Connect with us

Cidades

Endo-Day reuniu endodontistas renomados na UniFAI

Publicado

em

Evento, vinculado Pró-reitoria de Extensão, registrou a presença de 200 inscritos de Adamantina e região

 

Durante a última sexta-feira, 09, alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e profissionais de Adamantina e região participaram da 1ª  edição do Endo-Day, o dia voltado para aprofundar conhecimentos da especialidade de Endodontia, área da Odontologia que trata internamente os dentes.

O evento, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, contou com profissionais renomados e foi realizado no auditório Miguel Reale, Câmpus II, com a presença de 200 inscritos.

“Esse evento tem grande importância não só para os alunos, mas é uma oportunidade única para ex-alunos, dentistas da cidade e da região, pois se conseguiu reunir os maiores nomes da endodontia do país na UniFAI graças à iniciativa do Bruno Macorini, aluno do 8º termo de Odontologia”, apontou a coordenadora do curso de Odontologia, Profª Drª Elaine Conti.

https://i0.wp.com/media.giphy.com/media/jpnqMKm0Q9hg96AqwO/giphy.gif?w=740&ssl=1
A docente agradeceu ao idealizador do evento, aos palestrantes, à pró-reitoria de Extensão e à reitoria.

“Gostaria de agradecer o Bruno, que não mediu esforços para que este evento acontecesse e aos palestrantes que se disponibilizaram em vir a Adamantina para enriquecer nosso conhecimento a respeito da Endodontia. Agradeço o apoio da pró-reitoria de Extensão (Prof. Dr. Vagner Oliveira) e também ao reitor (Paulo Sergio da Silva), que também permitiu que ocorresse”, afirmou.

 

Profissionais renomados

De acordo com o estudante Bruno Macorini, o planejamento do Endo-Day teve início a partir da ideia de homenagear o Prof. Dr. Fábio Tobias Perassi, docente titular da disciplina de Endodontia na UniFAI.

“Comecei a planejar o evento como forma de reconhecimento do trabalho do professor Fábio na instituição, um dos docentes que fundaram a disciplina de Endodontia na então FAI [Faculdades Adamantinenses Integradas]. Foi criado o projeto de um dia todo para essa especialidade. Para convidar os palestrantes começamos a usar contatos que já tínhamos. No caso do professor Machado fiz o convite por conhecê-lo na execução do Doutores Sem Fronteiras na Amazônia”, detalhou.

Formada pelos profissionais José Burgos Ponce (docente do curso de Medicina da UniFAI), Manoel Eduardo de Lima Machado, Carlos Eduardo da Silveira Bueno, Ângelo Freire e Fábio Tobias Perassi, o Endo-Day teve 12 horas de duração.

 

“Foi para nós uma honra ter essa grade, com Burgos, professor Machado, Prof. Bueno e Ângelo Freire e, no fechamento, o Prof. Fábio Perassi, que fundou a disciplina de endodontia na então FAI”, disse.

Conforme o estudante, a ideia é se criar uma cultura de realização do Endo-Day todos os anos e se tornar referência no interior do estado de São Paulo. “Essa grade é de Congresso Internacional de Odontologia. Todos os professores são reconhecidos fora do país”, frisou.

 

Acesso à endodontia

O doutor em Odontologia (Endodontia), fundador da Sociedade Brasileira de Endodontia e da Sociedade de Endodontia Latino-Americana, Manoel Eduardo de Lima Machado, falou sobre o tema “Endodontia: biologia e tecnologia”, no qual pontuou a relação custo-benefício onde o profissional pode receber o que deve, mas que permita um acesso social maior à saúde.

“O brasileiro tem que assumir o segundo lugar em publicações científicas do mundo e começar a trabalhar no sentido de criar uma técnica nova para que ela possa ser aplicada na sua comunidade. No instante em que nós pudermos fazer isso, isso vai ser passado para todo mundo que apresenta o mesmo grau de carência e o mesmo grau de pouco acesso a Odontologia”, ressaltou Machado.

O endodontista parabenizou os alunos em nome do Bruno no que diz respeito à iniciativa do evento, bem como os professores e o centro universitário no apoio “porque a diversidade de informação é que leva ao conhecimento. Esse horizonte que se abre é fundamental para o desenvolvimento de um profissional realmente adaptado ao futuro da endodontia”.

O aluno Bruno teceu expectativa para a próxima edição do evento. “Espero que para o ano que vem, a segunda edição do Endo-Day seja mais marcante ainda, que a gente consiga espalhar mais, trazer gente de fora e virar referência no interior de São Paulo com esse projeto”, finalizou.

 

Por Priscila Caldeira

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/64569133_479630372842659_3928320381915496448_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_eui2=AeEbrReX0GG_FzNkRN9P6sFweZ2pOxCfhSxfEDyQerlPrHDdoUKn4jZZ_plLmuIzgwfhveyNNd3D2aV7bVeJgsc9ffjXBQ5uSJAwyJm7Bi-ipQ&_nc_oc=AQm6z6I3FcUmrDn_Tf67aK7t1ZM8cw7BAKZO1CX76yaWGjCdw7HLa61ceQuPrmy7Ppm-08IrHLeNcaf2xGi67X_w&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=31164bcddb2d54dbbd3c10ce45294d8b&oe=5DCE7B91

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CAMDA arrecada donativos para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Published

on

Foram arrecadadas cerca de 160 toneladas de itens através das 43 filiais da cooperativa

 

As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul representaram uma tragédia devastadora, deixando um rastro de destruição e perdas irreparáveis. As fortes chuvas que atingiram a região causaram transbordamentos de rios, deslizamentos de terra e inundações generalizadas, resultando em desabrigados, desaparecidos e vítimas fatais.

As comunidades locais enfrentam um desafio imenso para lidar com o impacto, mobilizando esforços de resgate, assistência humanitária e reconstrução.

E mediante essa situação, o cooperativismo emergiu como uma força vital na resposta à tragédia das enchentes no RS, servindo como um modelo resiliente de apoio comunitário diante da adversidade.

A Camda, no intuito de auxiliar o início do processo de recuperação, promoveu uma campanha de arrecadação para as vítimas das chuvas intitulada CAMDA: A FORÇA AO RIO GRANDE DO SUL

Mobilizando as 43 filiais Camda – localizadas nos Estados de SP, MG, PR, MS E GO – cada unidade serviu como posto de coleta de itens de higiene pessoal, alimentos e vestuários para serem destinados às vítimas das enchentes.

“A Camda – que á a força do campo – contou com a solidariedade de todos os cooperados e comunidade em geral nos municípios onde atua, para sermos também a força para a população do Rio Grande do Sul”, apontou Waldomiro Teixeira de Carvalho Junior, presidente da Camda.

Em 10 dias de arrecadação foi possível recolher cerca de 160 toneladas de itens que foram destinados diretamente à comunidade do RS por meio da logística da Camda juntamente com parceiros.

“Através de 55 veículos de frota própria – entre pick-up, VUC, caminhão ¾, truck e carretas – buscamos em todas as nossas lojas as doações recebidas e trouxemos para a logística do Estado de São Paulo, em Adamantina, para então realizar a separação de todos os itens. Para agilizar a entrega, parte de algumas arrecadações foram direcionados à logística do Estado do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Posteriormente, por meio de parcerias com transportadoras que trabalham conosco, levamos as arrecadações diretamente nas mãos de quem realmente precisa no Rio Grande do Sul”, explicou João Adilson Roncolato, gerente da logística SP.

“Estamos imensamente orgulhosos pelo trabalho coletivo que possibilitou essa arrecadação. A solidariedade de cada um dos nossos cooperados assim como de toda a comunidade fez a diferença para o pessoal do Rio Grande do Sul. Agradecemos também todas as entidades e demais empresas que colaboraram nesta ação. Juntos, mostramos a força e a união da nossa Camda em momentos de necessidade. Que continuemos a ser uma cooperativa forte e solidária, sempre prontos para estender a mão ao próximo”, finalizou Waldomiro.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Oficina “Figurino: Luz, Câmera. Ação!” acontece nesta segunda e terça em Adamantina

Published

on

Adamantina recebe nesta segunda-feira (20) a partir das 18h e terça-feira (21), a partir das 8h, a oficina “Figurino: Luz, Câmera. Ação!”. A programação é promovida pelo Pontos MIS no Anfiteatro Fernando Paloni em Adamantina.

A oficina será conduzida pela figurinista, diretora de arte e artista educadora Maria Cecília Amaral, conhecida por seu trabalho em diversas produções audiovisuais e cênicas.

Os participantes terão a oportunidade de aprender os principais conceitos, métodos e técnicas de criação e construção de figurinos, desde a análise de produções até a realização prática dos mesmos.

Durante a oficina, os participantes serão introduzidos aos processos criativos envolvidos na criação de figurinos para diferentes mídias, incluindo filmes, novelas, peças de teatro e performances.

Através de exercícios práticos e análises de roteiro, eles terão a chance de explorar sua criatividade e desenvolver habilidades específicas no campo do design de figurinos.

A oficina é destinada a todos os interessados com idade a partir de 15 anos e não requer experiência prévia em design de moda ou produção audiovisual. Os participantes devem trazer materiais básicos de desenho e costura, conforme especificado nas instruções de inscrição.

As inscrições para a Oficina “Figurino: Luz, Câmera, Ação!” já estão abertas e as vagas são limitadas. Para garantir sua participação, os interessados devem entrar em contato através dos telefones (18) 35224299 / (18) 99804-2542.

Sobre – Os “Pontos MIS” são espaços culturais espalhados por diferentes municípios paulistas que oferecem programação gratuita de filmes, documentários, curtas-metragens, e outras produções audiovisuais. Esses locais geralmente são bibliotecas, centros culturais, cinemas comunitários, entre outros.

O projeto tem como objetivo principal levar a cultura cinematográfica para além dos grandes centros urbanos, alcançando regiões mais afastadas e proporcionando acesso gratuito à produção audiovisual nacional e internacional, além de promover a formação cultural de gestores e agentes municipais de Cultura.

 

 

Continue lendo

Cidades

Curso de Direito recebe alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escola estadual de Lucélia

Published

on

Na manhã do último dia 10, sexta-feira, o curso de Direito do Centro Universitário recebeu a visita dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual José Firpo, de Lucélia.

Aproximadamente 60 alunos de várias salas participaram da ação, que faz parte das disciplinas eletivas Direito em Foco e Júri.

Recebidos pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, os jovens tiveram a oportunidade de saber mais sobre a profissão, curso, perspectivas de trabalho e ainda fizeram um tour pelo Câmpus II, conhecendo o Núcleo de Prática Jurídica, biblioteca, miniauditório e as instalações do bloco 5.

Os participantes, acompanhados pelos professores Daniela Herrera, Ângela Rocha Soubhie Leandro e Diego Rasteiro Ramires Fonseca, foram contemplados ainda com um café da manhã no Auditório Miguel Reale.

“Para nós, professores do curso de Direito da FAI, é fundamental essa interação com a comunidade, sobretudo quando ela envolve adolescentes que, em breve, estarão no ensino superior. Por meio deste bate-papo, conseguimos falar sobre o universo do Direito, e, assim, abrimos caminho para receber muitos destes alunos e alunas em um futuro próximo, em nosso curso”, ressalta o coordenador Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

O curso

O curso de Direito do Centro Universitário tem duração de dez semestres (cinco anos), com aulas 100% presenciais, ministradas no período noturno, aliando teoria e prática jurídicas. O valor da mensalidade para o ano de 2024 é de R$ 873,65.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!