Connect with us

Cidades

UniFAI mantém a qualidade do ensino com aulas on-line

Publicado

em

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pôs de cabeça para baixo a vida de todo mundo em 2020. As medidas de distanciamento social na tentativa de conter a disseminação da doença forçaram a suspensão de atividades presenciais em diversos setores da sociedade, incluindo a Educação, da Básica à Superior.

Para enfrentar esse novo momento, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) inovou a sua forma de transmitir conteúdo aos alunos, pensando em manter a qualidade do ensino ao mesmo tempo que garantia a segurança da saúde dos estudantes.

A Reitoria da UniFAI suspendeu as aulas presenciais da Instituição no dia 17 de março, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo. Desde então, os alunos contam com conteúdos disciplinares e atividades virtuais.

“Este foi um ano atípico. Fomos pegos de surpresa pela pandemia do novo coronavírus, mas a UniFAI tomou todas as medidas necessárias, seguindo os protocolos de saúde, e manteve a qualidade do ensino. Através do meio remoto, nossas aulas continuaram e nós terminamos o primeiro semestre”, destacou o reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Para realizar o Ensino Remoto, a Instituição aproveitou as ferramentas da G Suite for Education, da Google, com a qual havia firmado parceria para a implantação do Ensino a Distância (EaD), por meio dos cursos semipresenciais.

“A UniFAI já havia, pouco mais de um ano e meio antes da pandemia, iniciado a parceria com a G Suite for Education, as contas institucionais já haviam sido criadas para professores, funcionários e cerca de 100 professores e funcionários já haviam sido capacitados. Todos os alunos também, antes da pandemia, já tinham as suas contas institucionais criadas e muitos cursos já usavam o ‘Google Sala de Aula’ (Google Classroom) como um ambiente possível para ensino e aprendizagem”, revelou o Prof. Dr. Estêvão Zilioli, responsável pelo projeto de Ensino a Distância (EaD) da UniFAI.

Mas, tudo mudou quando a pandemia se instalou e o Ensino Remoto se tornou a única opção. “Houve a necessidade, então, de capacitar de maneira específica os professores. Nós optamos por, ao invés de montar um manual com as instruções de como proceder na plataforma, criar um curso em que os professores se colocassem na posição de aluno, usando o ‘Google Sala de Aula’. Esse curso durou três semanas [uma vez que] a Reitoria antecipou o recesso para que os professores pudessem ser capacitados e também foram feitos vídeos tutoriais para explicar aos alunos como interagir com a plataforma, tanto pelo celular quanto pelo computador”, contou Zilioli.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/116754767_787243698747990_5430426220444126822_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=GA6DmRORYdUAX-9Bt7u&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=7bab348dd355a2ec0d9fc7813d73832e&oe=5F77356B

Porém, há uma diferença entre EaD e Ensino Remoto. “No EaD, as aulas são gravadas e o aluno não tem o professor no momento para tirar as dúvidas. No Ensino Remoto, por meio do qual os docentes da UniFAI estão trabalhando, o professor fica todo o período de aula disponível ao aluno. Então, o aluno tem condição de tirar dúvidas com o professor, além de o aluno poder interagir virtualmente com todos os colegas de classe. Ou seja, o professor e o aluno atuam como se estivessem presencialmente”, esclareceu o pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Delcio Cardim.

Como toda novidade, inúmeras dificuldades foram encontradas, porém, superadas dia após dia. “A pandemia nos moveu de uma zona de conforto. Inicialmente fomos transferidos de aulas presenciais para um ambiente virtual e parcialmente conhecido. As ferramentas do G Suite for Education possibilitaram desde as aulas on-line até mesmo a transmissão e desenvolvimento de projetos em tempo real”, confidenciou o Prof. Me. Renam Serraglio Quaglio, coordenador do curso de Engenharia Civil.

Os resultados, entretanto, têm agradado os estudantes. “O sistema remoto implantado pela UniFAI tem agregado bastante e tem sido bem proveitoso em todas as aulas. O aproveitamento das aulas tem sido excelente e temos conseguido assimilar todas as matérias como se estivéssemos em aula presencial. Os professores têm se dedicado bastante e têm dado atenção especial a nós para sanar todas as nossas dúvidas”, opinou Beatriz Grespi Maião, aluna do 6º termo do curso de Engenharia Civil.

“Eu sou aluna do primeiro ano e, para mim, foi uma novidade. A pandemia pegou a todos de surpresa, mas estou vendo o cuidado que a universidade está tendo com os alunos e com os professores também”, avaliou Grace Carla de Oliveira Santos, do 2º termo de Direito.

“A gente está vivendo agora uma fase de readaptação. O ensino a distância, no começo, foi um tanto quanto complicado porque a gente perdeu aquele contato dentro da sala de aula, existia a barreira de tecnologia entre professor e aluno, os dois tiveram uma certa dificuldade em se readaptar, mas, agora, a nossa sala de aula virou o nosso quarto, o nosso escritório e, depois de um tempo estudando o sistema que estamos utilizando para ter as aulas, acho que conseguimos pegar o jeito. Então, a comunicação [entre] aluno e professor, ainda que não frente a frente, é possível ser feita, assim como as provas, as avaliações e os trabalhos. Tudo está ocorrendo dentro da medida do possível. Acho que esse é um sistema que veio para ficar e que vamos poder utilizá-lo mais para frente, quando acabar a pandemia, como uma forma de completar as atividades acadêmicas”, disse Luiz Octávio Amarins Cianca, aluno do 8º termo de Medicina.

As aulas, por enquanto, continuam a ser ministradas apenas no ambiente virtual, sem previsão de retorno presencial. “É claro que a gente sente muita saudade de estar no ensino presencial, mas, ainda assim, é muito gratificante saber que a gente consegue manter os nossos professores, funcionários e alunos em segurança nesse período tão complicado”, concluiu Estêvão Zilioli.

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/116736144_785766898895670_6293278770167708071_o.jpg?_nc_cat=101&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=qDip-b0lEucAX_1HVb6&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=8336d48ad6b554d079362a8b76af8f20&oe=5F775337

Publicidade

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!