Connect with us

Coronavirus

Receitas caseiras de ‘álcool em gel’ podem não ser eficazes e até tóxicas, afirma especialista

Publicado

em

 

 

Gel de cabelo, espessante de confeiteiro, folhas de gelatina e até etanol combustível são os ingredientes que têm sido usados em receitas caseiras de “álcool em gel”. Com a escassez do produto nas prateleiras de supermercados e farmácias, supostos substitutos andam circulando pela internet e ganhando popularidade, na tentativa de combater a pandemia do novo coronavírus.

Porém, o uso desses produtos feitos em casa pode não só não ter o efeito antisséptico esperado, mas também ser prejudicial à saúde, conforme alerta Sandra Villanueva, coordenadora do curso de engenharia química do Centro Universitário Facens de Sorocaba (SP).

Segundo a engenheira, por mais que os produtos originais de cada mistura possuam certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é possível garantir a qualidade e eficácia quando misturados.

“O objetivo dessas misturas é deixar o álcool etílico, que é líquido, espesso. E tem muita gente tentando adquirir esse produto. É perigoso, pois existe uma recomendação de qual álcool serve para a higienização das mãos”, declarou Sandra.

Além disso, as receitas envolvem processos químicos, podendo ser altamente prejudiciais e até tóxicos, como é o caso da mistura envolvendo etanol combustível.

O álcool em gel 70º industrializado, isto é, devidamente regulamentado, foi desenvolvido para que possa ser aplicado na pele, diferente do álcool líquido, produzido para limpeza de ambientes.

Outro ponto que deve ser considerado, de acordo com a engenheira, é que o álcool etílico líquido, acrescentado a uma outra substância pode ter sua volatilidade comprometida. Ou seja, poderá evaporar, podendo ocorrer da mistura ter baixo teor de álcool.

“Você acaba produzindo algo que não há certeza sobre a eficácia. O álcool em gel já tem uma classificação na Anvisa, já garantindo que não vá ocorrer nenhum tipo de queimadura ou alergia na pele”, destacou.

O uso do produto comprado deve ser feito quando não há possibilidade de lavar as mãos no momento, como quando estiver na rua, e também como um complemento da higiene feita com água e sabão.

Apesar do álcool em gel ser um recurso, lavar as mãos é a melhor forma de desinfetar a pele de vírus e bactérias, segundo recomenda o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Não tem fórmula que possa ser feita em casa que garanta eficácia. As pessoas começam a alucinar com as ‘possibilidades’. Tem que ser um produto com autorização da Anvisa”, explicou Sandra.

 

G1.com

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coronavirus

“Projeto que altera o Plano de Carreira do Magistério Municipal precisa ter falhas corrigidas”, afirma presidente da Câmara

Published

on

Em conversa com a reportagem do Folha Regional na quinta-feira (11) o presidente da Câmara de Adamantina, Paulo Cervelheira (PV) confirmou existir falhas no Projeto de Lei nº 13, de 13 de outubro de 2021 que propõe a reorganização do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. “São pontos que precisam ser corrigidos antes de ir para votação, porque do jeito que está não será aprovado”.

O PL conta com a contrariedade de profissionais concursados na rede de ensino do município, representados por uma comissão de professores que se reuniu com os vereadores na semana passada. Paulo disse que os educadores, acompanhados de sua assessoria jurídica, apresentaram11 tópicos do novo Plano de Carreira que eles entendem ser prejudiciais à categoria.

Os profissionais da educação, segundo afirmado ao Siga Mais, entendem que “o PL retiraria conquistas de anos e não estaria criando mecanismos de valorização aos educadores, além de não condizer com as reivindicações”. Ligadas piso salarial, férias, recesso, implementação de avaliação, entre outros itens.

O presidente informou que o Legislativo já está tratando do assunto e intermediará a busca de soluções das divergências. “Inclusive, vamos propor uma reunião entre nós (vereadores) e o Executivo, por meio das Secretarias de Administração, de Educação e de Assuntos Jurídicos para debater e tentar sanar as falhas existentes. Nosso objetivo é estabelecer um consenso de forma que não haja prejuízo para nenhuma das partes”.

 

 

 

Continue lendo

Coronavirus

Duas mulheres com suspeita de coronavírus morrem em Prudente

Published

on

O Oeste Paulista soma mais duas mortes suspeitas pela Covid-19. Uma das vítimas é uma mulher de 62 anos, moradora de Presidente Venceslau (SP), que recebia atendimento médico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Presidente Prudente.

Ambas morreram neste sábado (4).

A outra vítima é uma mulher de 58 anos, que recebia atendimento médico na UTI da Santa Casa de Presidente Venceslau. O segundo óbito foi divulgado pela Prefeitura por volta das 19h.

Exames devem apontar se as vítimas haviam contraído ou não o novo coronavírus.

Por meio de nota, o HR informou que a paciente veio transferida da Santa Casa de Presidente Venceslau e, desde o dia 29 de março, estava internada na unidade recebendo os cuidados da equipe médica e multiprofissional da UTI. Porém, seu quadro evoluiu a óbito na tarde deste sábado.

Em nota oficial, a Prefeitura de Presidente Venceslau informou que “os casos de óbito ocorridos neste sábado, 04 de abril de 2020, a Secretaria de Saúde da Prefeitura esclarece que são situações ainda tratadas como casos suspeitos de coronavírus”.

“Ambas as pacientes receberam atendimento médico com sintomas característicos. Material foi coletado para exame laboratorial”, afirmou. A Prefeitura ainda acrescentou que até o momento o Instituto Adolfo Lutz não divulgou os resultados.

Continue lendo

Coronavirus

Adamantinense com Coronavírus está internado em Osasco

Published

on

A Secretaria de Saúde de Adamantina informou no início da tarde deste sábado (4), que conforme revelado pelo site do Governo do Estado, um adamantinense encontra hospitalizado em Osasco com a doença confirmada após exames.  

“Na cidade não há o registro de casos positivos. Acontece que um adamantinense que encontra-se em Osasco teve a doença confirmada e entra para as estatísticas no portal do Governo como sendo de Adamantina”, explica Gustavo Taniguchi, secretário de Saúde.

Na noite desta sexta-feira (3), chegou à ser divulgado que o paciente estaria em Adamantina, porém, o caso foi descartado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica.  (VEJA AQUI)

CONFIRA O COMUNICADO ENVIADO PELA PREFEITURA

Secretaria de Saúde informa:

Adamantina, 04 de abril de 2020 – O caso positivo para COVID-19 que consta no site do Governo do Estado de São Paulo, direcionado para o município de Adamantina, se refere a um munícipe adamantinense que segue internado em um hospital na cidade de Osasco.

As equipes da Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município estão em contato caso haja necessidade de isolamento da família do munícipe. Todas as questões técnicas serão realizadas a partir de segunda-feira (06).

Até o momento, no município de Adamantina, se encontram quatro casos suspeitos do COVID-19 que aguardam os resultados dos testes.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!