Connect with us

Cidades

Atraso na liberação de funcionamento do CIS foi causado por revogação de comissões do MS

Publicado

em

Em entrevista ao site Clikar o prefeito Márcio Cardim explicou, em tom de indignação, o que a troca de governo causou na autorização de uso do antigo prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para funcionamento do CIS (centro Integrado de Especialidades).

A fala ocorreu após viagem do chefe do executivo a Brasília e visita ao Ministério da Saúde. “Detectamos que a Portaria nomeando as comissões na época do ex-presidente Michel Temer foi revogada pelo atual presidente Jair Bolsonaro, o que prejudicou nosso pleito, uma vez que já havia parecer favorável para a readequação do prédio de UPA para CIS. E com essa iniciativa presidencial veio por água abaixo todo o trabalho anterior. Então foi boa a nossa presença lá, porque eles entenderam o nosso problema e se colocaram à disposição em verificar rapidamente a Portaria, só precisa antes ser nomeado o Conjur (Conselho Jurídico) do MS para emitir pareceres. Olha o tamanho do imbróglio”, reportou Cardim.

O município fez todas as adequações necessárias no prédio, reparação da pintura interna e externa, troca dos batentes, instalações elétricas, telhado, rede de esgoto e outras. Todas as melhorias realizadas foram executadas pela Prefeitura e pelo Poder Judiciário por meio de parceria com os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.

https://i0.wp.com/media.giphy.com/media/QxevLae7xcZlzhCaoH/giphy.gif?resize=415%2C415&ssl=1
“Há vários meses estamos com este pleito e tudo aprovado, mas ainda dependemos do Ministério da Saúde fazer a publicação da Portaria Ministerial dando a autorização. Agora conseguimos desvendar o mistério e estamos empenhados em acompanhar e cobrar. Não estamos pedindo recurso e nem infraestrutura, mas precisamos apenas um papel para a liberação, porque não podemos ingressar no prédio sem estra autorização. E a resposta que tivemos é que o mais rápido possível isso acontecerá”, previu o prefeito.

No CIS, serão disponibilizados à população os serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura.

Também, os alunos de Medicina da UniFAI em regime de internato atenderão nas especialidades de oftalmologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia e moléstias infecciosas.

No período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o ambulatório de alergias, obesidade e gestantes de alto risco.

 

Fonte: Jornal Folha Regional Adamantina

 

https://scontent.faep12-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/67743378_513063162832713_1280894350158462976_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_oc=AQngaPRQaNjeWQzYZSS4ssmpzJiDzL0BU6Ow1FA28KUE9de_v5sX8rXOmC9sxxAVaWJYPDU-TlQE9EGb8S1Kw0ag&_nc_ht=scontent.faep12-1.fna&oh=0b6f6ec66b7cbd1efc3aa8eeae99ee8b&oe=5E13D013

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Curso de Direito recebe alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escola estadual de Lucélia

Published

on

Na manhã do último dia 10, sexta-feira, o curso de Direito do Centro Universitário recebeu a visita dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual José Firpo, de Lucélia.

Aproximadamente 60 alunos de várias salas participaram da ação, que faz parte das disciplinas eletivas Direito em Foco e Júri.

Recebidos pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, os jovens tiveram a oportunidade de saber mais sobre a profissão, curso, perspectivas de trabalho e ainda fizeram um tour pelo Câmpus II, conhecendo o Núcleo de Prática Jurídica, biblioteca, miniauditório e as instalações do bloco 5.

Os participantes, acompanhados pelos professores Daniela Herrera, Ângela Rocha Soubhie Leandro e Diego Rasteiro Ramires Fonseca, foram contemplados ainda com um café da manhã no Auditório Miguel Reale.

“Para nós, professores do curso de Direito da FAI, é fundamental essa interação com a comunidade, sobretudo quando ela envolve adolescentes que, em breve, estarão no ensino superior. Por meio deste bate-papo, conseguimos falar sobre o universo do Direito, e, assim, abrimos caminho para receber muitos destes alunos e alunas em um futuro próximo, em nosso curso”, ressalta o coordenador Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

O curso

O curso de Direito do Centro Universitário tem duração de dez semestres (cinco anos), com aulas 100% presenciais, ministradas no período noturno, aliando teoria e prática jurídicas. O valor da mensalidade para o ano de 2024 é de R$ 873,65.

 

 

Continue lendo

Cidades

Moradores de Adamantina recebem água barrenta e imprópria para consumo nas torneiras

Published

on

Neste domingo (19), em Adamantina, moradores de diferentes bairros relataram falta de água e depois, no retorno do abastecimento, a água jorrou barrenta. As queixas começaram a ocorrer no período da tarde e avançaram à noite.

O site Siga Mais informou ainda que, “mapeou reclamações originadas de bairros como Vila Jamil de Lima, Parque Itamarati, Parque do Sol, Vila Jardim, EcoVille e Residencial Aliança, todos em uma mesma região da cidade”.

A condição da água surpreendeu os moradores, que publicaram seus relatos, fotos e vídeos nas redes sociais. O Siga Mais também recebeu mensagens com a reclamação, mostrando água barrenta pelas torneiras e chuveiros.


Além da queixa quanto à condição da água nas torneiras – imprópria para consumo, banhos e tarefas como lavar roupas – outra preocupação apontada é para as situações dos reservatórios domésticos, contaminados pela água suja.

Na manhã desta segunda-feira (20) a reportagem do Siga Mais solicitou uma nota à empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, onde busca informações e esclarecimentos sobre essa ocorrência. Assim que a resposta for recebida este conteúdo será atualizado.


Continue lendo

Cidades

Ações visam conscientizar a população contra a violência e exploração de crianças e adolescentes

Published

on

A TV Folha Regional transmitiu ao vivo na manhã da última segunda-feira (13) a edição do programa Entrevista da Semana com a participação da diretora do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Larissa Noda, que falou sobre a campanha ‘Maio Laranja’.

A iniciativa, segundo a representante, foi instituída no município e é dedicada ao combate contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“As nossas ações visam promover a conscientização da população, porque infelizmente as nossas crianças e adolescentes estão suscetíveis a esse tipo de violência”, explicou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social planejou diversas atividades para este mês, como rodas de conversa, palestras e a distribuição de materiais educativos. “O objetivo é buscar a proteção e prevenção das crianças e adolescentes frente aos riscos que estão expostas”, acrescentou.

Toda a programação do Maio Laranja pode ser encontrada nas redes sociais da Secretaria e da Prefeitura.

A entrevista completa com a Larissa está disponível no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!