A Prefeitura de Adamantina publicou nesta quarta-feira (19) o resultado final da pesquisa de satisfação sobre o transporte público, realizada de 20 de dezembro passado a 10 de janeiro deste ano, antes do aumento da tarifa.
A pesquisa avaliou diversos aspectos do serviço, prestado na cidade por empresa concessionária. Conforme o relatório final, 58% dos usuários utilizam o transporte público diariamente na cidade, 25% algumas vezes na semana e 10% algumas vezes ao mês.
Entre os usuários, 54% utilizam para deslocamento ao trabalho, 25% com destino a instituições de ensino, 14% para serviços de saúde e 7% a lazer. Quanto a faixa etária, 30% são idosos (mais de 60 anos), 27% têm idade entre 41 a 60 anos e 18% entre 26 e 40 anos.
Os entrevistados avaliaram diferentes tópicos. Sobre pontualidade, 36% responderam bom, 25% excelente, 27% regular, 3% ruim e 8% péssima. Sobre frequência e intervalos entre as viagens, 41% responderam bom, 30% excelente, 11% regular, 7% ruim e 11% péssimo.
Em relação à limpeza e conservação dos ônibus, 29% responderam ser excelente, 46% bom, 18% regular, 4% ruim e 3% péssima. Quanto ao atendimento dos motoristas e cobradores, 43% consideraram excelente, 45% bom, 10% regular e 3% péssimo.
Sobre o conforto dos ônibus, 21% responderam ser excelente, 40% bom, 22% regular, 9% ruim e 7% péssimo.
Entre os pontos que poderiam melhorar, 27% responderam mais horários, 16% pontualidade, 11% mais divulgação, 6% limpeza, 3% mais acessibilidade e 2% atendimento dos funcionários.
De uma forma geral, para medir o nível de satisfação do usuário, 21% responderam estarem muito satisfeitos, 37% satisfeitos, 30% regular, 7% insatisfeitos e 4% muito insatisfeitos.
Lançada em 8 de janeiro, a pesquisa não perguntou a percepção do usuário sobre o valor das tarifas. Na ocasião o preço era R$ 4. No dia 20 de fevereiro a tarifa subiu 32,5%, indo para R$ 5,30, em reajuste autorizado pela prefeitura municipal. O aumento anterior foi em 2022.