Em conversa com a reportagem do Jornal Folha Regional nesta semana, o presidente da Câmara Municipal, Edinho Ruete (NOVO), informou que recebeu a resposta do ofício enviado no início de abril deste ano à Rumo Logística Multimodal S/A quanto às obras de reativação da malha ferroviária do Oeste Paulista, incluindo o trecho que passa por Adamantina.
“Precisamos de uma posição, uma data ou um prazo, porque é de suma importância para a nossa região “, enfatizou a liderança legislativa local.
Segundo apresentado pela concessionária, “deverá, recuperar no prazo de oito anos, contados a partir da assinatura do 2º Termo Aditivo, o Trecho Ferroviário, compreendido do Ramal de panorama, entre os Pátios de Cruzamento de Bauru (ZBU) e Panorama (ZPM), localizados no km 340,000 e 709,173”, o que totalizará 369,171 km.
Na cópia do contrato de concessão enviado, inclusive disponível no link https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ferrovias/concessoes-ferroviarias/rumo-malha-paulista-s-a/contrato-de-concessao-e-aditivos , a data do 2º Termo Aditivo é 13 de junho de 2022.
“Cobramos esse posicionamento porque a reativação da malha ferroviária impulsionará a economia e principalmente reduzirá o custo do frete para os produtores rurais e automaticamente entrará na rota de exportação que vai acelerar o desenvolvimento econômico, além de gerar empregos e renda”, acrescentou Edinho.
Por Folha Regional Adamantina
.