Connect with us

Geral

ARTIGO: Mistérios

Publicado

em

Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

A palavra mistério serve para definir tudo aquilo que é oculto, desconhecido, incompreensível, inexplicável; enigmático. Existem muitos mistérios para serem desvendados no mundo. Alguns grandes, outros nem tanto. Em comum, a imensa curiosidade que costumam despertar no homem. Vejamos os questionamentos mais frequentes em torno dos grandes mistérios.

O Santo Sudário é mesmo verdadeiro? Atlântida, existiu? Qual o segredo do Triângulo das Bermudas? Onde está o Santo Graal (cálice usado por Jesus Cristo para tomar vinho na Última Ceia)? Quem era Jack, o famoso estripador de Londres? Cesário era filho de Cleópatra com o Imperador Júlio Cesar? Em que lugar fica a tumba de Cleópatra? Que fim levaram os Jardins Suspensos da Babilônia?

No decorrer do tempo, essas perguntas renderam muitas teses. Entretanto, em nenhuma se comprovou cientificamente o ponto de vista de quem a escreveu. É claro que uma minoria de pessoas pode ter acreditado em uma ou outra teoria, mas como dissemos; uma minoria. Talvez a mesma minoria que ainda acredita que a terra seja plana, mas aí já é uma outra história.

Diante das dúvidas impostas pelos grandes mistérios, vamos aos pequenos. Quem sabe, possamos decifrá-los. Por que tem mais pré-candidatos ao cargo de vice-prefeito do que ao cargo de prefeito em Adamantina? O que está estimulando a entrada dessas pessoas na política? Por que os profissionais da rede municipal de ensino insistem em saber os nomes dos cidadãos que estão sendo cotados para assumir no próximo mandato a pasta da educação?

Como os pequenos mistérios se multiplicam mais que tiririca, outras perguntas também estão agitando os bastidores políticos da cidade. Quem seria o novo reitor da FAI, que já foi escolhido pelo grupo político de determinado pré-candidato ao cargo de prefeito? E o futuro presidente da Câmara, também definido pelo mesmo grupo político? Será que teremos candidatura única para prefeito? Ou estariam repetindo um erro cometido anos atrás?

Deixando de lado a arrogância, vamos a um mistério que tem chamado a atenção de muita gente. Sabemos que quando uma criança brinca com terra, ela está aperfeiçoando as suas habilidades psicomotoras e fortalecendo o seu sistema imunológico. Será essa a justificativa para o playground de uma EMEI, Ciclo II, ter se transformado num verdadeiro campo de esportes do tipo terrão? Na hora do recreio, suor e terra se misturam. Pobres crianças, pobres profissionais da educação.

Para encerrar, lembramos que, entre os dias 7 de março e 4 de abril, estará aberta a “janela” que permite aos vereadores trocarem de partido sem serem punidos com a perda do mandato por infidelidade partidária. Pelo que apuramos até agora, muitos parlamentares adamantinenses deixarão a sigla que os elegeu (no mínimo cinco). Dica: O PSB ganhará um representante, o PV deverá perder os seus dois vereadores e o PP vai perder um, mas poderá ganhar outro. Deverão ocorrer outras mudanças, mas essas são um mistério.      

Publicidade

Geral

ARTIGO: Jacarés-açus na espreita

Published

on

Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

Desta vez o assunto é sério e merece atenção. Nem todo mundo sabe, mas o jacaré-açu é um dos maiores e mais temidos animais da Amazônia. Pode ultrapassar os seis metros de comprimento e pesar mais de 500 quilos. Na infância, se alimenta de pequenos animais, com preferência para insetos, caramujos e caranguejos. Quando adulto, o cardápio muda. Agora é a vez de degustar peixes, tartarugas, capivaras, sucuris, onças e até mesmo um ou outro pescador/ribeirinho mais desavisado.

O bicho, por sinal, nada simpático, pode passar dos 100 anos de idade e tem algumas características marcantes. Se a fome aperta, não hesita em comer os filhotes da própria espécie. Também é diferenciado na velocidade. No encalço de uma presa, consegue atingir espantosos 60 quilômetros por hora. Para efeito de comparação, o recorde do jamaicano Usain Bolt é de 44 quilômetros por hora. Portanto, se encontrarmos um jacaré-açu às margens de um rio e ele estiver de barriga vazia, adeus mundo cruel. Mais perigoso que o famoso réptil, só o seu parente que entrou para a política. Explico.

Durante uma seca prolongada, um jacaré-açu, revoltado com as ações devastadoras dos negacionistas climáticos, deixou o seu habitat e se mudou para a cidade. Lá, viu na política uma ótima oportunidade para melhorar de vida. Frio e calculista, não demorou para fazer carreira. Começou como cabo eleitoral e logo virou assessor parlamentar. Muito dedicado no que fazia, em pouco tempo aprendeu os principais segredos do oficio. Dai para se candidatar ao cargo de vereador e ser eleito, foi um pulo.

Sendo muito astuto, o jacaré-açu criou algumas estratégias para se manter no poder. Ter o controle de uma ou mais siglas partidárias, foi uma delas. Com isso, sempre é reeleito vereador. Em períodos pré-eleitorais, por exemplo, ele sempre busca filiar em seu partido filhotes de répteis de outras espécies. Depois que os objetivos são atingidos, os devora sem dó nem piedade. O canibalismo ocorre porque o jacaré-açu tem receio que surjam novas lideranças na sua base eleitoral.

Acontece que não é só no canibalismo que o brutamontes mantém as tradições dos ancestrais. Na resistência física, a história se repete. Ele continua tendo a força e a agilidade dos parentes que ficaram na Amazônia. Para se ter uma ideia, num mesmo dia, o jacaré-açu vai num campeonato de truco, passa por um torneio de futebol, participa de um jogo de damas e ainda consegue tempo para postar as selfs que tirou nos eventos (para deleite dos fiéis seguidores) nas suas redes sociais.

Pobres calouros da política (calanguinhos verdes, lagartixas e teiús) que estão sonhando com uma cadeira no Poder Legislativo. No dia 7 de outubro, haverá muitas lágrimas nas casas dessas criaturas inocentes. Além de não serem eleitas, elas irão dar mais um mandato de vereador ao famigerado réptil (os minguados votos que elas receber, vai ajudá-lo a conquistar a vaga pelo quociente eleitoral). O jogo na política é bruto, e os jacarés-açus (isso mesmo, no plural) estão na espreita em todas as cidades da Nova Alta Paulista. Só não enxerga, quem não quer.

 

Continue lendo

Geral

Carreta dos Correios com doações para o Rio Grande do Sul tomba na Bandeirantes no interior de SP

Published

on

Uma carreta dos Correios carregada com doações para as vítimas dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul tombou na noite desta quarta-feira (8) na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), na altura de Santa Bárbara d’Oeste(SP). Houve derramamento da carga na pista.

A tragédia no Rio Grande do Sul provocou 100 mortes até esta quarta-feira (8). O estado registra 130 desaparecidos e 374 feridos e há 230,4 mil pessoas fora de casa.

De acordo com a AutoBAn, concessionária que administra a via, houve registro de uma vítima leve. Segundo o Samu, o motorista da carreta não se feriu.

Continue lendo

Geral

Comerciante de Fernandópolis morre em acidente na BR-158 em Paranaíba

Published

on

O comerciante José Passe, dono de uma das unidades das Lojas Perú em Fernandópolis, morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira (8) na BR-158 em Paranaíba (MS), sentido Aparecida do Taboado. O acidente aconteceu no km 114, próximo à Pedreira.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu quatro veículos: uma carreta do Grupo Bianchessi de Chapadão do Sul, uma caminhonete Chevrolet S-10 que transportava um trailer de churros, um Fiat Argo e um carro não identificado.

Testemunhas relataram que a caminhonete com o trailer seguia sentido Aparecida do Taboado a Paranaíba quando o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu frontalmente com a carreta. O Fiat Argo que vinha atrás não conseguiu parar a tempo e bateu no trailer, que ficou no meio da pista. A carreta, por sua vez, despencou da ponte e caiu no rio Três Barras, próximo a uma pedreira.

José Passe estava na caminhonete S-10 e não resistiu aos ferimentos.

Três outras pessoas ficaram feridas no acidente e foram socorridas para a Santa Casa de Paranaíba. O estado de saúde delas não foi divulgado.

A PRF ainda investiga as causas do acidente.

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!