Connect with us

Cidades

Internato de Medicina da UniFAI avança: T1 inicia curso em Araçatuba e T2 em Adamantina

Publicado

em

 

 

Teve início na última segunda-feira, 6, o período do Programa de Internato dos alunos da primeira turma (T1) do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) na Santa Casa de Araçatuba.

“O nosso Internato se iniciou no primeiro meio ano em Adamantina com o Internato de Saúde Básica e foi muito proveitoso para nós e agora estamos muito felizes em poder estar em Araçatuba, neste que é um hospital de referência”, comemorou a estudante Murieli Fonsati Mazzaro.

O Internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes nas Unidades Básicas de Saúde e em hospitais e que serve de aprimoramento técnico e prático daquilo que se aprendeu na teoria do 1º ao 4º ano do curso. De acordo com a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), a carga horária mínima do internato deve ser de 35% da carga horária total do curso, ou seja, uma média de dois anos de estágio.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/81004386_625742604898101_6276577017810911232_n.jpg?_nc_cat=101&_nc_ohc=y2rQsVTYUFAAX9TawZ3&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=a24e61a4c002b767ebc9582e824d0bfe&oe=5EA4AEF2

“Esse Internato é fundamental para que o aluno tenha um treinamento para que ele possa, em primeiro lugar, já iniciar a sua vida profissional e, depois, para poder prestar a sua Residência Médica. Sendo assim, o Internato é essa fase de aprimoramento prático e técnico”, explicou o Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, coordenador do curso.

Os 66 alunos do 5º ano do curso cumpriram inicialmente as atividades do Internato na Rede Municipal de Saúde de Adamantina e em Mariápolis nos últimos seis meses nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde I, ESF [Estratégia de Saúde da Família] Jardim Adamantina, ESF Cecap, UBS [Unidade Básica de Saúde] de Mariápolis, no CIS [Centro Integrado de Saúde, no prédio que seria destinado à UPA], onde há atendimento em Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia, Dermatologia, Cardiologia, Moléstias Infecciosas, Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço e Pneumologia. E, na Santa Casa de Adamantina, os internos viram as especialidades de Traumatologia, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Pré-anestésico, Clínica Médica, Urologia, Endocrinologia, Enfermarias e Pronto Atendimento

A partir de agora, realizarão as atividades práticas por um ano e meio em Araçatuba. Durante 18 meses os graduandos receberão ensino didático e prático em Saúde Coletiva, Clínica Médica, Cirurgia Geral com Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, especialidades básicas da Medicina.

O curso terá duração de 40 horas semanais e será ministrado por um preceptor para cada grupo de cinco alunos. Os preceptores do Internato Médico são os especialistas Luiz Cláudio Andrades Lima (Clínica Médica), Everton Pontes Martins (Cirurgia Geral), Maria Lúcia Marin Cominotti (Ginecologia e Obstetrícia), Fabrício Benez (Ortopedia) e Anderson Azevedo Dutra (Pediatria). No curso, os alunos vão participar de aulas, atendimentos da rotina hospitalar e plantões.

“Os alunos terão agora o Internato propriamente hospitalar, no qual, por três semestres, o interno cumpre, de manhã e à tarde, atividades de visita aos leitos, de prescrição, de discussão de casos, de avaliações e também, eventualmente, de plantões de 12 horas ou menores de seis horas”, emendou De Marchi.

A Santa Casa de Araçatuba é um hospital de alta complexidade, considerado de excelência e referência regional para quase 1 milhão de habitantes. “Entre os vários projetos que estamos desenvolvendo, o Programa de Internato Médico, que tem início agora em 2020, em parceria com a UniFAI, abre este momento tão importante do hospital, momento em que nós passamos a receber alunos. Já temos diversos residentes, em diversas áreas, temos um Programa de Residência já bem consolidado e passamos, agora, a atuar junto aos alunos de graduação. Isso, para nós, é um momento extremamente importante que demonstra um potencial do hospital dentro do contexto de Ensino”, disse o médico intensivista Fábio Bombarda, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Santa Casa de Araçatuba e coordenador geral do Programa de Internato Médico.

“O Internato de Medicina da UniFAI está sendo um sucesso. A Turma 1 iniciou a parte final hospitalar na Santa Casa de Araçatuba e a Turma 2 começou também nesta segunda-feira [dia 6] o Internato da Atenção Básica em Adamantina”, lembrou o reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

“Parabenizo a Turma 1 do curso de Medicina da UniFAI pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso município, pois recebemos somente elogios por parte da população. Desejamos sucesso a essa turma em seu próximo desafio em Araçatuba. Vocês realmente ajudaram a construir os caminhos desse curso. A T2 inicia o Internato em Adamantina e pode ter a certeza de que estaremos juntos para a concretização desse sonho e, cada vez mais, vamos, juntos, buscar melhorias para um aprendizado de qualidade”, completou o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM).

 

por Assessoria de Imprensa – Colaborou: Assessoria da Santa Casa de Araçatuba

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/82028381_625742808231414_63723828475330560_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=InVBSj_8ifIAX8zfKaJ&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=0d69c2341dc8ab786e8990998dd1414d&oe=5EA067E5

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!