Connect with us

Cidades

Internato de Medicina da UniFAI avança: T1 inicia curso em Araçatuba e T2 em Adamantina

Publicado

em

 

 

Teve início na última segunda-feira, 6, o período do Programa de Internato dos alunos da primeira turma (T1) do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) na Santa Casa de Araçatuba.

“O nosso Internato se iniciou no primeiro meio ano em Adamantina com o Internato de Saúde Básica e foi muito proveitoso para nós e agora estamos muito felizes em poder estar em Araçatuba, neste que é um hospital de referência”, comemorou a estudante Murieli Fonsati Mazzaro.

O Internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes nas Unidades Básicas de Saúde e em hospitais e que serve de aprimoramento técnico e prático daquilo que se aprendeu na teoria do 1º ao 4º ano do curso. De acordo com a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), a carga horária mínima do internato deve ser de 35% da carga horária total do curso, ou seja, uma média de dois anos de estágio.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/81004386_625742604898101_6276577017810911232_n.jpg?_nc_cat=101&_nc_ohc=y2rQsVTYUFAAX9TawZ3&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=a24e61a4c002b767ebc9582e824d0bfe&oe=5EA4AEF2

“Esse Internato é fundamental para que o aluno tenha um treinamento para que ele possa, em primeiro lugar, já iniciar a sua vida profissional e, depois, para poder prestar a sua Residência Médica. Sendo assim, o Internato é essa fase de aprimoramento prático e técnico”, explicou o Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, coordenador do curso.

Os 66 alunos do 5º ano do curso cumpriram inicialmente as atividades do Internato na Rede Municipal de Saúde de Adamantina e em Mariápolis nos últimos seis meses nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde I, ESF [Estratégia de Saúde da Família] Jardim Adamantina, ESF Cecap, UBS [Unidade Básica de Saúde] de Mariápolis, no CIS [Centro Integrado de Saúde, no prédio que seria destinado à UPA], onde há atendimento em Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia, Dermatologia, Cardiologia, Moléstias Infecciosas, Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço e Pneumologia. E, na Santa Casa de Adamantina, os internos viram as especialidades de Traumatologia, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Pré-anestésico, Clínica Médica, Urologia, Endocrinologia, Enfermarias e Pronto Atendimento

A partir de agora, realizarão as atividades práticas por um ano e meio em Araçatuba. Durante 18 meses os graduandos receberão ensino didático e prático em Saúde Coletiva, Clínica Médica, Cirurgia Geral com Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, especialidades básicas da Medicina.

O curso terá duração de 40 horas semanais e será ministrado por um preceptor para cada grupo de cinco alunos. Os preceptores do Internato Médico são os especialistas Luiz Cláudio Andrades Lima (Clínica Médica), Everton Pontes Martins (Cirurgia Geral), Maria Lúcia Marin Cominotti (Ginecologia e Obstetrícia), Fabrício Benez (Ortopedia) e Anderson Azevedo Dutra (Pediatria). No curso, os alunos vão participar de aulas, atendimentos da rotina hospitalar e plantões.

“Os alunos terão agora o Internato propriamente hospitalar, no qual, por três semestres, o interno cumpre, de manhã e à tarde, atividades de visita aos leitos, de prescrição, de discussão de casos, de avaliações e também, eventualmente, de plantões de 12 horas ou menores de seis horas”, emendou De Marchi.

A Santa Casa de Araçatuba é um hospital de alta complexidade, considerado de excelência e referência regional para quase 1 milhão de habitantes. “Entre os vários projetos que estamos desenvolvendo, o Programa de Internato Médico, que tem início agora em 2020, em parceria com a UniFAI, abre este momento tão importante do hospital, momento em que nós passamos a receber alunos. Já temos diversos residentes, em diversas áreas, temos um Programa de Residência já bem consolidado e passamos, agora, a atuar junto aos alunos de graduação. Isso, para nós, é um momento extremamente importante que demonstra um potencial do hospital dentro do contexto de Ensino”, disse o médico intensivista Fábio Bombarda, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Santa Casa de Araçatuba e coordenador geral do Programa de Internato Médico.

“O Internato de Medicina da UniFAI está sendo um sucesso. A Turma 1 iniciou a parte final hospitalar na Santa Casa de Araçatuba e a Turma 2 começou também nesta segunda-feira [dia 6] o Internato da Atenção Básica em Adamantina”, lembrou o reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

“Parabenizo a Turma 1 do curso de Medicina da UniFAI pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso município, pois recebemos somente elogios por parte da população. Desejamos sucesso a essa turma em seu próximo desafio em Araçatuba. Vocês realmente ajudaram a construir os caminhos desse curso. A T2 inicia o Internato em Adamantina e pode ter a certeza de que estaremos juntos para a concretização desse sonho e, cada vez mais, vamos, juntos, buscar melhorias para um aprendizado de qualidade”, completou o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM).

 

por Assessoria de Imprensa – Colaborou: Assessoria da Santa Casa de Araçatuba

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/82028381_625742808231414_63723828475330560_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=InVBSj_8ifIAX8zfKaJ&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=0d69c2341dc8ab786e8990998dd1414d&oe=5EA067E5

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Comunidade prestigia Corrida 5K dos Jogos Universitários 2024 no último domingo

Published

on

Com muita animação, preparo físico e alegria, a comunidade universitária e regional participou da Corrida 5K na manhã deste domingo, 28, no Parque dos Pioneiros, que abriram os Jogos Universitários 2024 do Centro Universitário de Adamantina. A caminhada e o ciclismo também marcaram presença para fins de promoção da saúde.

A largada e a chegada ocorreram na rua Prefeito Antônio Cescon, sendo a disputa da corrida de cinco quilômetros dividida entre a comunidade geral e a comunidade universitária (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos), com premiação para a 1ª a 3ª colocação (Geral – masculino e feminino e Comunidade FAI – masculino e feminino).

 

Também foram subdivididos por idade, com troféus da 1ª a 3ª colocação de 18 a 29 anos, homens e mulheres; de 30 a 39 anos, com classificação nas três posições no pódio conforme o gênero; de 40 a 49 anos; e acima de 50 anos.

Organizados pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), com parceria das atléticas dos cursos, os Jogos acontecem até o dia 6 de maio nas dependências do Câmpus III.

“A corrida de rua já é uma tradição do JUFAI e, sem dúvida, a modalidade mais democrática dos jogos. Nesta edição, procuramos dar maior ênfase à corrida, agendando sua realização em um domingo pela manhã, que é o dia em que provas desta natureza são realizadas em todo o mundo. Procuramos agregar uma participação mais efetiva de toda comunidade FAI e, também, dos apaixonados por corrida de rua em Adamantina e toda região”, explica o coordenador de Projetos de Extensão da Área de Humanas, Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini.

Em sua fala antes da premiação, a pró-reitora de extensão e presidente da Comissão Organizadora, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, agradeceu a participação da comunidade e adiantou sobre a exposição de fotos inaugurada na abertura desta edição dos Jogos Universitários. Trata-se do registro fotográfico realizado por estudantes de Publicidade e Propaganda do 1º Festival Esportivo APAE/FAI, promovido em novembro de 2023 por um projeto de extensão do curso de Educação Física em junção com a organização Olimpíadas Especiais Brasil.

Além de acompanhar e torcer pelos times, o público pode conferir a exposição fotográfica dos jogos esportivos adaptados para pessoas com deficiência atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Adamantina, na Quadra 1 do Câmpus III.

Os jogos são transmitidos ao vivo via Youtube da @unifaiadamantina, a partir das 19h30.

A galeria de fotos está disponível no portal do Centro Universitário de Adamantina. Mais detalhes das modalidades e tabelas em fai.com.br/junifai.

Algumas premiações

José Roberto da Silva (Runner de Pacaembu) foi o 1º colocado da categoria Geral Masculino com 17’’16”. Na categoria Geral Feminino, Josefa Zelma da Silva Gomes (Runner de Pacaembu) conquistou a 1ª colocação com 23’02”.

Na categoria feminino de 18 a 29 anos, Isabele Testa Martinez obteve destaque no pódio com 28’06”. Com 23’41”, Kelly da Silva Nunes Facião (Família Facião) foi a primeira colocada na categoria de 30 a 39 anos.

De 40 a 49 anos, Paula Mariana Spina Rodrigues, alcançou a primeira colocação com 24’05”. Na categoria 50 anos ou mais, Andréia Maria Silva Duarte (Parapuã Runners) terminou a prova com 27’16”, atingindo o primeiro lugar do pódio.

No masculino de 18 a 29 anos, Cassio Nakaoka Vicentini finalizou a corrida com 19’57”. De 30 a 39 anos, Andherson Roberto de Oliveira (Farofeiros Runners/Fast) foi quem completou a prova em menos tempo na categoria, com 18’42”.

Na categoria de 40 a 49 anos, Odair José de Souza Castro (Crazy4Run), com 19’31”, obteve destaque no pódio. Acima de 50 anos, Edvaldo Rodrigues (Corinthians) com 19’07”.

Já na categoria Comunidade FAI – feminino, Maria Gabriela Cararo Cabral conquistou a primeira colocação com 25’16”. E Comunidade FAI – masculino quem levou a melhor foi Mauricio da Silva, do curso de Educação Física, com 19’11”.

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina inaugura melhorias executadas no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo

Published

on

No local, foi instalado o sistema de irrigação para gramado

Na manhã desta quarta-feira (1), durante a realização da 61ª edição do Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador, foi realizada a inauguração das melhorias que o Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo recebeu.

No local, foi instalado o sistema de irrigação para gramado e o investimento realizado foi de mais de R$45 mil. O sistema de irrigação visa melhorar o piso solo do gramado para a prática dos atletas e esportistas de Adamantina e região.

A solenidade contou com a participação do prefeito Márcio Cardim, da vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, secretários municipais, vereadores, convidados e o homenageado Hélio Malheiros.

O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Ronaldo Pereira Dutra “Tuiuiú”, relembrou da reinauguração do estádio que aconteceu no final de 2018 e que desde este período o espaço vem recebendo diversos torneios.

A vice-prefeita Dinha e o presidente da Câmara Municipal, Aguinaldo Galvão, falaram sobre a importância da prática esportiva e do município ter espaços que são destinados para isso.

“Nem Presidente Prudente e nem outras cidades da nossa região tem um estádio tão bem cuidado como o nosso. Gostaria de agradecer ao Tuiuiú e aos demais secretários que tem trabalhado para desenvolver todas as áreas do município”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Após o descerramento da placa, foi realizada uma homenagem a Hélio Malheiros. Desde 1978, nenhum esportista fez mais gols que ele durante o campeonato Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador. Ao todo, foram 9 gols em uma única edição.  

Premiação

A 61ª edição do Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador teve como campeão o time Repositores/Pacoteiros; o vice-campeão foi Eletricistas/Motoboys e completando o pódio foi o time Motoristas/Office Boys.

O artilheiro da competição foi Lucas Medeiros do time Eletricistas/Motoboys; Felipe Fiorentim, o goleiro menos vazado do time Eletricistas/Motoboys e o jogador mais idoso, José Valente.

José Mario Toffoli

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli Grupo Jóia de comunicação), em 1962, com o objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município, em uma confraternização esportiva.

 

 

Continue lendo

Cidades

Palestra de apresentação do Empretec reúne empresários e empreendedores de Adamantina

Published

on

Com o objetivo de apresentar o Empretec, que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, foi realizada na noite de terça-feira (30), uma palestra de apresentação do seminário.

Participaram da palestra mais de 30 empresários e empreendedores que atuam em diversos segmentos da cidade. Além do prefeito Márcio Cardim e da secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira.

Bruno Batros Stellato, analista de negócios do Sebrae, explicou que o Empretec consiste em um projeto de cooperação, concebido pela ONU, que está presente em 39 países e é classificado como o principal programa de formação comportamental empreendedora do mundo tendo como foco fomentar o desenvolvimento dos empresários.

Ainda na palestra foi pontuado a importância dos empreendedores, pois são eles que geram emprego e renda, fortalecimento da economia, promovem o desenvolvimento social e mudam a realidade local.

Por isso, durante o seminário que terá a duração de seis dias os participantes serão desafiados a identificar e desenvolver as 10 características comportamentais empreendedoras que são dentro de três conjuntos: Planejamento; Realização e Poder.

As inscrições para participar do Empretec estão abertas e os interessados devem entrar em contato com o Sebrae Aqui de Adamantina que funciona no prédio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) local.

A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio e ACE.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!