelets, transformada wavelet discreta, equações diferenciais ordinárias, estatística, data mining, modelagem matemática no manejo integrado de pragas, matemática financeira e ensino da matemática.

Cidades

Comunidade prestigia Corrida 5K dos Jogos Universitários 2024 no último domingo

Published

on

Com muita animação, preparo físico e alegria, a comunidade universitária e regional participou da Corrida 5K na manhã deste domingo, 28, no Parque dos Pioneiros, que abriram os Jogos Universitários 2024 do Centro Universitário de Adamantina. A caminhada e o ciclismo também marcaram presença para fins de promoção da saúde.

A largada e a chegada ocorreram na rua Prefeito Antônio Cescon, sendo a disputa da corrida de cinco quilômetros dividida entre a comunidade geral e a comunidade universitária (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos), com premiação para a 1ª a 3ª colocação (Geral – masculino e feminino e Comunidade FAI – masculino e feminino).

 

Também foram subdivididos por idade, com troféus da 1ª a 3ª colocação de 18 a 29 anos, homens e mulheres; de 30 a 39 anos, com classificação nas três posições no pódio conforme o gênero; de 40 a 49 anos; e acima de 50 anos.

Organizados pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), com parceria das atléticas dos cursos, os Jogos acontecem até o dia 6 de maio nas dependências do Câmpus III.

“A corrida de rua já é uma tradição do JUFAI e, sem dúvida, a modalidade mais democrática dos jogos. Nesta edição, procuramos dar maior ênfase à corrida, agendando sua realização em um domingo pela manhã, que é o dia em que provas desta natureza são realizadas em todo o mundo. Procuramos agregar uma participação mais efetiva de toda comunidade FAI e, também, dos apaixonados por corrida de rua em Adamantina e toda região”, explica o coordenador de Projetos de Extensão da Área de Humanas, Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini.

Em sua fala antes da premiação, a pró-reitora de extensão e presidente da Comissão Organizadora, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, agradeceu a participação da comunidade e adiantou sobre a exposição de fotos inaugurada na abertura desta edição dos Jogos Universitários. Trata-se do registro fotográfico realizado por estudantes de Publicidade e Propaganda do 1º Festival Esportivo APAE/FAI, promovido em novembro de 2023 por um projeto de extensão do curso de Educação Física em junção com a organização Olimpíadas Especiais Brasil.

Além de acompanhar e torcer pelos times, o público pode conferir a exposição fotográfica dos jogos esportivos adaptados para pessoas com deficiência atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Adamantina, na Quadra 1 do Câmpus III.

Os jogos são transmitidos ao vivo via Youtube da @unifaiadamantina, a partir das 19h30.

A galeria de fotos está disponível no portal do Centro Universitário de Adamantina. Mais detalhes das modalidades e tabelas em fai.com.br/junifai.

Algumas premiações

José Roberto da Silva (Runner de Pacaembu) foi o 1º colocado da categoria Geral Masculino com 17’’16”. Na categoria Geral Feminino, Josefa Zelma da Silva Gomes (Runner de Pacaembu) conquistou a 1ª colocação com 23’02”.

Na categoria feminino de 18 a 29 anos, Isabele Testa Martinez obteve destaque no pódio com 28’06”. Com 23’41”, Kelly da Silva Nunes Facião (Família Facião) foi a primeira colocada na categoria de 30 a 39 anos.

De 40 a 49 anos, Paula Mariana Spina Rodrigues, alcançou a primeira colocação com 24’05”. Na categoria 50 anos ou mais, Andréia Maria Silva Duarte (Parapuã Runners) terminou a prova com 27’16”, atingindo o primeiro lugar do pódio.

No masculino de 18 a 29 anos, Cassio Nakaoka Vicentini finalizou a corrida com 19’57”. De 30 a 39 anos, Andherson Roberto de Oliveira (Farofeiros Runners/Fast) foi quem completou a prova em menos tempo na categoria, com 18’42”.

Na categoria de 40 a 49 anos, Odair José de Souza Castro (Crazy4Run), com 19’31”, obteve destaque no pódio. Acima de 50 anos, Edvaldo Rodrigues (Corinthians) com 19’07”.

Já na categoria Comunidade FAI – feminino, Maria Gabriela Cararo Cabral conquistou a primeira colocação com 25’16”. E Comunidade FAI – masculino quem levou a melhor foi Mauricio da Silva, do curso de Educação Física, com 19’11”.

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina inaugura melhorias executadas no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo

Published

on

No local, foi instalado o sistema de irrigação para gramado

Na manhã desta quarta-feira (1), durante a realização da 61ª edição do Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador, foi realizada a inauguração das melhorias que o Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo recebeu.

No local, foi instalado o sistema de irrigação para gramado e o investimento realizado foi de mais de R$45 mil. O sistema de irrigação visa melhorar o piso solo do gramado para a prática dos atletas e esportistas de Adamantina e região.

A solenidade contou com a participação do prefeito Márcio Cardim, da vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, secretários municipais, vereadores, convidados e o homenageado Hélio Malheiros.

O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Ronaldo Pereira Dutra “Tuiuiú”, relembrou da reinauguração do estádio que aconteceu no final de 2018 e que desde este período o espaço vem recebendo diversos torneios.

A vice-prefeita Dinha e o presidente da Câmara Municipal, Aguinaldo Galvão, falaram sobre a importância da prática esportiva e do município ter espaços que são destinados para isso.

“Nem Presidente Prudente e nem outras cidades da nossa região tem um estádio tão bem cuidado como o nosso. Gostaria de agradecer ao Tuiuiú e aos demais secretários que tem trabalhado para desenvolver todas as áreas do município”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Após o descerramento da placa, foi realizada uma homenagem a Hélio Malheiros. Desde 1978, nenhum esportista fez mais gols que ele durante o campeonato Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador. Ao todo, foram 9 gols em uma única edição.  

Premiação

A 61ª edição do Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador teve como campeão o time Repositores/Pacoteiros; o vice-campeão foi Eletricistas/Motoboys e completando o pódio foi o time Motoristas/Office Boys.

O artilheiro da competição foi Lucas Medeiros do time Eletricistas/Motoboys; Felipe Fiorentim, o goleiro menos vazado do time Eletricistas/Motoboys e o jogador mais idoso, José Valente.

José Mario Toffoli

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli Grupo Jóia de comunicação), em 1962, com o objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município, em uma confraternização esportiva.

 

 

Continue lendo

Cidades

Palestra de apresentação do Empretec reúne empresários e empreendedores de Adamantina

Published

on

Com o objetivo de apresentar o Empretec, que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, foi realizada na noite de terça-feira (30), uma palestra de apresentação do seminário.

Participaram da palestra mais de 30 empresários e empreendedores que atuam em diversos segmentos da cidade. Além do prefeito Márcio Cardim e da secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira.

Bruno Batros Stellato, analista de negócios do Sebrae, explicou que o Empretec consiste em um projeto de cooperação, concebido pela ONU, que está presente em 39 países e é classificado como o principal programa de formação comportamental empreendedora do mundo tendo como foco fomentar o desenvolvimento dos empresários.

Ainda na palestra foi pontuado a importância dos empreendedores, pois são eles que geram emprego e renda, fortalecimento da economia, promovem o desenvolvimento social e mudam a realidade local.

Por isso, durante o seminário que terá a duração de seis dias os participantes serão desafiados a identificar e desenvolver as 10 características comportamentais empreendedoras que são dentro de três conjuntos: Planejamento; Realização e Poder.

As inscrições para participar do Empretec estão abertas e os interessados devem entrar em contato com o Sebrae Aqui de Adamantina que funciona no prédio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) local.

A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio e ACE.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!