Connect with us

Cidades

Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa do curso de Direito da UniFAI promove encontro remoto com a participação do juiz da infância e da juventude de Adamantina

Publicado

em

O Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), promoveu um encontro com o os alunos do 4º Termo do Curso de Direito, coordenado pela professora doutora Fernanda Stefani Butarelo, com a participação do juiz da 2ª Vara e da Vara da Infância e da Juventude de Adamantina, doutor Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, na noite desta quarta-feira, 02.

O encontro foi realizado de forma remota e contou com a participação de 65 alunos on-line. O Prof. Me. Igor Terraz Pinto, coordenador do curso de Direito, participou da abertura, enaltecendo a iniciativa e agradecendo a relevante participação do magistrado.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/94725554_716948089110885_1237041793468465152_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=d4e33ORoga8AX9EP1EU&_nc_oc=AQkV9zmckhxbBP77wVYDQnsGqup5fNwwkrN_osDNPjfIq9D2NLr6IT5OpQ0vXZ4UePMgLM6oO1Jk8LeMTfN20jay&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=401674ffdc33eefa220b78c0ddb129d7&oe=5F75976C
O objetivo do encontro foi apresentar o tema da Justiça Restaurativa para os alunos do 2º ano do curso de Direito, com o fim de motivá-los ao estudo da matéria, podendo compor o Grupo de Estudos da UNIFAI. A palestra foi proferida pelo juiz que é membro do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa, composto por 30 alunos do Curso de Direito, existe desde 2017 e compõe o Projeto de Justiça Restaurativa de Adamantina criado em 2015 que conta com o apoio do Poder Judiciário, da Prefeitura do Munícipio de Adamantina, bem como de pessoas e entidades da sociedade civil. Trata-se de uma atividade de extensão do Centro Universitário de Adamantina, coordenada pela professora Fernanda Butarelo, no âmbito da UNIFAI, e pelo Dr. Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, no âmbito do Poder Judiciário.

A missão do Grupo de Estudos é “desenvolver estudos, pesquisas e práticas de Justiça Restaurativa como forma de solução de conflitos e esperança de humanização em um panorama de intolerância.” O objetivo do Grupo de Estudos é disseminar informações e construir saberes na área que representa uma forma estruturada de solução consensual de conflitos, com a participação dos envolvidos (vítima e ofensor) e de pessoas que possam contribuir para a pacificação no caso concreto (facilitares capacitados, famílias e membros da comunidade).  

Durante a exposição, o magistrado explicou que a Justiça Restaurativa não está em contraposição com a ordem jurídica e reconhece a importância do Estado Democrático de Direito, mas considerando a dinâmica da sociedade propõe um olhar abrangente e profundo para os desafios da convivência e para a solução de conflitos.

Segundo Butarelo, “O Grupo de Estudos tem cumprido o seu papel extensionista, articulando ensino e pesquisa. Desde a sua criação, há menos de quatro anos, o tema da Justiça Restaurativa esteve presente nas Semanas Jurídicas da UNIFAI, foram concluídas duas monografias, elaborados e apresentados sete trabalhos no Congresso de Iniciação Científica da UniFAI (CICFAI) e um trabalho no Congresso de Pesquisa Científica da UniFAI (CPCFAI). O Grupo também esteve representado em três eventos que contaram com a participação da sociedade civil”, registrou.

As advogadas Natália Silveira Rodrigues de Souza e Bruna Lima Levon que se formaram na UNIFAI e realizaram as monografias sobre Justiça Restaurativa também participaram do encontro remoto com os alunos do 4º Termo de Direito, incentivando estudos e  pesquisas sobre a matéria.

“Agradecemos o apoio do professor Igor e a participação do doutor Carlos que expôs, com muita propriedade e clareza, o tema da Justiça Restaurativa, imprescindível para a formação jurídica conectada com valores humanos e pacíficos”, finalizou Butarelo.

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/l/t1.0-9/41210027_1889098531167236_7534771082830544896_o.jpg?_nc_cat=104&_nc_sid=e3f864&_nc_ohc=dyz1iuviiSAAX9Y8DWb&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=d5c11e85a19e7707e3bc2ad3b6cf6226&oe=5F7627EE
 

Publicidade

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!